Do UOL, em São Paulo (SP)

O Avaí conquistou um importante resultado para entrar na briga contra rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Na noite desta segunda-feira, no encerramento da 36ª rodada, a equipe catarinense venceu o Palmeiras pelo placar de 2 a 1 e voltou a respirar na tabela. Marquinhos (de pênalti) e Lourenço anotaram os gols catarinenses, enquanto Keno diminuiu o placar para a equipe de Alberto Valentim.

Em uma partida na qual possuía um interesse muito maior do que o rival, o Avaí se aproveitou da defesa alta armada por Alberto Valentim para, na base da velocidade, chegar aos dois gols. A equipe catarinense atingiu os 39 pontos, apenas um a menos do que o Vitória, primeiro time fora da zona de rebaixamento do Brasileiro.

O Palmeiras, em contrapartida, desperdiçou a chance de assumir a vice-liderança da competição. O time de Alberto Valentim, que soma o terceiro resultado negativo nas últimas cinco rodadas, permanece com 60 pontos e na terceira colocação ao final desta 36ª jornada de campeonato.

As duas equipes agora contarão com uma semana cheia de trabalhar antes de retornarem a campo pela penúltima rodada. O Palmeiras se despede do Allianz Parque em 2017 na próxima segunda-feira, a partir das 20h (de Brasília), contra o Botafogo. O Avaí, ainda na briga contra a Série B, recebe o Atlético-PR no domingo, às 17h, na Ressacada.

Quem foi bem: Marquinhos

O veterano se mostrou novamente decisivo para o Avaí. Com frieza, superou Fernando Prass e abriu o placar. O camisa 10 ainda segurou o ritmo de jogo depois de o Palmeiras diminuir o marcador. Mesmo sem as melhores condições físicas, o capitão permaneceu os 90min em campo na Ressacada.

Quem foi mal: Michel Bastos

O experiente jogador viveu uma noite ruim no Estádio da Ressacada. Novamente escalado como lateral, Michel Bastos deixou espaços que foram aproveitados pela equipe da casa. No primeiro gol, o camisa 15 não apertou a marcação e permitiu o passe que originou o pênalti cometido por Fernando Prass. No segundo, bote errado no meio-campo deixou a defesa exposta.

Prass está fora da despedida do Allianz

Ainda sem renovar o contrato que termina no fim do ano, Fernando Prass pode deixar o Palmeiras sem se "despedir" do Allianz Parque. O goleiro recebeu o terceiro cartão amarelo e está suspenso do jogo da próxima segunda-feira contra o Botafogo. O Palmeiras trata o novo compromisso como encaminhado e as duas partes devem finalizar toda a burocracia nas próximas semanas.

Avaí e os impedidos

Desde o princípio da partida, o Avaí adotou uma estratégia de explorar a velocidade dos contra-ataques para surpreender o Palmeiras. Campo, o time de Florianópolis teve, em virtude da marcação alta imposta pelo time de Valentim. No entanto, durante a primeira etapa, a equipe da casa pecou no "timing". O passe sempre saía atrasado, e foram mais de quatro situações de impedimento que impediram um cenário mais perigoso contra o gol de Fernando Prass.

Quando acertou o timing...

A pausa para o intervalo ajudou o Avaí a acertar o tempo certo do lançamento em relação à saída da defesa alta palmeirense. Em um espaço de apenas 3min, o time de Florianópolis praticamente decidiu o jogo, aproveitando-se dos espaços deixados pela defesa adversária. Aos 14min, Maurinho invadiu a área nas costas de Yerry Mina e foi derrubado por Fernando Prass. Pênalti bem cobrado pelo experiente Marquinhos. Minutos depois, após Michel Bastos errar o corte no meio-campo, Lourenço aproveitou a defesa exposta e tocou na saída do goleiro adversário: 2 a 0.

Pouco inspirado, Palmeiras arrisca de longe

Dono do controle da partida – foram mais de 60% de posse de bola somente no primeiro tempo -, o Palmeiras teve uma noite de pouca inspiração ofensiva. A equipe alviverde encontrou como solução arriscar mais de longe; e, desta forma, levou perigo à meta do Avaí. Tchê Tchê se apresentou como a melhor opção e, com espaço, acertou uma bola no travessão aos 16min. Na segunda etapa, a equipe de Alberto Valentim encontrou muitas dificuldades e pouco ameaçou a meta dos catarinenses.

Claudinei Oliveira perde artilheiro

O técnico Claudinei Oliveira perdeu uma importante peça com poucos minutos de partida. Aos 31min da primeira etapa, o artilheiro Junior Dutra, autor de nove gols no Brasileirão, sentiu dores e precisou ser substituído. Luanzinho entrou, e o Avaí aumentou a insistência nas jogadas em velocidade.

Alberto Valentim barra contestados

Novamente, Alberto Valentim tratou de barrar dois nomes anteriormente importantes na equipe do Palmeiras, mas que parecem destinados a deixar o clube ao fim da temporada. O lateral esquerdo Egidio, atleta mais perseguido pelos torcedores na temporada, e o atacante Róger Guedes acabaram vetados até do banco de reservas. Os dois não devem seguir no clube alviverde para a temporada 2018.

Foto: EDUARDO VALENTE/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO (Retirada do Portal UOL)

Últimas do seu time