Jovens estiveram no autódromo situado em Mogi Guaçu, interior de São Paulo. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal Terceiro Tempo

Jovens estiveram no autódromo situado em Mogi Guaçu, interior de São Paulo. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal Terceiro Tempo

O Velo Città, em Mogi Guaçu, interior de São Paulo, um dos três autódromos brasileiros homologados pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) recebeu durante a última quarta-feira, 12,  três jovens pilotos da edição deste ano da Seletiva de Kart Petrobras para participarem do Mitsubishi Racing Experience.

O campeão Pietro Rimbano, o terceiro colocado Matheus Leist e o quarto colocado Mauro Auricchio primeiro ouviram uma palestra com Ingo Hoffmann e Duda Pamplona no Racing Center, uma moderna instalação dentro do complexo para depois dirigirem-se à pista cada um a bordo de um Mitsubishi Lancer Evo 10, onde realizaram as primeira voltas pelo Velo Città. O vice-campeão da Seletiva, Vinícius Papareli, não esteve presente pois tinha um compromisso no exterior.

Depois, já habituados ao traçado, experimentaram o Lancer R, mais potente, e puderam acelerar ainda mais, estabelecendo marcas muito boas, mesmo esse não sendo o objetivo essencial da experiência.

Ingo Hoffmann e Duda Pamplona conduziram os pilotos na parte inicial do teste, ficando à frente dos pilotos na pista. Depois, no terraço acima dos boxes, por rádio, de onde é possível uma visão de praticamente todo o circuito, orientavam os jovens na condução dos carros.

Ao término de cada uma das saídas dos boxes, os pilotos sentavam-se ao lado de Ingo para que o experiente piloto, 12 vezes campeão da Stock Car, pudesse mostrar através dos gráficos cada um dos pontos de frenagem e aceleração, o que possibilitou uma rápida evolução no retorno dos pilotos à pista.

"Eu fiquei positivamente surpreso com a performance deles. Eu confesso que estava preocupado, com uma garotada de 16 anos, para segurar o ímpeto, mas eles se comportaram muito bem, aproveitaram cada saída que deram, as informações que passamos para poderem melhorar em cima da metria e sempre levando em conta que foi a primeira vez que eles pilotaram um carro de turismo, porque a experiência deles era com kart e alguns deles com Fórmula 3 e a dinâmica é bem diferente, mas eles tiveram bastante juízo e uma performance muito legal, realmente uma atitude muito profissional e coerente e andaram em tempos realmente muito rápidos, expressivos mesmo", avaliou Ingo.

A opinião de Ingo Hoffman foi corroborada por Binho Carcasci, organizador da Seletiva de Kart Petrobras, que considerou que a experiência foi extremamente proveitosa.

"Eu acho que superou um pouco as minhas expectativas, porque, claro, o Ingo e o Duda dispensam apresentações, mas estar com eles, passando essas orientações, toda essa experiência e esses ensinamentos, isso foi fantástico, e a minha ideia era de que eles realmente tivessem de fato uma orientação, descobrissem qual o caminho, mas aqui eles subiram um degrau a mais do que eu imaginava", disse Binho, que ainda vai acompanhar os pilotos em mais três ações, na Europa, primeiro para que os quatro primeiros colocados conheçam a sede da Williams, em Grove, na Inglaterra, depois, na Itália, eles testarão um simulador semelhante à Fórmula 1, e, ainda na Europa, estarão em Jerez de la Frontera, na Espanha, fazendo um teste com um carro de Fórmula Renault. De volta ao Brasil, fazem o media training e orientação de preparação física e mental com o professor Nuno Cobra Júnior.

O piloto Duda Pamplona, atual chefe da equipe ProGP na Stock Car, também falou com exclusividade ao Portal Terceiro Tempo após orientar o teste dos pilotos ao lado de Ingo Hoffmann.

"Tudo o que você fala eles pegam muito rápido e a gente espera que eles possam aproveitar isso para o resto da carreira. Essa linguagem do automobilismo eles já tem, e eles escutaram muito, sobre a pista e sobre o carro", ponderou Pamplona.

Por parte dos pilotos, a opinião sobre a experiência foi parecida, todos gostaram muito, tanto do carro quanto das orientações que receberam.

"Foi muito legal, deu para aprender bastante, não o fato de estar dentro da pista buscando o melhor, mas sim fora da pista, com as palavras do Ingo (Hoffmann) e do Duda (Pamplona), isso foi o que mais contou, o mais gratificante pra mim, fora que os carros são impecáveis, muito bom, dá para aprender, é um carro bem na mão, não escorrega e a pista é uma das melhores em que já andei e com uma infra-estrutura fantástica", disse Leist, que em 2015 deve seguir em carros de Fórmula, ou no Brasil ou na Europa.

O campeão da Seletiva de Kart Petrobras, Pietro Rimbano, que já participou do Bella Macchina do Portal Terceiro Tempo, em 2013, gostou da experiência, ainda mais por ter como meta seguir no automobilismo em carros de turismo.

"Eu andei pouco com carro de turismo, tive uma experiência em Curitiba nesse ano com o modelo da Sprint Race mas choveu e acabei andando pouco. Hoje eu gostei bastante, é um carro que se comporta muito bem nas curvas, nas eu adorei, acho que em relação às saídas de curvas, é muito bom mesmo", disse Rimbano, que pretende seguir no automobilismo em carros de turismo, com o sonho de chegar à Stock Car.

Mauro Auricchio, também estreando com caro de turismo, destacou a diferença com o carro de fórmula, onde ele competiu neste ano, pela Fórmula 3 Brasil.

"A dificuldade foi no freio e no tempo em `dar o pé´ (voltar a acelerar), porque o carro de fórmula freia muito forte, para e acelera muito rápido, então o tempo é diferente, mas eu gostei muito do Lancer, que é um ótimo carro para turismo, muito bom mesmo", disse Auricchio, que deve competir na Europa em 2015 e também fazer provas no Brasil.

No encerramento do Mitsubishi Racing Experience, Ingo Hoffmann entregou aos pilotos um diploma e um exemplar de sua biografia, lançada neste ano, escrita pelo jornalista Tiago Mendonça.

O ex-piloto Paulo Carcasci, que atuamente trabalha como coach e também na Seletiva de Kart Petrobras, parabenizou a equipe da Mitsubishi e os pilotos.

"Foi uma experiência realmente muito importante essa que vocês tiveram com o Ingo Hoffmann e o Duda Pamplona. Independente dos tempos que vocês fizeram, isso realmente não era o nosso objetivo, mas sim o aprendizado, que vocês poderão utilizar para sempre em suas carreiras", salientou Paulo Carcasci.

Antes de treinarem no Velo Città, os três pilotos visitaram, também na quarta-feira, a Ralliart, divisão de alta performance da Mitsubishi, em Mogi Guaçu, um amplo espaço de 10 mil metros quadrados onde são feitas asmanuteções dos  veículos de competição da Lancer Cup e da Mitsubishi Cup, além da preparação de veículos para os principais ralis nacionais e internacionais, como o Sertões e o Dakar, respectivamente. Clique aqui e veja como foi a visita.

A programação da Seletiva de Kart Petrobras com a Mitsubishi ainda incluiu, um dia antes, com uma palestra de Fernando Julianelli, diretor de marketing da Mitsubishi, que orientou os jovens na condução de suas carreiras fora das pistas, sobretudo no relacionamento com os patrocinadores. Cllique aqui e veja como foi o encontro dos pilotos com Fernando Julianelli.

Além dos mecânicos que participaram da ação conjunta da Mitsubishi com a Seletiva de Kart Petrobras, também estiveram presentes, por parte da Mitsubishi, Tommy Schaeffer, Eric Darwich e Camila Maluf.

Foto: Marcos Júnior/Portal TT

Ingo explicando as técnicas de frenagem. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

Matheus Leist, Mauro Auricchio e Pietro Rimbano durante a aula teórica com Ingo Hoffmann no Racing Center da Mitsubishi, em Mogi Guaçu. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

Binho Carcasci, organizador da Seletiva de Kart Petrobras. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

Princípio básico, mas muito importante, a posição de pilotagem foi explicada detalhadamente por Ingo Hoffmann aos pilotos. Ao fundo, Eric Darwich e Duda Pamplona. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

Ingo Hoffmann e Paulo Carcasci. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

Os Mitsubishi Lancer Evo 10 que os pilotos utilizaram inicialmente. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

Ingo Hoffmann, no Lancer Evo 10. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

Ingo à frente, seguido por dois pilotos, que iniciavam sua familiarização ao traçado do interior paulista. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

Duda Pamplona também orientou os pilotos na pista. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

O gaúcho Matheus Leist, preparando-se para acelerar o Evo 10. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

Duda Pamplona, com uma visão privilegiada da pista, orientando os pilotos da Seletiva de Kart Petrobras na condução do Mitsubishi Lancer R no Velo Città. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

Mauro Auricchio, Pietro Rimbano e Matheus Leist durante o teste no Velo Città. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

Pilotos se adaptaram rapidamente à condução do Lancer R. A bordo do carro #2, Pietro Rimbano, campeão da Seletiva de Kart Petrobras. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

Mauro Auricchio observa a metria de suas voltas, ao lado de Ingo. Atrás, Davide Auricchio (pai do piloto), Duda Pamplona e Binho Carcasci. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

Ingo orienta o piloto Pietro Rimbano. Ao lado, o engenheiro André Bresser. Atrás, o pai do piloto e Binho Carcasci. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

A direção certa é apontada por Ingo Hoffmann a Matheus Leist. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

No lounge do Velo Città, Paulo Carcasci, Binho Carcasci e Fernanda Gonçalves durante intervalo do Mitsubishi Racing Experience com os pilotos da Seletiva de Kart Petrobras. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

ABAIXO, AMPLA GALERIA DE FOTOS

Últimas do seu time