O lateral-direito Fabinho, a quem Mendes apelida de "novo Maicon", é um desses casos

O lateral-direito Fabinho, a quem Mendes apelida de "novo Maicon", é um desses casos

Luís Aguilar

Especial para o UOL, em Lisboa

A contratação de Lucas Silva pelo Real Madrid é o primeiro grande negócio da aliança entre Deco e o empresário português Jorge Mendes. Os dois começaram a trabalhar juntos quando Deco ainda representava o Fluminense e a relação intensificou-se assim que o jogador terminou a carreira. O antigo meia passou então a ser representante da Gestifute, a empresa de Jorge Mendes, em território brasileiro. Lucas Silva foi um dos primeiros agenciados, mas não seria o único. Deco e o seu sócio Luizão, antigo atacante da seleção brasileira, têm conseguido pôr vários jogadores brasileiros na Europa através dos contatos de Jorge Mendes.

O lateral-direito Fabinho, a quem Mendes apelida de "novo Maicon", é um desses casos. Aos 17 anos, estava nas categorias de base do Fluminense, chamou a atenção na Copa São Paulo e a sua vida mudou: "Fui almoçar na casa do Deco e aí conversamos sobre tudo. Eu tinha alguma ideia de quem era o Jorge porque estavam sempre falando do empresário do Cristiano Ronaldo, mas não imaginava a dimensão imensa do nome do Jorge Mendes no mundo do futebol", conta o jogador no livro "Jorge Mendes – o agente especial", dos espanhóis Miguel Cuesta e Jonathan Sánchez. Fabinho mudou-se para o Rio Ave, da primeira divisão portuguesa, clube que Jorge Mendes utiliza como porta de entrada na Europa para jovens jogadores vindos do Brasil. Mas ficou ali apenas 20 dias. Destino seguinte: Real Madrid. O jogador nem queria acreditar: "Eu estava ali com o Jorge e com o Mourinho (então treinador dos merengues). Tinha passado de treinar com os jogadores do Rio Ave para fazê-lo com Higuaín, o Kaká, o Di María... era um sonho."

Fabinho cumpriu a temporada de 2012/13 no Real Madrid Castilla, filial do emblema espanhol, e ainda estreou pela primeira equipe, fazendo uma assistência para Di María no Estádio Santiago Bernabéu, contra o Málaga. Mas precisava jogar num nível mais elevado. Foi então que Jorge Mendes lhe deu uma nova aventura: "Vais para o Monaco." Com apenas 21 anos, o jogador tem sido uma das revelações da liga francesa. As boas exibições fizeram com que Dunga o convocasse para a seleção brasileira em setembro do ano passado para substituir Maicon, o seu ídolo de infância. A cada novo dia, Fabinho está a viver um sonho.

No clube francês, tem a companhia de Wallace Santos, ex-Cruzeiro, zagueiro de 20 anos que também foi levado para a Gestifute por Deco. A empresa de Jorge Mendes pagou 9,5 milhões de euros pelo passe do internacional brasileiro sub-21. No início desta temporada, fez escala em Portugal, através do Braga, onde nem sequer realizou um jogo oficial antes de ser emprestado ao Monaco. Não é tão utilizado como Fabinho, mas já estreou na Liga dos Campeões.

Quem continua em Braga é o meio-campo Danilo Silva, 18 anos, contratado pela Gestifute do Vasco da Gama. Já participou em 13 jogos da liga portuguesa e marcou dois gols. Tem sido uma das jovens revelações dos minhotos. Enquanto evolui na equipe portuguesa, espera ir para o Monaco ou o Valencia, outro clube majoritariamente composto por jogadores da Gestifute. Entre aqueles que resultam da aliança Deco-Jorge Mendes está Filipe Augusto. O meio-campo contratado junto ao Bahia, em 2012, esteve dois anos no Rio Ave e ainda chegou a iniciar esta temporada no clube de Vila do Conde antes de rumar ao Mestalla. Sob o comando do treinador português Nuno Espírito Santo, também agenciado pela Gestifute, Filipe Augusto já participou de 14 jogos, entre Campeonato Espanhol, Liga Europa e Copa do Rei.

O atacante Douglas Coutinho podia ser outro nome desta lista, mas a Gestifute foi ultrapassada pelo Doyen Sports. O fundo de investimento garantiu 70 % dos direitos econômicos do atacante de 20 anos do Atlético Paranaense por 4,5 milhões de euros. Antes disso, Jorge Mendes, através de Deco, já tinha adquirido 15% do passe do jogador e tentou comprar o resto, mas perdeu a corrida. Douglas Coutinho foi cogitado no Porto, mas deverá rumar ao Campeonato Holandês para representar Ajax ou PSV Eindhoven.

Apenas um revés na prolífica relação entre Deco e Jorge Mendes. Os dois conheceram-se em 1998. Deco tinha ido para Portugal pensando que seria jogador do Benfica, mas estava no Alverca, recebendo metade do que lhe fora prometido e queria regressar ao Brasil. Mendes convenceu-o a ficar e levou-o para o Salgueiros. Pouco tempo depois, Deco rumava ao Porto e iniciava a sua história como um dos grandes craques do futebol mundial. Venceu tudo nos dragões, com José Mourinho, repetiu a dose no Barcelona e ainda representou o Chelsea antes de regressar ao Brasil para atuar no Fluminense. Em todo este percurso foi sempre agenciado por Jorge Mendes. "Se o Jorge não me tivesse descoberto, teria voltado para o Brasil", chegou a revelar. Seguiu os conselhos do seu agente e realizou todos os seus sonhos futebolísticos. Agora persegue um novo objetivo, como disse pouco antes de terminar a carreira no Fluminense. "Quero ser o Jorge Mendes do Brasil." Para já, está no bom caminho.

Foto: UOL

Últimas do seu time