Escrevo amador entre aspas porque mesmo aqui no Brasil ele é amador até chegar na equipe brasileira de boxe

Escrevo amador entre aspas porque mesmo aqui no Brasil ele é amador até chegar na equipe brasileira de boxe

Volto a escrever para o leitor do Terceiro Tempo, as mudanças nas regras do boxe "amador".

Escrevo amador entre aspas porque mesmo aqui no Brasil ele é amador até chegar na equipe brasileira de boxe.

Ao conquistar o lugar na equipe brasileira, representar o país em competições internacionais, o atleta recebe dinheiro público para moradia, alimentação e tem um "salário" mensal, (bolsa atleta).

Esta conquista pertence aos atletas brasileiros de todas as modalidades olímpicas, não é exclusivo ao boxe.

Na coluna que escrevi sobre as mudanças da AIBA (entidade responsável pelo boxe amador), fiquei de explicar o que são: AOB, WSB e APB.

AOB: (AIBA Open Boxing), Antes era AIBA Olympic Boxing, mas a palavra Olympic é exclusiva do Comitê Olímpico Internacional, por isso foi retirada e mudou para AIBA Open Boxing.

WSB: Word Series Boxing,

Está na 5ª temporada e nesta temporada tem 16 equipes, divididas em dois grupos, competem as 10 categorias de peso,a equipe campeã recebe 500 mil dólares. Este ano, 2015, os 3 melhores de cada categoria se classificam para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, portanto 30 boxeadores.

Na próxima temporada entram 2 categorias de boxe feminino e existe a possibilidade de ser com 20 equipes. Cada equipe pode ter 5 boxeadores estrangeiros.

Os boxeadores da WSB podem participar de campeonatos amadores, desde que autorizados pela Equipe que pertence. Os boxeadores recebem bolsa por vitória e uma compensação por luta.

A APB (AIBA Pro Boxing), não usam a palavra profissional porque em alguns países tem algumas restrições ao boxe profissional.

São 10 categorias. Cada categoria com 8 boxeadores divididos em dois grupos. Disputam dois ciclos por ano, em cada ciclo uma disputa de título mundial. A partir do próximo ano, terão 12 boxeadores em cada categoria.

Vinte boxeadores se classificam para os Jogos Olímpicos.

Os boxeadores da APB podem participar dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Multidisciplinares (Jogos Pan-americanos, Europeus, etc.) desde que consiga a classificação.Portanto, os boxeadores da APB podem participar dos torneios classificatórios para os Jogos Olímpicos, assim como no campeonato mundial que classifica para os Jogos.

Os boxeadores da APB recebem para assinar o contrato e uma bolsa por luta.

Os boxeadores com menos de 20 lutas podem ser contratados pela APB e neste caso, poderão participar dos torneios e campeonatos classificatórios para os Jogos Olímpicos.

Não é o caso do Esquiva e Yamaguchi Falcão que já participaram da WSB pela Equipe do México e agora são profissionais. Neste caso não podem voltar e nem vir para a APB.

O que é aceito é se um boxeador assina contrato com a APB e depois de algum tempo ele não quer mais, aí sim, uma única vez, a AIBA aceita que ele volte para a AOB.

Espero que o leitor tenha entendido, desde os anos 90 eu venho escrevendo para os amantes do boxe em minhas colunas as mudanças na AIBA, em anexo a essa coluna, está uma publicação feita em 03/05/1998 no Jornal Notícias Populares, onde eu escrevia uma coluna de boxe semanalmente.

Últimas do seu time