A vitória deixa o time praiano com 44 pontos, provisoriamente na vice-liderança da competição

A vitória deixa o time praiano com 44 pontos, provisoriamente na vice-liderança da competição

Do UOL, em São Paulo

No primeiro jogo após a eliminação para o Barcelona-EQU nas quartas de final da Libertadores, o Santos espantou o "clima de velório", como o próprio técnico Levir Culpi chegou a dizer após a derrota de quarta-feira, da melhor forma possível. Neste sábado (23), a equipe alvinegra recebeu o Atlético-PR na Vila Belmiro e venceu por 1 a 0 em duelo válido pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Bruno Henrique fez o único gol da partida.

A vitória deixa o time praiano com 44 pontos, provisoriamente na vice-liderança da competição - o Grêmio tem 43 pontos e enfrenta o Bahia neste domingo. Já os paranaenses ocupam a oitava posição, com 34 pontos, e ainda seguem fora do G-6.

Na 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Santos faz o clássico contra o Palmeiras, no Allianz Parque, no próximo sábado, às 19h. Um dia depois, no domingo, o Atlético-PR recebe o Atlético-MG na Arena da Baixada, também às 19h.

Quem foi bem: Jean Mota

Jean Mota entrou no meio-campo do Santos no lugar do suspenso Leandro Donizete e foi o principal jogador do time contra o Atlético-PR. No primeiro tempo, o meia deixou Copete na cara do gol uma vez, ligou os contra-ataques da equipe alvinegra e ainda teve participação no gol de Bruno Henrique. Já na etapa final, Jean Mota voltou a distribuir bons passes e continuou colocando os companheiros em posição para finalizar.

Quem foi mal: Wanderson

O zagueiro do Atlético-PR foi escalado entre os titulares no lugar de Thiago Heleno, que cumpre suspensão. Porém, o defensor foi o grande responsável pelo gol do Santos no primeiro tempo. Ele errou um passe no campo de defesa e deu a bola nos pés de Jean Mota. O santista chutou e viu Weverton espalmar. No rebote, Bruno Henrique completou para as redes. Os jogadores do time rubro-negro até pediram impedimento, mas o próprio Wanderson dava condições.

Estreia da polêmica camisa nova

A partida deste sábado marcou a estreia da nova camisa 3 do Santos, que tem a estampa de camuflagem. O uniforme chamou a atenção da torcida, mas não de forma positiva. Nas redes sociais, muitos torcedores desagradaram a ideia.

Santos aposta no contra-ataque no 1º tempo

Mesmo jogando em casa, Santos jogou boa parte do primeiro tempo no contra-ataque e criou quatro chances. Copete e Ricardo Oliveira chutaram para fora, enquanto Bruno Henrique apareceu duas vezes: na primeira, bateu rasteiro para defesa tranquila de Weverton e, na segunda, aproveitou rebote do goleiro após chute de Jean Mota e abriu o placar na Vila Belmiro aos 34 minutos.

Do outro lado, o Atlético-PR também chegou e viu Vanderlei fazer duas belas defesas nas melhores chances: após finalização de longe de Gedoz e também depois de Nikão acertar belo chute na lateral do campo.

David Braz impede o empate na etapa final

Os donos da casa voltaram do intervalo melhores e ficaram mais próximos do segundo gol, com quatro chances até os 20 minutos. Porém, os visitantes foram chegando aos poucos e criaram duas grandes oportunidades.

Na primeira, aos 24 minutos, Fabrício cortou para a direita bateu no canto. A bola chegou a raspar a trave, mas saiu. Pouco depois, aos 26, o empate só não saiu graças a David Braz. Nikão chegou na linha de fundo e rolou para Ribamar, que só tinha o trabalho de completar para o gol, mas viu o zagueiro santista travar a bola e impedir a igualdade.

Ataque ideal do Atlético-PR, mas nada de gols

Pela primeira vez no ano, o Atlético-PR pôde ter sua formação ideal no ataque, com Felipe Gedoz, Nikão e Guilherme. É verdade que os dois primeiros criaram as melhores chances da equipe na primeira etapa – ambas defendidas por Vanderlei -, mas faltou o gol na Vila Belmiro.

Matheus Jesus estreia no Santos

No duelo contra o Atlético-PR, Levir Culpi promoveu a estreia de Matheus Jesus com a camisa do Santos. O ex-volante da Ponte Preta foi contratado no fim de julho, mas ainda não havia entrado em campo com a camisa do time alvinegro. Neste sábado, o jogador de 20 anos entrou aos 30 minutos do segundo tempo no lugar de Alison. No tempo em que ficou em campo, Matheus Jesus desarmou e compôs o sistema defensivo.

Foto: GUILHERME DIONíZIO/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO (Retirada do Portal UOL)

Últimas do seu time