Agora, só o Campeonato Brasileiro pode mudar a realidade corintiana, mas não tem sido fácil reviver 2011-2012

Agora, só o Campeonato Brasileiro pode mudar a realidade corintiana, mas não tem sido fácil reviver 2011-2012

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

Depois de viver o ciclo mais vitorioso de sua história entre 2010 e 2012, o Corinthians já não sabe mais como voltar a ser realmente grande dentro do campo. A esperança de disputar a Copa Libertadores no próximo ano se reduziu na última noite, com vexame por 4 a 1 contra o Atlético-MG. E foi exatamente da forma que tem sido desde o título do Mundial de Clubes no Japão, com doses altas de trauma.

Em Belo Horizonte, o jogo se apresentou perfeito para o Corinthians voltar à semifinal da Copa do Brasil quando Paolo Guerrero abriu o placar, mas quatro gols atleticanos inverteram todo o panorama. Na saída do gramado, choro do atacante, críticas de Cássio aos colegas, jovens jogadores assustados e provocações a um Mano Menezes cada vez mais fragilizado. Sinais de um time ainda distante de grandes conquistas.

Agora, só o Campeonato Brasileiro pode mudar a realidade corintiana, mas não tem sido fácil reviver 2011-2012. Mesmo campeão do Paulista e da Recopa Sul-Americana no último ano, o Corinthians acumula derrotas e eliminações similares à que ocorreu na última noite em Belo Horizonte.

A primeira frustração foi na Copa Libertadores, contra o Boca Juniors, mas com responsabilidade direta do árbitro paraguaio Carlos Amarilla. Na última Série A, chegou a perder para a Portuguesa por 4 a 0 em Campo Grande-MS e terminou distante das primeiras posições. A Copa do Brasil que aproxima a equipe da crise, em 2014, também foi sinônimo de trauma no último ano. Na Arena do Grêmio, Alexandre Pato perdeu um pênalti decisivo com cavadinha que a torcida jamais perdoou.

Nesta temporada, Mano Menezes assumiu com a missão de mexer com as lideranças e buscar vitórias, mas seu "batismo" foi uma derrota por 5 a 1 para o Santos na Vila Belmiro e a consequente saída de jogadores importantes. Aos poucos, ele ganhou crédito, mas o Campeonato Paulista acabou com decepção. Mesmo com oito vagas, o Corinthians foi eliminado com um 0 a 0 melancólico contra o Penapolense.

Até o fim do ano, apenas dez jogos podem mudar a realidade do Corinthians e impedir que a atual temporada termine com frustração. Com 46 pontos e na sexta posição do Campeonato Brasileiro, a equipe precisa se recuperar e já não tem muito tempo para pensar em paz. Enquanto as torcidas organizadas se mobilizam para cobrar o grupo no treinamento de sexta-feira, domingo já tem confronto fora de casa com o Internacional, simplesmente o vice-líder da competição.

FOTO: UOL

Últimas do seu time