Árbitro ou juiz de ringue é aquele que fica em cima do ringue mediando a contenda dos boxeadores

Árbitro ou juiz de ringue é aquele que fica em cima do ringue mediando a contenda dos boxeadores

No boxe é árbitro, juiz ou jurado?

Árbitro ou juiz de ringue é aquele que fica em cima do ringue mediando a contenda dos boxeadores.

Juízes são aqueles que ficam dos lados do ringue de boxe, em posição privilegiada, juntos ao ringue de boxe.

Por que juízes?

É de conhecimento geral que toda pessoa desejando exercer a função de juiz, em qualquer modalidade esportiva, tem que submeter-se ao curso para formação de árbitros e juízes. Assim também é no boxe.

Esse curso, via de regra é ministrado pela entidade que dirige o esporte correspondente. No término do curso, o candidato recebe o certificado de conclusão, habilitando-o à atuar e bem julgar as contendas em que for escalado.

No boxe brasileiro, os cursos estão a cargo da Confederação Brasileira de Boxe e das Federações estaduais, sob os ditames das leis, regras e regulamentos.

Juiz é aquele que tem o poder de julgar; aquele que julga, julgador. No boxe ele se baseia nas regras e regulamentos.

Jurado é "o que julga segundo sua consciência, sem fundamentar a sua decisão". Não obedece qualquer princípio de natureza legal, sua decisão é gerada pela sua cabeça.

Esclarecido isso, no boxe temos Árbitros e juízes porque para julgarem e tomarem decisões, precisam respeitar as regras e regulamentos da modalidade.

O árbitro de boxe Antônio Ziravello foi sem dúvida nenhuma um exemplo para sua classe.

Nunca houve questionamento em suas atuações em cima dos ringues, ele era discreto, sereno, sempre bem posicionado, atento para proteger o boxeador em dificuldades, enfim, perfeito.

Para os conhecedores da "nobre arte" que puderam assistir ele e outros, consideram Ziravello como o melhor árbitro brasileiro de todos os tempos.

Tanto em lutas do Éder Jofre (o melhor de todos boxeadores brasileiros de todos os tempos) em que ele atuava, como também lutas de boxeadores amadores (assim eram chamados os boxeadores não remunerados nas décadas de 60, 70 e 80), Ziravello sempre foi perfeito em suas atuações.

Estão anexadas duas fotos com o árbitro atuando em ambas, a primeira no campeonato brasileiro de boxe "amador" de 1981 realizado no Ginásio do Pacaembu.

A segunda foto foi luta realizada no Ginásio do Ibirapuera em 1985 na luta de profissionais disputando o título brasileiro da categoria de peso pena.

Como nada é para sempre, infelizmente Antônio Ziravello há oito anos foi ao encontro do Divino, deixando um enorme vazio nos ringues brasileiros.

Foto: Arquivo pessoal do colunista

Últimas do seu time