Eles eram apontados como favoritos ao título mineiro de 2015. Mas, a força da Caldense fez com que se enfrentassem antes do previsto, já nas semifinais do estadual

Eles eram apontados como favoritos ao título mineiro de 2015. Mas, a força da Caldense fez com que se enfrentassem antes do previsto, já nas semifinais do estadual

Enrico Bruno
Do UOL, em Belo Horizonte

Eles eram apontados como favoritos ao título mineiro de 2015. Mas, a força da Caldense fez com que se enfrentassem antes do previsto, já nas semifinais do estadual. Neste domingo, Atlético-MG e Cruzeiro começam a decidir quem vai ficar com uma vaga na final do Campeonato Mineiro de 2015. Terceiro colocado na primeira fase, o time alvinegro é o mandante do primeiro jogo, que será disputado no Independência. Para esta partida, como é de costume nos últimos clássicos do Horto, o Cruzeiro não contará com a presença do seu torcedor, já que abre mão dos ingressos que tem à disposição. No fim de semana quem vem, a equipe celeste é quem recebe o rival no Mineirão.

Durante toda a semana, o desgaste físico foi um dos assuntos mais comentados em relação ao clássico. O Cruzeiro pretendia jogar a partida na tarde de ontem (sábado), já que tem um compromisso contra o Huracan nesta terça-feira. Em contrapartida, o Atlético-MG discordou do rival, já que entraria em campo dois dias antes, contra o Santa Fe, jogo que terminou com a vitória por 2 a 0. Dona dos direitos de transmissão do campeonato, a Rede Globo manteve a data e horário para este domingo às 16 horas.

O calendário corrido, no entanto, não permitiu que ambos os times chegassem ao dia do jogo sem dúvidas na escalação. A começar pelo Atlético, que teve um dia a menos de descanso que o rival. Victor, Marcos Rocha, Leonardo Silva, Leandro Donizete e Lucas Pratto não treinaram no sábado por conta do desgaste físico. Dos seis, apenas Donizete é ausência confirmada, por conta de lesão. Os outros só saberão se jogam horas antes do jogo.

"Não dá para antecipar o time. Não é mistério, nem nada, mas sim a reabilitação dos jogadores. O time sente os reflexos do jogo (contra o Santa Fe) só no sábado. Alguns jogadores estão cansados. Não há como falar ainda", disse Levir, quem nem a lista de relacionados para a partida divulgou.

No Cruzeiro, a tendência é de que Marcelo Oliveira consiga repetir a escalação do meio de semana contra o Mineros. A única dúvida é na lateral direita. Se Mayke apontar o cansaço, Fabiano tem chances de começar o jogo entre os onze titulares. No último treino, o comandante fechou os portões da Toca da Raposa para ensaiar jogadas ensaiadas ou treinar possíveis mudanças para o clássico.

"Não haverá mudanças substanciais. A gente decidindo em casa com a vantagem, pode ser que a gente troque uma ou outra peça, caso o jogador esteja bem desgastado e tenhamos que usá-lo na terça-feira", falou Marcelo.

Vale lembrar que o Cruzeiro, mandante da segunda partida, ainda não sabe em qual dia jogará o duelo decisivo conta o rival. O clube tentará a mudança da partida (marcada para o domingo do dia 19) para o sábado (dia 18). O cansaço muscular é novamente o motivo, já que o clube voltará ao campo na terça-feira seguinte. A oficialização da data sairá na semana que vem. A única certeza é que o confronto será no Mineirão.

Reforços no banco

Apresentados durante a semana, Thiago Ribeiro e Fabrício deverão compor o banco de reservas de Levir Culpi e Marcelo Oliveira, respectivamente. Ambos já estão devidamente registrados e podem servir seus clubes nesta reta final do Mineiro 2015.

ATLÉTICO-MG x CRUZEIRO
Motivo: Jogo de ida, semifinal do Campeonato Mineiro 2015
Data/Hora: 12/04/2015, às 16h
Local: Independência, em Belo Horizonte (MG)

Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Alessandro Mattos (BA) e Rodrigo Corrêa (RJ)

ATLÉTICO-MG: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Josué, Rafael Carioca, Dátolo e Luan; Carlos e Lucas Pratto. Técnico:Levir Culpi.

CRUZEIRO: Fábio; Mayke (Fabiano), Léo, Paulo André e Mena; Willians e Henrique; Willian, De Arrascaeta, Alisson e Leandro Damião. Técnico: Marcelo Oliveira.

Foto: UOL

Últimas do seu time