Atacante Rodrygo atua na equipe sub 17 do Santos e estava mira de clubes europeus

Atacante Rodrygo atua na equipe sub 17 do Santos e estava mira de clubes europeus

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

O Santos acertou a renovação contratual do atacante Rodrygo, considerado o "novo Neymar" da base santista, até o fim de 2022. A negociação se arrastou por meses e causou até o afastamento do atleta de jogos da equipe sub 17. A ideia é que o jogador seja integrado ao elenco profissional ainda nesta temporada.

No acordo do primeiro contrato profissional de Rodrygo, o Santos ficou com 80% dos direitos econômicos. O restante pertence agora ao próprio jogador.

O presidente Modesto Roma e o atacante Rodrygo participaram do evento de lançamento do novo patrocinador das franquias escolinhas Meninas da Vila, a Magnus, fabricante de alimentos para cães e gatos.

Modesto aproveitou para provocar a antiga gestão do Santos (Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro e Odílio Rodrigues) ao anunciar a renovação de Rodrygo. "Quem sabe não diminuímos o contrato dele no futuro", fazendo alusão ao contrato renovado por Neymar em 2010, que diminuiu o tempo de vínculo em um ano.

O Santos venceu a concorrência de clubes europeus para renovar com Rodrygo. No início deste ano, o clube paulista foi avisado que o Liverpool cogitou pagar 5 milhões de euros (cerca de R$ 16 milhões de euros) pelo jogador, mas a oferta não chegou oficialmente.

Nas categorias de base, ele é tratado como "novo raio", como gostam de citar os santistas no clube, quando fazem alusão às revelações que se repetiram na Vila Belmiro: Pelé, Robinho e Neymar.

Cria do futsal do clube, Rodrygo foi o atleta mais jovem do alvinegro praiano a assinar contrato com a Nike, empresa de material esportivo. Ele fechou quando ainda tinha 11 anos, enquanto Neymar acertou com 13 anos.

Rodrygo é atacante de beirada, tem características semelhantes a Neymar e Robinho. A nova joia santista se destaca pelo controle de bola, habilidade, "exagero" nos dribles, velocidade, assistências e faro de gol. Pedaladas e "canetas" nos adversários são constantes e, por isso, ele é comparado aos recentes craques do clube: Neymar e Robinho.

Apesar disso, há uma ala no clube que já avisou nos bastidores que Rodrygo não é um atleta a ser comparado a Neymar e, por isso, pode ser negociado antes de emplacar na equipe profissional.

Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/ Santos FC

Últimas do seu time