O craque gostava de atuar como goleiro. Foto: Divulgação

O craque gostava de atuar como goleiro. Foto: Divulgação

Pelé marcou 1281 gols, muitos deles memoráveis, como um contra o Juventus em 2 de agosto de 1959, vencendo o goleiro grená Mão de Onça, um tento considerado por muitos o mais belo de todos e, obviamente o milésimo, de pênalti, contra o Vasco da Gama defendido pelo argentino Andrada.

Porém, em quatro ocasiões, Pelé vestiu a camisa de goleiro, na maioria delas, é verdade, em momentos emergenciais, mas que valem o registro. Aliás, segundo Lima, ex-companheiro de Pelé no Santos, foram mais jogos, que não estão registrados, com Pelé no gol, principalmente em excursões ao exterior, quando o clube local pedia para que Pelé atuasse como goleiro no segundo tempo. E, segundo o próprio Lima, durante entrevista à ESPN, Pelé gostava muito de jogar no gol, inclusive após os treinos, recrutando companheiros de time para que tentassem vencê-lo na meta.

CONTRA O COMERCIAL-SP

O extinto Comercial da capital paulista foi o primeiro time contra o qual Pelé atuou como goleiro, em 4 de novembro de 1959, jogo válido pelo Campeonato Paulista, disputado na Vila Belmiro.

Lalá, goleiro titular do Santos, desmaiou após um choque com um adversário e Pelé foi para o seu lugar, nos 19 minutos restantes da partida, e não sofreu nenhum gol. O Santos venceu o Comercial-SP por 4 a 2, com gols de Pelé, Coutinho, Feijó e Dorval para o Peixe, enquanto Tantos e Alencar fizeram os gols da equipe adversária.

CONTRA O GRÊMIO-RS

Contra o Grêmio-RS, o Santos jogou pela Taça Brasil de 1963, em jogo disputado no ano seguinte, no dia 19 de janeiro de 1964. A partida era válida pela semifinal do torneio, e o Santos havia derrotado a equipe gaúcha em Porto Alegre por 3 a 1. No Pacaembu, no jogo da volta, Gylmar foi expulso e Pelé entrou em seu lugar. O Santos venceu por 4 a 3, com três gols de Pelé e um de Pepe, este em cobrança de falta, batida violentamente, como era a característica do ponta-esquerda. O Grêmio marcou com dois de Paulo Lumumba e um de Marino.

ABAIXO, VÍDEO COM ALGUNS MOMENTOS DE SANTOS 4 X 3 GRÊMIO-RS

 

Pela Taça Brasil de 1963, Pelé substituiu Gylmar, que foi expulso aos 41 minutos do segundo tempo, dia em que o Santos bateu o Grêmio por 4 a 3, no Pacaembu. A partida foi disputada no dia 19 de janeiro de 1964. O gremista à frente a Pelé é João Severiano (o Joãozinho). Atrás, Haroldo (o Sombra) e Joel Camargo. Ao fundo, com a mão no queixo, Dalmo. Foto: Twitter de Pelé

 

CONTRA O BOTAFOGO-PB

Pelé estava em busca da histórica marca de 1000 gols na partida amistosa disputada na Paraíba, em 14 de novembro de 1969. Porém, a repercussão seria muito maior se o feito acontecesse em um jogo disputado no eixo Rio-São Paulo. Assim, o técnico santista, Antoninho, pediu que o goleiro Jair Pessoa simulasse uma contusão para que Pelé o substituísse, frustrando o público local. O Santos venceu a partida por 3 a 0, com dois gols de Manoel Maria e um de Pelé.

ABAIXO, VÍDEO COM IMAGENS DO CONFRONTO ENTRE O SANTOS E O BOTAFOGO-PB, INCLUINDO PELÉ NO GOL DO SANTOS

CONTRA O BALTIMORE BAYS (EUA)

No amistoso disputado em 19 de junho de 1973, contra a equipe norte-americana do Baltimore Bays, no Memorial Stadium, em Baltimore, o Santos derrotou a equipe local por 4 a 0, dois gols de Pelé e dois de Eusébio. Aliás, um dos tentos do Rei foi olímpico. Aos 36 minutos do segundo tempo, porém, Pelé deixou a "linha" e assumiu a meta santista, no lugar de Cláudio.

O FILHO, GOLEIRO

Curiosamente, Edinho, filho de Pelé, foi goleiro profissional. Ele atuou entre 1990 e 1999, tendo começado pelo Santos, passado por Portuguesa Santista, São Caetano, Santos novamente e encerrado sua carreira pela Ponte Preta.

Muricy Ramalho, Pelé e Edinho em 13 de junho de 2011, na Vila Belmiro. Muricy era o técnico santista na ocasião e Edinho trabalhava na comissão técnica. Foto: site oficial do Santos FC

 

Pelé com Edinho no colo na capa da Revista Placar, de setembro de 1970. Foto: Reprodução/Placar

Com informações do Almanaque do Santos, de Guilherme Nascimento



Últimas do seu time