A vitória por 2 x 1 evita a precoce eliminação alemã e embola o Grupo F

A vitória por 2 x 1 evita a precoce eliminação alemã e embola o Grupo F

Do UOL, em São Paulo

A atual campeã mundial está viva na Copa do Mundo. Neste sábado (23), no Estádio Olímpico de Fisht, a Alemanha jogou melhor do que na estreia, venceu a Suécia por 2 a 1 e melhorou demais as suas condições no grupo F. Toivonen fez o gol sueco, Marco Reus igualou e Toni Kroos virou nos acréscimos.

A vitória evita a eliminação precoce da Alemanha e embola o grupo F do Mundial. O México lidera com seis pontos e é seguido por Suécia e Alemanha, que têm campanhas idênticas: três pontos e saldo zerado. A Coreia do Sul não tem ponto, mas ainda tem chance de ir às oitavas se recuperar o saldo (dois gols negativos). A última rodada, às 15 horas (de Brasília) quarta-feira (27), tem alemães contra sul-coreanos, e suecos contra mexicanos.

Atuação da Alemanha: Posse de bola alta, aproveitamento baixo

A atitude alemã foi a esperada, mas faltou capricho na execução. A seleção jogou melhor do que na estreia, criou mais chances de gol, mas errou os chutes no primeiro tempo. A equipe teve impressionantes 91% de posse de bola nos primeiros dez minutos, mas só chegou a seu ápice após o intervalo, quando a Suécia se encolheu inteira. A virada saiu praticamente no último lance.

Atuação da Suécia: Retranca com cara de improviso

Os suecos apostaram em sua defesa, como era esperado, mas passaram apuros desde o começo do jogo. Receosos, trocaram apenas seis passes certos nos dez minutos iniciais. O gol de Toivonen aliviou a situação, mas o empate alemão recolocou os suecos em xeque. O posicionamento da defesa foi organizado, mas sem pressionar a bola. Aos poucos o contra-ataque também deixou de funcionar, e a Alemanha tomou conta para pressionar até o final. O gol no último minuto fez a postura sueca custar caro.

Joachim Löw arrisca tudo logo cedo

Em meia hora de partida o treinador alemão já mostrou o que queria. Obrigado a substituir Rudy, colocou Gundogan em campo para melhorar a criação – poderia ter acionado Khedira, mas não o fez. No intervalo, com a Alemanha atrás do placar, Löw trocou Draxler por Mario Gomez e ganhou força na área. Deu certo em dois minutos: o veterano brigou e puxou a marcação no cruzamento em que Reus empatou o jogo.

Suécia pede pênalti, mas árbitro não vê vídeo

A primeira escapada sueca no primeiro tempo aconteceu aos 13 minutos, com Marcus Berg. Ele apostou corrida com Boateng e sofreu um tranco por trás ao entrar na área. O árbitro polonês Szymon Marciniak mandou seguir, e a Suécia ficou pedindo pênalti. O lance foi polêmico, mas o juiz de campo não chegou a revisar a dividida no vídeo.

Sangramento tira alemão do jogo

Um lance feio tirou Sebastian Rudy da partida aos 31 minutos. Ele havia tomado a vaga de Khedira no meio-campo alemão, tendo como principal missão matar os contra-ataques suecos. Curiosamente, um minuto após ser trocado por Gundogan, Rudy viu do banco a Alemanha sofrer o gol.

Suécia rouba bola e abre o placar

Um vacilo na saída de bola alemã permitiu o gol sueco no primeiro tempo. Foi uma das raras roubadas da Suécia no campo de ataque, visto que a seleção preferia se recolher na defesa. Berg interceptou passe de Kroos e entregou a Claesson, que viu Toivonen entrar na área e deu ótimo passe.

(Foto: Site da FIFA)

Últimas do seu time