Santos foi campeão da Copa Conmebol em 1998. Fotos: Facebook/Fabio Lopes

Santos foi campeão da Copa Conmebol em 1998. Fotos: Facebook/Fabio Lopes

Neste dia 21 de outubro foi comemorado o 20º ano do título da Copa Conmebol conquistado pelo Santos, em 1998, em cima do Rosário Central, no jogo que ficou conhecido como “Batalha de Rosário”.

O Santos, dirigido por Emerson Leão, venceu o jogo de ida, na Vila Belmiro, por 1 a 0, gol de Claudiomiro aos 28 minutos do primeiro tempo, no dia 7 de outubro, em jogo que teve muita confusão e cinco expulsões, Viola e Jean, do time santista, e Scotto, Montoya e Carracedo, do Rosário.

O time argentino, que era dirigido por Edgardo Bauza, criou um clima de guerra para o jogo de volta, no Gigante de Arroyito, que recebeu 45 mil torcedores. Muitos deles receberam o ônibus do Santos com pedras e rojões quando ele chegou ao estádio.

Os dirigentes santistas e o técnico Leão não queriam que o jogo fosse realizado, por falta de condições, mas acabaram concordando, já que dirigentes do time local e da Conmebol não se responsabilizavam pela segurança se a partida não fosse disputada.

Tudo isso acabou atrasando a partida em 40 minutos e quando o time entrou em campo foi recebido por diversos objetos atirados ao gramado. Mas nada disso assustou a equipe santista, que apesar da pressão conseguiu segurar o 0 a 0 e ficou com o título.

O Santos jogou com Zetti, Anderson Lima, Sandro, Claudiomiro e Athirson, Narciso, Marcos Basílio, Élder e Eduardo Marques, Fernandes (Baiano) e Alessandro (Adiel). O técnico foi Emerson Leão.

Neste sábado uma grande festa foi realizada pela Embaixada do Peixe em São Paulo, com apresentação de Ademir Quintino, para comemorar a difícil conquista alvi-negra, que contou com vários dos campeões. As fotos são do facebook do santista Fabio Lopes.

Últimas do seu time