No mesmo processo, os auditores mantiveram a pena de dois jogos aplicada a Thiago Heleno, que participou do "enterro" com França

No mesmo processo, os auditores mantiveram a pena de dois jogos aplicada a Thiago Heleno, que participou do "enterro" com França

O meio-campista França teve sua suspensão aumentada, nesta quinta-feira, para oito jogos. O atleta simulou enterro do Avaí durante celebração na vitória do Figueirense por 2 a 0, em duelo realizado no começo do ano. O pleno do STJD deu provimento ao recurso da Procuradoria. França havia sido punido anteriormente com seis partidas.

França teve pena aumentada por também fazer vídeos provocativos que circularam na internet.

No mesmo processo, os auditores mantiveram a pena de dois jogos aplicada a Thiago Heleno, que participou do "enterro" com França. O jogo foi válido pela Copa do Brasil.

O ato dos jogadores foi enquadrado como infração ao artigo 243-D do CBJD (Incitar publicamente o ódio ou a violência).

Descontente com o resultado inicial (suspensão de seis jogos para França), a procuradoria recorreu pedindo o aumento da pena. Thiago Heleno teve mantida a pena, e França pegou mais dois jogos com base no artigo 258.

"Os atletas incitaram a violência entrando nessa rivalidade regional. Foi para as redes sociais, provocou torcedor e o Ministério Público entrou no meio. As torcidas são violentas, isso não é novidade, de que muitos integrantes de organizadas são criminosos foragidos que utilizam o futebol para fachada para prática de determinados crimes. O enquadramento correto é a incitação à violência", disse o procurador-geral do STJD, Paulo Schmitt.

Foto: UOL

Últimas do seu time