A primeira derrota do alvinegro mineiro com Ronaldinho em campo, nesta temporada aconteceu no primeiro jogo das oitavas de final da Libertadores

A primeira derrota do alvinegro mineiro com Ronaldinho em campo, nesta temporada aconteceu no primeiro jogo das oitavas de final da Libertadores

Em sua volta ao futebol brasileiro, o técnico Levir Culpi tem pautado muitas decisões em dados estatísticos. E os números mostram que, apesar de render pouco individualmente em 2014, Ronaldinho Gaúcho tem feito bem ao Atlético-MG. Com o armador em campo, o alvinegro mineiro foi derrotado apenas três vezes na atual temporada.

Dos 39 jogos que o Atlético realizou em 2014, considerando partidas oficiais e amistosos realizados na China, durante a pausa do Brasileirão, Ronaldinho Gaúcho esteve em campo 18 vezes, menos da metade, já que ele foi muito poupado no começo da temporada, especialmente no Mineiro.

Mas, com sua presença, o Atlético-MG foi mais forte. Na atual temporada, o time atleticano perdeu oito jogos, sendo que a principal estrela da companhia atleticana participou de menos de 40% desses jogos.

As derrotas respondem por apenas 16,66% dos 18 jogos em que Ronaldinho Gaúcho atuou. Já os resultados negativos correspondem a 23,80% das 21 partidas em que o camisa 10 desfalcou o Atlético-MG, incluindo o jogo deste domingo (2 a 1 para o Sport), na Ilha do Retiro, em Recife. Outro dado interessante é que Ronaldinho Gaúcho não jogou 90 minutos em nenhuma delas.

Na quarta-feira passada, diante do Lanús, em jogo que pode ter marcado a despedida do camisa 10 no clube, o alvinegro mineiro perdeu no tempo normal, por 3 a 2, mas conseguiu a virada na prorrogação, fechando o duelo que valeu o título da Recopa por 4 a 3.

A primeira derrota do alvinegro mineiro com Ronaldinho em campo, nesta temporada aconteceu no primeiro jogo das oitavas de final da Libertadores, contra o Atlético Nacional, na Colômbia, por 1 a 0. O atleta deixou o jogo no final do segundo tempo, sendo substituído por Guilherme.

Na partida seguinte, contra o Grêmio, jogo da estreia de Levir Culpi, que assumiu em lugar de Paulo Autuori, Ronaldinho foi titular novamente, mas não conseguiu levar o Atlético à vitória. A equipe foi derrotada por 2 a 1. O camisa 10 deixou o jogo no começo do segundo tempo, ao lado de Diego Tardelli.

Com Ronaldinho em campo, o Atlético venceu oito vezes em 2014 e empatou outros sete duelos, comprovando que o alvinegro de Belo Horizonte é melhor quando o atleta atua. Jogando como mandante, com o dez em campo, o melhor rendimento se mantém. Foram três triunfos, quatro empates e somente uma derrota, revertida na prorrogação.

Foto: UOL

Últimas do seu time