Com a igualdade deste fim de semana, os comandados de Levir Culpi aumentam a invencibilidade diante do arquirrival

Com a igualdade deste fim de semana, os comandados de Levir Culpi aumentam a invencibilidade diante do arquirrival

Cruzeiro e Atlético-MG apenas empataram na tarde deste domingo, por 1 a 1, no primeiro clássico de 2015 entre os finalistas da edição passada da Copa do Brasil. A partida válida pela sexta rodada do Campeonato Mineiro contou com gols do volante Rafael Carioca e do atacante Leandro Damião, respectivamente.

Com a igualdade deste fim de semana, os comandados de Levir Culpi aumentam a invencibilidade diante do arquirrival. Já são nove partidas sem perder para a equipe de Marcelo Oliveira. A última derrota foi em julho de 2013, por aquela edição do Brasileiro. O Cruzeiro chega a 14 pontos e se mantém na liderança do Estadual, enquanto, o Atlético ocupa a segunda colocação, com 13 pontos.

Fases do jogo: O primeiro tempo foi marcado pelo equilíbrio, o que não quer dizer que houve qualidade, sobretudo na criação das equipes. Com defesas bem postadas, os comandados de Marcelo Oliveira e Levir Culpi encontraram dificuldades para armar jogadas. O mandante apostou em Arrascaeta e Willian para municiar Leandro Damião, mas a dupla não foi eficiente.

Sem as suas principais armas ofensivas para atual temporada – os argentinos Dátolo e Lucas Pratto – e a válvula de escape da defesa – Marcos Rocha –, o Atlético teve que apostar em Patric, Cesinha e Dodô. O trio, no entanto, não manteve a qualidade dos titulares e pouco acrescentou.

Nos 45 minutos iniciais, a principal chance do jogo saiu da cabeça de Jemerson. O zagueiro aproveitou escanteio cobrado por Dodô e cabeceou firme, exigindo excelente intervenção do goleiro Fábio.

Na volta do intervalo, as equipes mantiveram a inoperância ofensiva, apesar da correria dos atacantes. Não é à toa que pouco tempo depois Marcelo Oliveira sacou o uruguaio Arrascaeta e Willian para as entradas de Alisson e Judivan, respectivamente.

Diante da necessidade de melhorar a criação de sua equipe também, Levir Culpi também realizou alterações na linha de frente. Maicosuel e Danilo Pires substituíram Cesinha e Dodô e mudaram a forma de o visitante jogar.

E as mudanças do treinador foram fundamentais para a evolução técnica do Atlético. A dupla iniciou o lance que acarretou no gol marcado por Rafael Carioca. Mas não foram apenas os dois que contribuíram. O goleiro Fábio também cometeu um erro ao sair jogando e entregou a posse para o arquirrival.

As primeiras substituições de Marcelo Oliveira não foram fundamentais para a exibição do Cruzeiro, mas Joel foi acionado aos 37 minutos do segundo tempo e ajudou o time a conquistar o empate. O camaronês rolou a bola para Leandro Damião estufar a rede de Victor.

O melhor: Rafael Carioca. O volante do Atlético-MG foi o principal nome em campo. Não só pelo gol anotado, mas também pela qualidade na saída de bola e a forte marcação imposta sobre os apoiadores do Cruzeiro.

Os piores: Arrascaeta e Cesinha. Os apoiadores cruzeirense e atleticano utilizaram o número 10, mas ambos sequer apareceram em campo e tiveram dificuldades para municiar os atacantes de suas equipes.

Chave do jogo: Falha do goleiro Fábio. O goleiro errou em saída de bola e permitiu que o volante Rafael Carioca abrisse o placar aos 26 minutos do segundo tempo.

Toque dos técnicos: Marcelo Oliveira foi fundamental ao colocar Joel em campo. O camaronês deu o passe para Leandro Damião balançar a rede de Victor e empatar o jogo.

Levir Culpi também foi preponderante ao colocar Danilo Pires e Maicosuel. A dupla incendiou o jogo e contribuiu para o triunfo.

Ficha técnica
Cruzeiro 1 x 1 Atlético-MG

Motivo: 6ª rodada do Campeonato Mineiro 2015
Data/Hora: 08/03/2015, às 16h
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Zemerson de Almeida Ferreira
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo e Márcio Eustáquio Sousa Santiago

Cartão amarelo: Leandro Damião, Mena, Léo (CRU); Leandro Donizete (CAM)

Gols: Rafael Carioca – 26'/2ºT (0-1); Leandro Damião – 37'/2ºT (1-1)

Cruzeiro: Fábio; Mayke, Léo, Paulo André e Mena; Henrique e Willians (Joel – 31'/2ºT); Marquinhos, Arrascaeta (Alisson – 15'/2ºT) e Willian (Judivan – 15'/2ºT); e Leandro Damião. Técnico: Marcelo Oliveira.

Atlético-MG: Victor; Patric, Edcarlos, Jemerson e Douglas Santos; Leandro Donizete, Rafael Carioca e Cesinha (Danilo Pires – 20'/2ºT); Dodô (Danilo Pires – 20'/2ºT), Luan e Carlos. Técnico: Levir Culpi.

Foto: UOL

Últimas do seu time