Depois de uma troca de farpas entre Levir Culpi e o presidente Alexandre Kalil, aparentemente contornada, o Atlético-MG tenta manter em campo o bom momento vivido no Brasileirão

Depois de uma troca de farpas entre Levir Culpi e o presidente Alexandre Kalil, aparentemente contornada, o Atlético-MG tenta manter em campo o bom momento vivido no Brasileirão

Depois de uma troca de farpas entre Levir Culpi e o presidente Alexandre Kalil, aparentemente contornada, o Atlético-MG tenta manter em campo o bom momento vivido no Brasileirão, ao somar sete dos últimos nove pontos disputados. Porém, terá de superar retrospecto ruim como visitante e frear a reação do Figueirense, neste domingo, às 18h30, em Florianópolis, pela 15ª rodada.

O clima fora das quatro linhas esquentou na sexta-feira passada entre o treinador e o mandatário atleticano. Ao comentar a contratação de mais um lateral-esquerdo (Douglas Santos), deixando o elenco com três atletas para a posição, Levir criticou o planejamento do clube. Antes, em outra entrevista, ele chegou a dizer que muitos, incluindo dirigentes, estavam com o nariz empinado por causa da conquista da Libertadores.

A resposta veio na sexta-feira, quando a delegação viajava a Florianópolis. Pelo Twitter, Kalil mandou recado ao treinador: "No Atlético é o seguinte: do porteiro ao presidente, se tiver ruim, é só pedir pra ir embora. Sem drama e sem conversinha". Em seguida, voltou ao ataque: "Ah! Só fica com nariz em pé quem já ganhou Libertadores". Coube ao diretor de futebol, Eduardo Maluf, contornar a situação e decretar: "está resolvido".

A rusga ocorreu em bom momento vivido pelo Atlético, que está em ascensão no Campeonato Brasileiro. Nos últimos três jogos, venceu dois – Atlético-PR (3 a 1) e Palmeiras (2 a 1) –, ambos no Independência, e empatou com a Chapecoense, por 1 a 1, em Chapecó. Com aproveitamento de 78%, o time mineiro chegou ao sexto lugar, com 22 pontos, e aproximou-se do grupo dos quatro primeiros colocados.

O Atlético terá de superar outro obstáculo. Como visitante, o time mineiro obteve aproveitamento de 39%, com três derrotas, um empate e duas vitórias. Foram sete pontos em 18 possíveis. São três jogos sem vencer fora de casa: perdeu para São Paulo e Sport, ambos por 2 a 1, e empatou com a Chapecoense. Pesa a seu favor o fato de o Figueirense fazer péssima campanha em casa, com três pontos (17%) em 18 disputados – perdeu cinco e venceu apenas uma.

Depois de um início ruim de competição, o Figueirense reagiu com uma vitória no clássico com a Chapecoense, por 1 a 0, na casa do rival, e deixou a zona de rebaixamento. Porém, ainda segue ameaçado. Com 13 pontos, o time catarinense ocupa a 16ª posição, uma acima do grupo dos quatro últimos colocados.

Caso seja derrotado, o Figueirense pode perder quatro posições ao final da rodada. O técnico Argel Fucks depende da recuperação de Léo Lisboa, com dor no ombro direito e gripado, para definir a equipe. Se não der para ele, Vitor Júnior e Felipe são as opções. O treinador pode mexer no ataque com a possível entrada de Marcão no lugar de Jean Carlos. Os dois atletas foram testados durante a semana.

No Atlético, Levir Culpi terá desfalques importantes. Os volantes Pierre e Leandro Donizete e o meia-atacante Guilherme, que estão machucados, foram vetados, além de Réver, que passou por artroscopia no tornozelo esquerdo e não deve mais atuar na temporada. O jovem Jemerson será mantido na equipe.

O volante Rafael Carioca, contratado recentemente, estreará no time mineiro e formará dupla com Josué. Dátolo, que marcou o gol da vitória sobre o Palmeiras, ganha nova chance como titular.

FICHA TÉCNICA – FIGUEIRENSE X ATLÉTICO-MG

Data: 17/08/2014 (domingo)
Horário: 18h30 (de Brasília)
Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Árbitro: Felipe Gomes da Silva (PR/Fifa)
AssistentesBruno Boschilia (PR/Fifa) e Ivan Carlos Bohn (PR/CBF-1)

FIGUEIRENSE: Tiago Volpi; Leandro Silva, Marquinhos, Thiago Heleno e Roberto Cereceda; Luan, Rivaldo, Marco Antônio e Léo Lisboa (Vitor Júnior ou Felipe); Ricardo Bueno e Jean Carlos (Marcão)
Técnico: Argel Fucks

ATLÉTICO-MG: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Pedro Botelho; Rafael Carioca, Josué, Maicosuel e Dátolo; Diego Tardelli e Jô
Técnico: Levir Culpi

Foto: UOL

Últimas do seu time