Com o resultado, o Inter passa a ser o segundo colocado do grupo

Com o resultado, o Inter passa a ser o segundo colocado do grupo

Jeremias Wernek
Do UOL, em Porto Alegre

Jorge Henrique e Eduardo Sasha foram as grandes surpresas do Internacional diante da Universidad de Chile, nesta quinta-feira (26), no segundo jogo do Colorado pelo grupo 4 da Libertadores. E eles garantiram a primeira vitória de Diego Aguirre com o time principal em 2015. O triunfo no Beira-Rio, 3 a 1, D'Alessandro marcou outro de pênalti, também dá fôlego ao técnico que começava a ser contestado.

Com o resultado, o Inter passa a ser o segundo colocado do grupo – atrás somente do Emelec, que tem seis pontos. O jogo em Porto Alegre não foi tranquilo, mas serviu de afirmação para o técnico, que optou por um 'falso nove' na vaga do suspenso Nilmar e resgatou Jorge Henrique do limbo. O camisa 23 chegou a ser multado por indisciplina e tratado como negociável. Esteve em vias de ser emprestado ao Avaí e fez o treinador preterir Alex e Anderson em um jogo que tinha status de decisão. Não só para a equipe, mas também para o comandante.

Fases do jogo: A escalação inédita já era esperada, mas a escolha por Jorge Henrique foi para lá de surpreendente. Com ele e um meia-atacante improvisado como 'falso nove', o Internacional teve mais posse de bola e foi intenso. Chegando a ter uma linha de quatro jogadores na frente: Vitinho, D'Alessandro, Eduardo Sasha e Jorge Henrique. Mas mesmo com toda essa legião na frente da área, criou apenas três chances vivas de gol no primeiro tempo. E pior, deu espaços para a Universidad de Chile assustar.

Eduardo Sasha arriscou uma bicicleta e Maxi Rodríguez respondeu com um chutaço no travessão. Léo tentou de longe e de novo o meia emprestado pelo Grêmio ao time chileno assustou – livre na área, finalizando por cima. Ao mesmo tempo em que era agudo, o Colorado se mostrava frágil. Inconstante.

O primeiro tempo no Beira-Rio teve um capítulo a parte e que no final das contas ajudou o time gaúcho, a arbitragem de Victor Carrillo. Jorge Henrique foi derrubado em lance polêmico aos 19, Vitinho foi claramente atingido por Suárez. Mas só com D'Alessandro, aos 44, o pênalti foi assinalado. E a falta no camisa 10 foi a menos clara de todas. Na cobrança, o gringo deslocou Herrera e abriu o placar.

Na etapa final o Inter voltou igual e só mudou aos 13 minutos, quando Vitinho foi sacado para entrada de Alex. Diego Aguirre foi vaiado pela torcida, que queria a saída de Jorge Henrique. Mas três minutos depois o camisa 23 respondeu com um gol. Alex deu lindo lançamento e ele saiu cara a cara com o goleiro Herrera. Chute no canto esquerdo e 2 a 0 no placar. Na comemoração, choro do jogador que esteve com um pé fora do Beira-Rio no começo do mês.

Quando a partida parecia definida, o Internacional vacilou e deixou 'La U' incendiar o jogo. Ubiila escorou cruzamento na área e Canales chutou no canto direito de Alisson. O gol voltou a deixar o confronto tenso e aberto. A equipe treinada por Diego Aguirre passou a ceder campo e viu se multiplicarem os chutes dos chilenos. Mas 10 minutos mais tarde Eduardo Sasha liquidou o confronto. Com um chute de primeira, fuzilou o goleiro e colocou 3 a 1 no placar.

O melhor: D'Alessandro - o capitão do time foi durante o jogo todo a melhor opção de jogada do Inter. Forçou a queda e influenciou na marcação do pênalti que fez o Colorado abriu o placar e mesmo sem ser tão intenso como em outras partidas, foi peça-chave.

O pior: Herrera - goleiro ex-Corinthians foi inseguro desde o primeiro minuto, quando soltou cabeceio de Fabrício e causou bate-rebate dentro da área.

Toque dos técnicos: Diego Aguirre manteve o 4-2-3-1, mas apostou em Jorge Henrique para atuar pelo lado esquerdo do meio-campo. Com o camisa 23 o Inter teve mais intensidade, mas perdeu poder de fogo. No começo, a aposta era nos ataques pela direita - para explorar tabelas em cima de José Rojas, zagueiro improvisado como lateral esquerdo. Mas aos poucos o Colorado mesclou as investidas, apelando para os chuveirinhos quando não encontrava D'Alessandro livre. A Universidade de Chile também supreendeu escalando Maxi Rodríguez, emprestado pelo Grêmio, desde o início. O camisa 18 foi protagonista dos melhores momentos do time visitante no Beira-Rio. O esquema 4-4-2 com Ubilla e Canales na frente se mostrou engessado.

 

Últimas do seu time