A seleção brasileira tem quatro pontos, com uma vitória, um empate e uma derrota

A seleção brasileira tem quatro pontos, com uma vitória, um empate e uma derrota

Gols nos minutos finais do segundo tempo complicaram muito a situação do Brasil no Sul-Americano sub-20 realizado no Uruguai. Na noite deste domingo, o time de Alexandre Gallo foi derrotado por 2 a 0 pela Argentina, no clássico sul-americano, viu o arquirrival assumir a liderança da fase final e, assim, caiu para a quarta colocação.

A seleção brasileira tem quatro pontos, com uma vitória, um empate e uma derrota, enquanto que os argentinos agora vão aos sete pontos, na primeira colocação. A situação é complicada porque restam dois jogos, e o time não pode mais ser derrotado. O próximo compromisso é contra o Peru, na quarta-feira, às 17h50 (de Brasília)

O Sul-Americano realizado no Uruguai é importante porque dá ao campeão vaga nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, e ao vice-campeão vaga para uma repescagem. Os quatro primeiros garantem vaga para o Mundial que será realizado na Nova Zelândia, em maio.

Fases do jogo: Brasil e Argentina fizeram partida de muita movimentação, mas pouca criatividade. Foram poucas as chances de gol no primeiro tempo. Na mais clara delas, Correa cruzou na área depois de driblar Caju e Giovanni Simeoni cabeceou rente ao gol brasileiro. O lance de maior destaque foi um elástico do brasileiro Kenedy, no qual ele, de quebra, colocou a bola entre as pernas do adversário.

O Brasil dominou o começo do jogo, mas depois viu a Argentina equilibrar o jogo. No segundo tempo, a instabilidade atingiu o time brasileiro, que passou a ter mais dificuldades. Mesmo assim, as chances surgiram. Aos 7min, Gerson deu dois chapéus na ponta direita e cruzou na área, mas a zaga cortou; no rebote, Lucas Evangelista chutou forte e obrigou o goleiro Batalla a fazer grande defesa.

A Argentina também esteve perto de abrir o placar. Aos 30min, Simeone ficou com rebote do goleiro brasileiro Marcs, após finalização cruzada, e, com o gol aberto à sua frente, chutou: a bola pingou no chão, bateu no travessão e ficou com a zaga do Brasil.

O jogo só foi definido aos 41min, quando Maxi Rolón recebeu lançamento por trás da zaga, invadiu a área, passou à frente da marcação brasileira e tocou na saída do goleiro Marcos. O gol deixou o Brasil com a necessidade de se arriscar nos minutos finais. Assim, aos 44min Contreras ainda fez mais um para os argentinos: recebeu cruzamento e, livre, cabeceou para decretar o triunfo.

O melhor: Giovanni Simeoni. Foi substituído no final do jogo, mas incomodou muito a seleção brasileira com grande movimentação, abrindo espaço para a chegada dos companheiros e dando opção de passe. Ainda teve a chance da vitória nos pés, mas perdeu a melhor chance do jogo, ao acertar o travessão.

O pior: a arbitragem. O uruguaio Andres Cunha confundiu e irritou ambos os times, ao demonstrar critérios diferentes para lances semelhantes. Sobraram reclamações dos dois lados. Pelo menos soube conter o clima de rivalidade e de catimba e distribuiu poucos cartões.

Para lembrar:

Fim da igualdade no clássico: Brasil e Argentina deixaram de ter um confronto extremamente equilibrado com suas equipes sub-20. De acordo com a Conmebol, os times agora somam 25 jogos, com 4 empates, 10 vitórias brasileiras e 11 argentinas.

Desfalques e reforços: O time de Alexandre Gallo jogou desfalcado de três atletas neste domingo: o zagueiro Léo Pereira, o volante Thiago Maia e o atacante Yuri. Eles retornam ao time para o confronto com o Peru, na quarta-feira.

Queda de luz: os minutos finais ainda tiveram queda de energia no Estádio Parque Central. O árbitro conversou com técnicos dos dois clubes e, parcialmente no escuro, decidiu encerrar o confronto.

Foto: UOL

Últimas do seu time