Meia já teve passagens por seleções sub-20 e sub-23. Foto: Jason Miller/Getty Images

Meia já teve passagens por seleções sub-20 e sub-23. Foto: Jason Miller/Getty Images

Caio Carrieri

Colaboração para o UOL, em Manchester (ING)

Um encontro com Sir Alex Ferguson mudou o rumo da carreira de Andreas Pereira, meia do Manchester United e uma das novidades da primeira convocação de Tite após a Copa da Rússia. No fim de 2011, o garoto, então com 15 anos, foi convidado a conhecer o centro de treinamento do United, soberano na Era da Premier League sob o comando do técnico escocês.

Então destaque de seguidos torneios de base pelo PSV Eindhoven, Andreas entrou de vez no radar do United ao brilhar naquele ano na Copa Nike, disputada em Manchester. Durante o passeio pelo complexo de Carrington, CT de 108 acres, Ferguson apareceu para conhecer o menino. Duas palavras simples, mas ditas em português, encantaram a visita: "Bom dia!".

"Eu fiquei louco, estava cego e queria assinar contrato na hora (risos)", lembra ao UOL Esporte o meia de 22 anos. "Ainda lembro dele dizendo que sempre tinha espaço para brasileiro nos times dele".

Decidido, Andreas acertou a sua transferência para a Inglaterra, onde já conheceu Paul Pogba, também lapidado na base do United. "Ele continua igual desde quando o conheci pela primeira vez. Nunca mudou, brinca com todo mundo e gosta de funk brasileiro", revela sobre o campeão do mundo pela França. "Ele curte bastante o MC Kevinho, mas se tocar qualquer funk já está bom para ele".

Com família oriunda do Paraná, a aposta de Tite nasceu em Duffel, na Bélgica, onde o pai brasileiro, o ex-atacante Marcos Pereira, defendeu oito clubes diferentes. Até os 17 anos, Andreas Pereira defendeu as seleções inferiores da Bélgica ao lado de jovens que encantaram o país pela qualidade técnica e o jogo plasticamente bonito, mas sem grande sucesso em conquistas. A geração de 1996 ficou famosa por atrair scouts do Barcelona, do Bayern de Munique, dos rivais de Manchester e do Chelsea, por exemplo. Charly Musonda, outro meia-atacante, é o protagonista desta safra, mas sofre para conquistar espaço no Chelsea, cuja categoria de base é tão forte quanto mal aproveitada.

Enquanto isso, Andreas começa a temporada em alta com José Mourinho, depois de passar os dois últimos anos emprestados, o mais recente Valencia e o anterior ao Granada. Jogador do United mais utilizado no tour de preparação realizado nos Estados Unidos, ele fez a primeira partida como titular na Premier League no último dia 10, na vitória por 2 a 1 sobre o Leicester, no Old Trafford.

Roberto Martinez, treinador da Bélgica, assistiu à ótima exibição de Andreas das cadeiras. No entanto, não há confirmação se a presença do técnico, com histórico no futebol inglês, teve relação direta com interesse em contar com o meia.

Uma possível afirmação nos Diabos Vermelhos do meia-atacante de origem se dá em uma nova posição, a de primeiro volante, oportunidade que surgiu com a lesão do sérvio Nemanja Matic, homem de confiança de Mourinho.

"Tive que me adaptar um pouco e tento aprimorar isso todos os dias", diz, confiante nos conselhos do treinador. "Mourinho me ajuda bastante, dá várias dicas e orientações. Pede para eu jogar simples e conseguir armar as jogadas desde a defesa. Se eu continuar jogando bem e o time fizer boas atuações, pode ser uma mudança definitiva".

O técnico português também influencia na mudança de atitude da nova aposta de Tite. "Ele quer ganhar sempre, então me ensinou a ter essa mentalidade vencedora em qualquer coisa que eu fizer. Na parte pessoal, ele é muito gente boa e tranquilo. Pelo jeito que me trata, criei um carinho e isso motiva a lutar por ele em campo".

Se existia alguma dúvida sobre a preferência de Andreas para escolher entre a seleção da Bélgica, país de nascimento, e a do Brasil, onde estão as raízes familiares, a revelação sobre o time de coração deixa clara a proximidade com a realidade brasileira.

"Sou santista doente desde a época do Neymar, Ganso e Robinho (risos)", afirma o jogador, que voltará a vestir a camisa da seleção depois de passagens pelos times sub-20 e sub-23. Em 7 e 11 de setembro, os adversários dos amistosos serão Estados Unidos, em Nova Jersey, e El Salvador, em Washington, respectivamente.

 

Últimas do seu time