O Atlético-MG não terá uma simples estreia no Campeonato Brasileiro, neste domingo, em Uberlândia

O Atlético-MG não terá uma simples estreia no Campeonato Brasileiro, neste domingo, em Uberlândia

Bernardo Lacerda
Do UOL, em Vespasiano (MG)

O Atlético-MG não terá uma simples estreia no Campeonato Brasileiro, neste domingo, em Uberlândia. Enfrentar o Corinthians é sempre diferente para o clube mineiro, mas duas situações deixam o encontro ainda mais especial. A partida marcará o reencontro entre os velhos amigos Mano Menezes e Paulo Autuori, que se enfrentam em duelo entre os dois últimos campeões da Libertadores, mas que vivem estágios diferentes.

Atlético e Corinthians possuem uma rivalidade histórica. Os dois times já decidiram campeonato Brasileiro, em 1999, em três partidas disputadas dentro e fora de campo, com festas bonitas realizadas pelas duas grandes  torcidas. O time paulista levou a melhor e foi bicampeão brasileiro naquela ocasião.

No confronto deste domingo, os rivais, vivem depois de anos uma situação bem diferente. O Atlético chega em melhor momento já que está na Libertadores, competição que o Corinthians não disputa em 2014. O time paulista ainda vem pressionado pelo começo ruim de temporada, caiu ainda na fase de classificação do Paulista, de forma surpreendente e vexatória.

Curiosamente, o duelo ainda colocará à campo os dois últimos campeões da Libertadores. O Corinthians, que venceu a competição continental em 2012, de forma inédita em sua história, e o Atlético, que comemorou a conquista sul-americana no ano passado, também pela primeira vez em seus 106 anos de existência.

As equipes, porém, entrarão em campo com o título continental bem distante. O Corinthians modificou seu elenco, poucos campeões permanecem na equipe, casos do goleiro Cássio, volante Ralf e do atacante Romarinho. Já o Atlético-MG manteve o time titular de 2013 para 2014, mas o futebol em nada se lembra com aquele apresentado durante a Libertadores.

Os dois clubes trocaram de treinadores recentemente. No Corinthians, Tite saiu no final do ano passado e entrou Mano Menezes. Já no Atlético, Paulo Autuori substituiu a Cuca, no começo de 2014. Com comandos diferentes, os times atuam de formas bem distintas também.

E será dentro de campo que um reencontro chamará atenção. Mano Menezes e Paulo Autuori possuem uma relação bem próxima e de respeito. O atual comandante atleticano iniciou o técnico corintiano como comandante no esporte, ainda em 1997, também em Belo Horizonte, mas no Cruzeiro.

 A partida será o encontro entre o mestre e seu pupilo. Isso porque, Mano Menezes fez um estágio no Cruzeiro, de Paulo Autuori, em 1997, ano que o rival do Atlético conquistou o título da Libertadores. O técnico da equipe paulista ficou por 45 dias na Toca da Raposa, em Belo Horizonte, dando a largada para a sua carreira como treinador.

Com estilos bem parecidos na beirada do campo e no dia a dia, o treinador atleticano descarta que o duelo deste domingo seja entre ele e Mano Menezes. "Primeiro que eu não tenho desafio com ninguém, antagonismo é de jogadores, me recuso a ter qualquer duelo individual com treinador, posso falar que é um grande amigo. Existe jogo entre duas equipes e os protagonistas estão dentro de campo", salientou Autuori.

Curiosamente, para deixar o duelo mais disputado, os dois amigos chegarão ao torneio nacional ainda com desconfiança grande por parte das suas torcidas, mesmo tendo histórias diferentes nos dois rivais. "Eu não tenho essa preocupação, se não vou perder o foco. A equipe vai apoiar ou não o trabalho de acordo com o que vai acontecer em termos de trabalho. Tenho que pensar em fazer a equipe jogar, ter bons resultados", afirmou.

Foto: UOL

Últimas do seu time