Com 37 anos, Ginobili descobriu uma microfratura na tíbia direita em exames realizados pelos atletas da Argentina no início da preparação

Com 37 anos, Ginobili descobriu uma microfratura na tíbia direita em exames realizados pelos atletas da Argentina no início da preparação

A Argentina perdeu um de seus principais jogadores para o Mundial de basquete, que será disputado a partir do dia 30 de agosto na Espanha. A confederação do país anunciou que o San Antonio Spurs fez valer a cláusula que impede a participação de um atleta da NBA em torneios da Fiba em caso de risco médico, como é a situação do ala-armador.

"Manu Ginobili não jogará o Mundial da Espanha, já que o San Antonio Spurs não autorizou, aplicando a cláusula do acordo Fiba/NBA sobre 'Limitações e outros requerimentos sobre a participação de jogadores da NBA com suas seleções nacionais'", informou a confederação argentina.

Com 37 anos, Ginobili descobriu uma microfratura na tíbia direita em exames realizados pelos atletas da Argentina no início da preparação. O prazo de recuperação previsto é de oito semanas, que coincidiria com os primeiros jogos da seleção no Mundial.

Dias antes do anúncio oficial do corte do ala-armador, os Spurs enviaram uma carta a Ginobili proibindo sua participação no Mundial, escrita pelo gerente geral da franquia R. C. Buford. O astro, porém, ainda esperava convencer os dirigentes a liberá-lo.

Os jogadores da seleção argentina foram informados na manhã desta quinta-feira (31) sobre o corte de Ginobili. Além da ausência do ala-armador, a lista final para o Mundial excluiu Carlos Delfino e Juan Gutiérrez, também lesionados.

"Muito triste pelas baixas de @cabezadelfino, @manuginobili e Juan Gutierrez. Nos enfraquece muito. Sentiremos falta", escreveu o armador Pablo Prigioni. "Doem as baixas de grandes amigos e companheiros de equipe. @cabezadelfino, @manuginobili e Juan Gutierrez. Boa sorte e até logo", também se manifestou o ala Andrés Nocioni.

A fragilidade física de Ginobili e sua presença constante na seleção argentina costumam gerar debates em San Antonio. Em 2008, o ala-armador perdeu boa parte da temporada da NBA após sofrer uma grave lesão no tornozelo durante as Olimpíadas.

O astro não participou da Copa América do ano passado, focando sua recuperação física para a temporada da NBA. Como resultado, foi peça-chave da campanha vitoriosa dos Spurs, com médias de 14,3 pontos e 4,1 assistências nos playoffs.

Ginobili atua pela seleção argentina desde 1998 e viveu alguns dos melhores momentos da carreira por sua equipe nacional, conquistando o ouro olímpico em 2004, o bronze em 2008 e o vice-campeonato mundial em 2002.

A dúvida sobre o estado físico de Ginobili chega em um momento de crise para o basquete argentino. Após denúncias de corrupção na federação, o astro e outros nomes importantes da 'Geração Dourada' como Luis Scola cobraram mudanças efetivas no comando, ameaçando até boicotar o Mundial. A pressão fez com que três cartolas renunciassem ao posto de presidente da confederação, que deve sofrer intervenção do governo argentino.

FOTO: UOL

Últimas do seu time