O Atlético será visitante nesta partida, mesmo que o jogo seja em Belo Horizonte

O Atlético será visitante nesta partida, mesmo que o jogo seja em Belo Horizonte

Para ser campeão mineiro neste domingo, o Atlético-MG terá de derrotar o rival Cruzeiro pela primeira vez no Mineirão depois que o estádio foi reinaugurado, no ano passado. Apesar de o estádio ser bastante conhecido pelo alvinegro mineiro, que já comemorou dois títulos no local, a equipe precisará encontrar uma maneira de superar o maior adversário em sua casa.

Atuar no Mineirão não é novidade para o Atlético. O clube comemorou seus dois títulos de 2013 no Gigante da Pampulha. No ano passado, o alvinegro mineiro perdeu para o Cruzeiro por 2 a 1, jogando no estádio, mas como havia vencido a partida de ida, no Independência (onde manda seus jogos), por 3 a 0, ficou com o bicampeonato estadual.

A festa aconteceu no gramado, com direito a dancinha puxada por Ronaldinho Gaúcho e hino atleticano tocado pela Minas Arena, o que irritou a diretoria celeste, que chegou a soltar nota para a imprensa reclamando da situação. No mesmo ano, poucos meses depois apenas, o alvinegro mineiro voltou a dar a volta olímpica no Mineirão, onde o Cruzeiro manda seus jogos.

Desta vez, foi pela Libertadores. O Atlético foi impedido de atuar no Independência, por conta da capacidade de público que é menor que o exigido pela Conmebol. Sem alternativa e depois de muito brigar, o clube levou a partida para o Mineirão e se sagrou campeão em cima do Olimpia, com vitória suada nos pênaltis, depois de vencer por 2 a 0 no tempo normal e na prorrogação.

Porém, por sua vez, bater o maior rival no estádio da Pampulha não tem sido nada fácil para o Atlético, foram três partidas no local, desde 2013, quando o estádio foi reinaugurado depois de passar por reforma para a Copa do Mundo e três derrotas, duas seguidas por 2 a 1 e uma por 4 a 1.

Os jogadores atleticanos se mostram tranquilos com a necessidade de superar adversário. "Clássico não existe isso, é jogo diferente, campeonato à parte, jogo de detalhes, mando de campo não é o mais importante. A gente sabe da força do Cruzeiro jogando no Mineirão, mas a gente sabe da nossa força de entrar no domingo e conquistar a vitória. É jogo de detalhes", disse Victor.

"Não sei se é aprender. O jogo, alguns detalhes não foram vencidos. Não tem receita, o que tem receita é bolo, não tem receita, tem trabalho e a gente está focado para este jogo, tem de mostrar futebol e vencer", observou Guilherme.

Para ser campeão, o time atleticano precisará vencer a primeira, já que o Cruzeiro joga por novo empate por ter feito a melhor campanha da fase de classificação. O UOL Esporte mostra o que o Atlético precisará fazer para sair de campo com o título e o primeiro triunfo em cima do maior rival.

Segurar a pressão inicial

Quando joga no Mineirão, o Cruzeiro sempre faz uma pressão inicial, partindo para o ataque para tentar acuar o adversário. Neste domingo, a situação deverá se repetir e o Atlético precisará segurar o ímpeto inicial do time de Marcelo Oliveira, que tenta inflamar o torcedor.

Amenizar a pressão das arquibancadas

O Atlético será visitante nesta partida, mesmo que o jogo seja em Belo Horizonte. A torcida celeste terá 90% de presença, contra 10% dos atleticanos. A equipe de Paulo Autuori precisará amenizar os efeitos da presença da torcida adversária juntamente com o ímpeto inicial do time celeste para tenta suportar uma provável pressão.

Usar a maior experiência

Se o Atlético tem uma arma a seu a favor para conseguir segurar o Cruzeiro é a maior experiência. O time atleticano ganhou "cancha" ao disputar e vencer a Libertadores e mostra que o time aprendeu a jogar jogos decisivos. Reverter desvantagens não é novidade nem motivo de dificuldades para o time. A equipe conviveu sempre com a pressão de precisar dar a volta por cima na segunda partida decisivas, da semifinal e final principalmente.

Aproveitar poder ofensivo que não apareceu em 2014

Se o time de Cuca tinha algo que o diferenciava de outros times era a força ofensiva. O quarteto de ataque era o ponto decisivo da equipe. Porém, nesta temporada, Ronaldinho Gaúcho, Diego Tardelli e Fernandinho não repetem as boas atuações do passado. Neste domingo, Autuori terá todos os jogadores à disposição e conta com uma jornada inspirada, principalmente dos camisas dez e nove para conseguir marcar ao menos um gol, que dará o título para o Atlético.

FOTO: UOL

Últimas do seu time