Marcos Rocha: Sempre teve uma relação de amor e ódio com uma boa parte da torcida atleticana

Marcos Rocha: Sempre teve uma relação de amor e ódio com uma boa parte da torcida atleticana

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Belo Horizonte

O Atlético-MG inicia sua participação no Brasileirão contra o Corinthians, no próximo domingo, em Uberlândia, sob olhar de desconfiança da torcida, após perder o título estadual para o rival Cruzeiro e de não ter empolgado no Grupo 4 da Libertadores, apesar de ter ficado em 1º lugar em sua chave. Para piorar a situação, o alvinegro mineiro virou notícia mundial por conta do imbróglio envolvendo a anunciada contratação do francês Anelka, que criou grande expectativa, mas não foi efetivada.

Nem mesmo a invencibilidade do Atlético-MG sob o comando de Paulo Autuori, nos últimos 17 jogos, tem animado o torcedor alvinegro. Ao final da competição estadual, em que o Atlético viu o maior rival voltar a conquistar o título, depois de dois anos de jejum, alguns jogadores do atual elenco tiveram modificado seu status junto ao torcedor.

O UOL Esporte mostra os atletas do Atlético-MG que iniciam o Brasileiro em alta e os que perderam prestígio com o torcedor alvinegro. Além do Campeonato Nacional e da Libertadores, onde enfrenta o Atlético Nacional pelas oitavas de final da Libertadores, o alvinegro disputará este ano a Recopa Sul-Americana e a Copa do Brasil.

"São várias competições, Brasileirão, Copa do Brasil, Recopa, Libertadores, e a gente tem certeza que vamos dar alegrias para a nossa torcida, lamentamos perder o título, mas temos de destacar o trabalho do Cruzeiro, que vem muito bem este ano, com ótimo trabalho do Marcelo (Oliveira)", disse o volante Pierre.

EM ALTA

Guilherme:o meia-atacante, que viveu tempos ruins e de grande pressão no Atlético, conseguiu sair como o principal vitorioso do time alvinegro no Estadual. O atleta ganhou o posto de titular durante a competição e conseguiu fazer as pazes com o torcedor, que até então não demonstrava paciência. O jogador conseguiu suprir bem as inúmeras ausências de Ronaldinho Gaúcho e integrou a seleção do Campeonato Mineiro

Victor: Nome de destaque do Atlético-MG durante todo 2013, principalmente na Libertadores, quando foi determinante para a conquista do título do torneio, sendo decisivo em jogos e em disputas de pênaltis, o camisa um voltou a brilhar no Campeonato Mineiro, mostrando que vive grande fase. O atleta impediu derrotas da equipe alvinegra e chegou a ser o melhor em campo por diversas partidas.

Otamendi:Contratado pelo Atlético-MG durante a temporada, com a difícil missão de substituir ao capitão Réver, que passou por cirurgia no tornozelo esquerdo, o argentino, que ficará no Atlético somente até antes da Copa do Mundo, mostrou segurança e fez a torcida "esquecer" o antigo titular. O defensor conquistou a confiança dos companheiros e das arquibancadas com seu jeito seguro de jogar e muita raça

Leonardo Silva: Homem decisivo durante 2013, Leonardo Silva seguiu os passos de Otamendi e mostrou segurança defensiva. Ao lado do argentino, o experiente defensor transformou a zaga atleticana, muito criticada em determinados momentos com o técnico Cuca, o ponto forte do time de Paulo Autuori. A moral com a torcida permaneceu intocável ao final do EstadualLeandro Donizete:O volante iniciou o ano como terminou, na reserva e esperando por oportunidades. O titular, Josué, crescia de produção, quando sofreu lesão, que o deixou de fora de toda a reta final do Mineiro. Leandro Donizete conseguiu aproveitar a brecha dada e ao lado de Pierre voltou a mostrar o bom futebol que apresentou na Libertadores de 2013 e terminou a competição dando pistas de que não perderá a posição novamente no meio de campo atleticano

Marion:O jovem atacante retornou de empréstimo nesta temporada e não esperava ter oportunidades com Autuori. Porém, a sua dedicação nos treinos chamou atenção do comandante, que passou a observar de perto. Com velocidade e drible fácil, o jovem atleta ganhou espaço no banco de reservas e chegou a ser utilizado em jogos importantes, como no primeiro clássico da final, quando foi titular contra o Cruzeiro no Independência.

Neto Berola: O atacante esteve próximo de deixar o time este ano, já que viveu ano ruim com Cuca em 2013. Porém, com nova motivação, o velocista voltou a ser destaque com Autuori e se transformou em uma espécie de 12º titular, sendo utilizado com frequência no Estadual, pelo comandante. Com gols importantes e boas atuações, Neto Berola ganha sobrevida no clube e vira aposta para o Brasileiro.

PRESTÍGIO MENOR

Ronaldinho Gaúcho: Principal nome do Atlético e aposta do time para 2014, Ronaldinho Gaúcho viu o seu futebol cair nesta temporada. O atleta pouco jogou pelo Campeonato Mineiro, esteve presente em apenas quatro partidas, sendo desfalque em jogos importantes, como a semifinal contra o América-MG e no primeiro jogo diante do Cruzeiro. Quando atuou, não rendeu nem contra adversários mais frágeis. O camisa 10 encerra o torneio sem ter marcado gols e com grande bronca por parte da torcida pela pouca presença e futebol ruim.

Diego Tardelli: Xodó da torcida atleticana também não conseguiu escapar ileso às críticas, pelas más atuações no Mineiro e na Libertadores. Tardelli foi decisivo em um jogo, contra o América, na fase de classificação do Estadual quando fez dois gols e levou o Atlético a virada. Porém, o camisa nove deixou o campo de jogo na época, no primeiro tempo, sob vaias. Foram poucas atuações decisivas e o baixo rendimento nos dois jogos da final contra o Cruzeiro, quando perdeu o gol que poderia ser do título, fizeram o prestígio do atacante ficar abalado

Fernandinho: O velocista chegou em 2013 e rapidamente conseguiu substituir bem a saída de Bernard. Porém, em 2014, Fernandinho não conseguiu repetir as atuações que teve na sua chegada. Modificando a característica de jogo, prendendo mais a bola e finalizando menos, o jogador começará o Brasileiro tentando recuperar seu prestígio com o torcedor.

André: Centroavante retornou de empréstimo e ganhou nova oportunidade no Atlético. O atleta chegou para ser reserva de Jô, mas não conseguiu em momento algum fazer sombra ao titular. André pouco jogou durante o Campeonato Mineiro e quando esteve em campo irritou a torcida atleticana, que chegou a compará-lo com um "bicho preguiça". O jogador passou a ser esquecido pelo técnico Paulo Autuori, que aproveitou mais o jovem Carlos.

Marcos Rocha: Sempre teve uma relação de amor e ódio com uma boa parte da torcida atleticana, que o vaiava mesmo em jogos em que o Atlético-MG ia bem. A situação foi agravada após o Mundial de Clubes, quando o jogador deixou o campo diante do Raja Casablanca esbravejando contra Cuca e nem comemorou o gol do time que acabava de ser marcado por Ronaldinho Gaúcho. Chegou a falar em deixar o clube, se explicou depois, mas terá que jogar mais no Brasileiro do que fez até agora este ano para reconquistar a torcida.

Foto: UOL

Últimas do seu time