Quase 140 mil espectadores assistiram o Rei com a camisa canarinho pela última vez, no Maracanã. Reprodução

Quase 140 mil espectadores assistiram o Rei com a camisa canarinho pela última vez, no Maracanã. Reprodução

Em 18 de julho de 1971, há exatos 47 anos, Pelé fazia sua última partida com a camisa da seleção brasileira, em um amistoso diante da Iugoslávia, disputado no Maracanã. A partida terminou empatada em 2 a 2 e Pelé não marcou nenhum dos gols brasileiros, que foram anotados por Rivellino e Gérson.

Após três títulos mundiais com a camisa canarinho (1958, 1962 e 1970), então aos 30 anos de idade, Pelé entrou no gramado do Maracanã naquele 18 de julho de 1971 mas não conseguiu marcar um gol de despedida durante os 45 minutos em que atuou, sendo substituído pelo atacante Claudiomiro, do Inter-RS, autor do gol inaugural do Beira-Rio dois anos antes.

Aliás, falando em gol, o último que Pelé marcou pela seleção brasileira foi naquele mesmo ano de 1971, em amistoso contra a Áustria no Morumbi, em 11 de junho, partida que terminou empatada em 1 a 1.

ESTREIA EM 1957

Pelé estreou pela seleção brasileira em 7 de julho de 1957, quando a equipe então comandada por Sylvio Pirillo perdeu para a Argentina por 2 a 1. Pelé entrou na segunda etapa, no lugar de Del Vechio, quando os adversários venciam por 1 a 0. Depois de 11 minutos em campo, Pelé marcou seu primeiro gol pela seleção, empatando a partida.

Porém, apesar de ficar para a história, o gol não evitou a derrota brasileira. A argentina fez o segundo, ganhando a partida por 2 a 1 em pleno Maracanã.

CLAMOR DA TORCIDA

Durante a volta olímpica que deu, segurando sua camisa e saudando a torcida, os quase 140 mil espectadores pediram que o Rei mudasse de ideia, aos gritos de "Fica, Pelé, fica, Pelé". Mas ali se encerrava a jornada do camisa 10, após 92 jogos e 77 gols marcados.

ABAIXO, COMPACTO DE BRASIL 2 X 2 IUGOSLÁVIA EM 18 DE JULHO DE 1971. NARRAÇÃO DE WALTER ABRAHÃO E COMENTÁRIOS DE RUI PORTO (TV CULTURA-SP)

FICHA TÉCNICA

Brasil 2 x 2 Iugoslávia
Data: 18/07/1971
Amistoso oficial
Local: Maracanã (Estádio Mário Filho)
Público: 138.575
Árbitro: Vital Loraux (BEL)
Gols: Dzajic (35´); Rivellino (59´); Gérson (65´) e Ierkovic (69´).

BRASIL:
 Félix, Zé Maria (Eurico), Brito, Piazza e Everaldo (Marco Antônio);
Clodoaldo, Gérson e Pelé (Claudiomiro), Zequinha, Vaguinho e Rivellino
Técnico: Mário Jorge Lobo Zagallo.

IUGOSLÁVIA: Vukvecic, Ramljak (Antonijevic), Seoabivucm Oavkivuc e Dragan: Holcer, Paunovic, Oblak e Petkovic (Bjekovic). Filipovic (Jerkovic), Acimovic e Dzajic. Técnico: Vujadin Boskov.

CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE PELÉ (COM MAIS DE 1500 FOTOS) NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?".

Últimas do seu time