Com o resultado, o clube mineiro segue zerado no Grupo E

Com o resultado, o clube mineiro segue zerado no Grupo E

Do UOL, em Belo Horizonte

Pressionado por causa da derrota na estreia do grupo, o Atlético-MG foi ao Uruguai pela terceira vez nessa Libertadores, mas não voltou com um resultado positivo, e amargou sua segunda derrota na chave, novamente por 1 a 0. Jogando contra o Nacional em Montevidéu, o Galo foi refém de um esquema mais defensivo e atacou pouquíssimas vezes ao gol adversário. Mesmo tecnicamente inferior, o time adversário ganhou confiança e abriu o placar no segundo tempo, garantindo uma vitória importante e que deixa os mineiros ainda mais preocupados na competição.

Com o resultado, o clube mineiro segue zerado no Grupo E nos primeiros seis pontos disputados. Com a vitória, o Nacional vai aos seis pontos, e permanece com 100% de aproveitamento. No outro jogo da chave, o Cerro Porteño, que tem três pontos, vai receber o Zamora às 19h15 desta quinta-feira, e pode complicar ainda mais a situação alvinegra se triunfar dentro de casa.

O melhor: Bergessio não teve tantas oportunidades, mas levou a melhor diante de Igor Rabello e fez o gol da vitória que colocou o Nacional com seis pontos e na liderança do grupo.

Quem foi mal: Levir Culpi viu seu time perder em criatividade dentro de campo, com um ataque pouquíssimo eficiente. No segundo tempo, o time praticamente não atacou, e o treinador resolveu mexer no time apenas após Victor sofrer o gol.

Esquema deixa Atlético amarrado e meio se distancia do ataque

Não foi a primeira vez que o Atlético sofreu com a falta de repertório. Ao adotar o esquema com três volantes, Levir deixou o time mais seguro na partida pegada, mas perdeu no setor criativo. Cazares ficou sobrecarregado no meio, já que Luan e Elias demoravam demais para dar o apoio a Ricardo Oliveira, deixando um espaço muito grande entre o meio e o ataque. O Galo ainda carimbou a trave no chute de Zé Welison, que fez boa partida, mas fez pouco pela qualidade técnica que a equipe pode apresentar.

Clima esquenta após disputa na lateral

Apesar de algumas chegadas mais fortes, a partida estava controlada pelo árbitro em campo. Até que Arzura deu um carrinho em Igor Rabello quando a bola já havia saído pela lateral. O zagueiro acabou deixando o pé no adversário antes de cair, dando início a um empurra empurra imediato entre vários jogadores. O árbitro precisou de alguns segundos para acalmar os ânimos, e acabou amarelando o defensor alvinegro no lance.

Lado esquerdo não funciona e Elias discute com Ricardo Oliveira

O lado esquerdo do Atlético praticamente não funcionou no primeiro tempo. Enquanto Luan chamou mais a responsabilidade na direita, Elias pouco apareceu no flanco oposto, o que ajuda a explicar a pouca eficiência do Galo. Sem conseguir se `conectar´ com Ricardo Oliveira, o volante chegou a ter uma discussão de jogo com o atacante em um dos poucos momentos que os dois se aproximaram no gramado.

Nacional muda postura, Atlético se torna inoperante e sofre

Aproveitando que o Atlético não estava saindo bem para o jogo, o Nacional adiantou sua marcação e buscou ser mais intenso na partida, passando a incomodar mais a meta de Victor. Apesar de não conseguir criar chances muito perigosas, o time anfitrião foi ganhando confiança e só não marcava por incompetência técnica dos seus atletas. Por mais de 20 minutos, o Galo praticamente não atacou, e quando fez, subiu desorganizado ou, novamente, com jogadores isolados ou em menor quantidade. Aos 26 minutos do segundo tempo, o Nacional tanto martelou que acabou abrindo o placar. Patric deu espaço na direita, Viña cruzou na medida e Bergessio subiu bem para marcar.

Levir Culpi demora muito e só mexe após levar o gol

Bastou o Atlético tomar o gol para Levir trocar a equipe. Para dar mais opções ofensivas, ele recorreu ao colombiano Chará. Na lateral, sacou Patric para a entrada do garoto Guga. Minutos depois, já era perceptível a melhora em campo, com o Galo levando perigo nos chutes de Ricardo Oliveira e Luan. Levir ainda foi para o tudo ou nada, tirou seu segundo volante e promoveu a entrada do jovem Alerrandro. Mas a melhora aconteceu tarde demais, o tempo já estava curto, e o Atlético amargou outra derrota na fase de grupos. 1 a 0 placar final.

Foto: Miguel Rojo / AFP (via UOL)

Últimas do seu time