O atacante francês Nicolas Anelka tem chegada prevista à capital mineira na noite deste domingo, pouco depois do final do clássico do Atlético-MG contra o Cruzeiro

O atacante francês Nicolas Anelka tem chegada prevista à capital mineira na noite deste domingo, pouco depois do final do clássico do Atlético-MG contra o Cruzeiro

Bernardo Lacerda
Do UOL, em Belo Horizonte

O atacante francês Nicolas Anelka tem chegada prevista à capital mineira na noite deste domingo, pouco depois do final do clássico do Atlético-MG contra o Cruzeiro, no início da final do Campeonato Mineiro. A contratação do jogador de 35 anos foi anunciada pelo presidente Alexandre Kalil, por meio de seu Twitter, na madrugada deste domingo.

Anelka é aguardado em Belo Horizonte por volta das 20h40, quando desembarcará no aeroporto de Confins. A informação é do empresário Robson Lima, que diz ter intermediado a negociação, contrariando afirmação de Douglas Pingisi, agente de Anelka, que negou, em entrevista ao site da Espn, a conclusão do negócio anunciado por Kalil.

"Está acertado, ele chegará hoje em Belo Horizonte, para depois fazer os exames médicos e acertar outros pequenos detalhes", disse o empresário Robson Lima ao UOL Esporte. Ele afirmou que Anelka ainda não assinou contrato, mas garantiu que o negócio está acertado. "Não tem como assinar ainda, ele tem de fazer exames, só pode assinar depois que fizer exames médicos. Mas está acertado", observou.

"O Anelka acerta com o time do melhor dirigente do Brasil, o mais sério. Não tem motivo para correr para assinar contrato, o que está acertado já está valendo. Ele fará exames, acertará alguns detalhes e pronto", acrescentou Robson Lima.

O jogador é esperado em Belo Horizonte em companhia do seu irmão. A tendência é que ainda na segunda-feira os exames médicos  sejam feitos na capital mineira.

O anuncio da contratação de Anelka, feito pelo presidente atleticano, aconteceu pouco depois das 2h da madrugada. "Anelka é do Galo", se limitou a escrever Alexandre Kalil, na sua página oficial do microblog. A chegada do francês reforça o time para a corrida pelo bicampeonato da Libertadores. Ele poderá ser inscrito para as oitavas de final da competição, a partir de maio.

Anelka está sem clube desde janeiro deste ano, quando acertou a sua saída do West Bromwich, da Inglaterra. Sem vínculo com nenhum clube, o francês, de 35 anos, poderia ser registrado pelo clube mineiro mesmo com a janela internacional de transferência já fechada.

Em dezembro do ano passado, quando defendia o clube inglês, Anelka se envolveu em polêmica internacional ao comemorar um gol marcado na partida contra o West Ham, reproduzindo um gesto considerado antissemita, o que provocou duras reações de reprovação.

Ao longo de sua carreira, Anelka ficou marcado por diversas polêmicas. Na Copa do Mundo de 2010, o jogador da seleção francesa teria proferido diversos palavrões contra o técnico Raymond Domenech. Tamanha a personalidade do jogador, fez com que ele não parasse em nenhum clube: começou a carreira no Paris Saint-Germain, foi contratado como promessa por Arsenal e Real Madrid, voltou ao PSG (onde jogou com Ronaldinho Gaúcho), depois passou por Liverpool, Manchester City, Fenerbahçe e Bolton antes de chegar no Chelsea, onde teve o melhor momento de sua carreira.

Depois, passagens curtas por Shanghai Greenland, da China (onde chegou a ser auxiliar técnico), e Juventus, da Itália, até chegar no West Bromwich. Tantas negociações o fizeram o segundo jogador que mais movimentou dinheiro no futebol europeu, atrás apenas de Zlatan Ibrahimovic, também conhecido por trocar várias vezes de equipe.

Foto: UOL

Últimas do seu time