Associated Press encomendou testes virais a especialistas do Brasil e do exterior

Associated Press encomendou testes virais a especialistas do Brasil e do exterior

A agência de notícias Associated Press, divulgou nesta quinta-feira um artigo que revela as possíveis doenças a que os atletas que competirão nas águas da Baía de Guanabara, da Lagoa Rodrigo de Freitas e da praia de Copacabana estarão expostos durante os Jogos Olímpicos de 2016.

Testes virais foram encomendados pela agência e passaram pela análise de especialistas em qualidade de água no Brasil e no exterior. Os resultados revelam alta presença de vírus que costumam causar doenças estomacais, respiratórias, entre outras.

Segundo os especialistas, as concentrações de vírus são próximas as encontradas no esgoto, mesmo as amostras coletadas na praia de Cobacabana, local das provas de natação do triatlo e de maratona aquáticas dos Jogos Rio-2016.

Os especialistas também constataram que a água de pior qualidade é a da Baía de Guanabara, palco das competições de vela.

A despoluição das águas da cidade era considerada o principal legado dos Jogos Olímpicos, mas as autoridades já admitem que a meta de tratar 80% do esgoto lançado na Baía de Guanabara não será alcançada.

Foto: UOL

Últimas do seu time