Além de Gabigol, ataque conta com Arthur Gomes, Sasha e Rodrygo de artilheiros

Além de Gabigol, ataque conta com Arthur Gomes, Sasha e Rodrygo de artilheiros

Samir Carvalho
do UOL, em Santos (SP)

O Santos segue neste domingo (18), às 19h30 (de Brasília), diante do Botafogo-SP, a série de decisões na temporada. E para vencer a primeira partida das quartas de final do Campeonato Paulista, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, o técnico Jair Ventura deposita esperanças em seu ataque, o setor responsável por "carregar" o time até então na temporada.

Dos 20 marcados em 14 partidas disputadas sob o comando de Ventura, 18 saíram dos pés de atacantes, ou seja, 90% do montante. Na vitória por 3 a 1 diante do Nacional-URU, na última quinta-feira (15), pela Libertadores, a estatística foi reforçada mais uma vez com dois gols de Eduardo Sasha e um de Rodrygo, ambos atacantes.

Sasha, por sinal, é o artilheiro da equipe na temporada, com cinco gols, seguido de Gabriel Barbosa, com quatro. Rodrygo e Arthur Gomes, que se alternam como titulares, marcaram três gols. Além deles, Rodrigão, Yuri Alberto e Diogo Vitor também fizeram um gol cada.

Os únicos que não saíram dos pés de atacantes foram do volante Renato e do zagueiro Lucas Veríssimo.

Apesar da expulsão de Gabigol, os três titulares vivem boa fase. O camisa 10 santista tem boa média desde o seu retorno, enquanto Sasha superou desconfianças em torno de sua contratação e convenceu. Rodrygo, de apenas 17 anos, já começa a se credenciar como titular com Jair Ventura.

"Sabia que talvez não era a contratação que muitos gostariam, mas sabia que eu tinha muito a dar. Sei da minha capacidade, do que sou capaz. Não terminei ano em alta, mas sabendo que esse ano, desde o início, eu teria muito a evoluir. Fico feliz por estar bem posicionado e saber aproveitar as oportunidades que tenho", disse Sasha.

Curiosamente, o Santos perdeu as suas principais referências ofensivas para esta temporada. Artilheiro da equipe em 2017, com 18 gols, o atacante Bruno Henrique jogou apenas poucos minutos da estreia santista e não tem prazo de retorno devido a lesão no olho direito.

Outra baixa sentida foi a saída do atacante Ricardo Oliveira, vice-artilheiro no último ano, com 12 gols, que deixou o clube e acertou com o Atlético-MG.

Se o ataque tem dado bom retorno, nos demais setores Jair tem realizado modificações para tentar acertar a equipe. No meio de campo, por exemplo, Léo Cittadini ganhou a vaga do experiente Renato, enquanto Vecchio tem a sua vaga ameaçada por Jean Mota, que pode deixar a lateral para a função, abrindo espaço para a titularidade de Dodô, recém-contratado. Mesmo assim, o técnico tem chances de, pela primeira vez no ano, repetir uma escalação em sequência.

O Botafogo-SP, por sua vez, tenta por fim a série de resultados negativos diante do Santos. Desde a volta a elite, em 2009, foram oito derrotas nos oito encontros.

Para a partida, o técnico Léo Condé deverá contar com o retorno de três jogadores, o principal deles é o atacante Bruno Moraes, vice-artilheiro do Paulista, com cinco gols, poupado do último confronto da primeira fase devido a um edema na coxa esquerda. Além dele, retornam o meia Everton Heleno e o volante William Oliveira, recuperados de lesões.

O clube também optou em baratear parte dos seus ingressos colocados à venda para ter o seu estádio lotado para o confronto.

Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/SantosFC

Últimas do seu time