Transmissão teste completa 78 anos nesta quarta-feira

Transmissão teste completa 78 anos nesta quarta-feira

No dia 16 de setembro de 1936, a rede de comunicações britânica BBC fazia sua primeira transmissão de uma partida de futebol ao vivo. Como o centro de produção e transmissão da emissora se localizava no Alexandra Palace, situado no norte de Londres, a difusão só pôde ser acompanhada por algumas centenas de famílias que residiam próximas ao palácio (aproximadamente 10 mil pessoas).

O estádio mais próximo ao palácio era o Highbury, do Arsenal. Por consequência, o clube foi escolhido para receber a transmissão experimental. O adversário? A própria equipe reserva (aspirante) dos Gunners.

Não existem registros do resultado do jogo treino, até porque a partida só foi transmitida por apenas 15 minutos - que incluíram uma breve apresentação dos jogadores feita pelo técnico George Allison.

Aquela foi a segunda vez que o Arsenal se tornava o precursor de uma nova tecnologia. Nove anos antes, a partida entre o clube e o Sheffield United foi a primeira a ser transmitida ao vivo via rádio. Mais recentemente, em janeiro de 2010, o Arsenal participou da primeira transmissão de um evento esportivo ao vivo em 3D, no clássico contra o Manchester United.

*O vídeo acima não é o da transmissão citada

 Foto: Reprodução

Últimas do seu time