Documentário de Albert Klinke mergulhou em casos na periferia paulistana

Documentário de Albert Klinke mergulhou em casos na periferia paulistana

O documentário "Alzheimer na Periferia", dirigido pelo cineasta Albert Klinke a partir de argumento do jornalista e professor Jorge Felix, teve sua pré-estreia na última terça-feira (4) no Espaço Itaú de Cinema do Shopping Frei Caneca, em São Paulo, e o objetivo agora é de que o filme entre no circuito comercial. O filme já tem uma versão no Vimeo (On Demand). Clique aqui e obtenha informações.

O enfoque do longa-metragem é sobre as dificuldade para o tratamento da doença na periferia da capital paulista. O Alzheimer, cada vez mais presente na sociedade (50 milhões de pessoas no mundo e 1,2 milhão no Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Alzheimer), enfrenta obstáculos ainda maiores para quem dispõe de poucos recursos econômicos, e o filme aborda centralmente o cotidiano dos cuidadores, e não apenas dos pacientes.

Durante quatro anos, mais de 100 casos foram acompanhados e cinco deles acabaram escolhidos para a realização de "Alzheimer na Periferia", projeto da Malabar Filmes com patrocínio exclusivo do Aché Laboratórios Farmacêuticos.

Albert Klinke, com uma década de experiência, faz sua estreia como diretor de um longa-metragem após diversos trabalhos na área publicitária e curtas, incluindo o premiado "O Craque consome", de 2013, vencedor do Leão de Bronze em Cannes, pela Malabar.

Nascido e criado na periferia de São Paulo, no extremo sul (Largo do Rio Bonito), assim como todos da equipe, Albert Klinke destaca o envolvimento com os personagens, reais, bem como todo o esforço enfrentado pelas famílias, que têm em comum o aspecto de máximo empenho nos cuidados com os doentes.

“Todos têm em comum o fato de o abandono não ser uma opção cogitada para nenhum personagem. Ao contrário, todos se empenham ao máximo, enfrentam as adversidades impostas pela doença e superam ressentimentos do passado com o intuito de oferecer aquilo que têm de melhor: tempo e acolhimento. É impossível não se identificar com ao menos uma das famílias, cada um da equipe lembra de algo de sua vida, e é impossível não se envolver com personagens tão cativantes e eu espero que o público também sinta isso”, salienta Klinke.

Jorge Felix, jornalista e professor, especializado em envelhecimento populacional, participou em 2013 de um evento da Abraz (Associação Brasileira de Alzheimer) na Câmara Municipal de São Paulo, ocasião em que ouviu diversos depoimentos da plateia, com moradores da periferia que relataram seus dramas, limitações e vulnerabilidade no enfrentamento da doença, o que lhe motivou a levar o argumento para a Malabar Filmes.

"Me perguntei onde estavam aquelas histórias? Quem as contaria? Quem daria voz àquelas pessoas e cobraria soluções da sociedade? Daí escrevi o argumento com base naqueles relatos e apresentei a Malabar que imediatamente topou a ideia. Diga-se de passagem uma ideia que demanda coragem e muito risco. Mas vale a pena!”, pondera Felix.

ABAIXO, TRAILER DE "ALZHEIMER NA PERIFERIA", FILME DIRIGIDO POR ALBERT KLINKE, COM ARGUMENTO DE JORGE FELIX

ABAIXO, ALBERT KLINKE, DIRETOR DO FILME, ENTREVISTADO POR CUNHA JR. NO METRÓPOLIS, DA TV CULTURA-SP

O jornalista e professor Jorge Felix, a psicóloga Maria Celia de Abreu e o cineasta Albert Klinke. Foto: Diego Souza

 

Últimas do seu time