"Deus da Raça" marcou o tento que rendeu o título ao Rubro-negro

"Deus da Raça" marcou o tento que rendeu o título ao Rubro-negro

"Deus da Raça" foi a alcunha com a qual ficou conhecido o zagueiro Rondinelli, que completa 62 anos nesta quarta-feira (26), durante o período em que jogou pelo Flamengo, entre 1971 e 1981.

Mesmo sem grande estatura, Antonio José Rondinelli Tiobias contava com a ótima impulsão e habilidade com a bola nos pés, características que o fizeram uma espécie de "zagueiro artilheiro", com destaque para o gol de cabeça que fez na decisão do Campeonato Carioca de 1978, ocasião em que o Flamengo derrotou o Vasco por 1 a 0.

O Flamengo havia vencido o primeiro turno carioca (Taça Guanabara) e outra vitória no segundo turno (Taça Rio) culminaria no título da temporada.

Tudo se encaminhava para o empate sem gols quando Marcon Antônio, lateral-esquerdo do Vasco, em um momento de pressão rubro-negra, colocou a bola para escanteio, pela direita do ataque do Flamengo.

O relógio apontava 41 minutos na segunda e tapa quando Zico levantou a bola. Rondinelli estava fora da grande área e correu bastante para testar, já na entrada da pequena área, passando por trás do também zagueiro Abel, sem chance para Leão.

Foto: blogserflamengo.com

ABAIXO, COM A NARRAÇÃO DO SAUDOSO LUCIANO DO VALLE E COMENTÁRIOS DE J. HAWILLA, O GOL DE RONDINELLI NA DECISÃO DO SEGUNDO TURNO DO CAMPEONATO CARIOCA, QUE DEU O TÍTULO AO FLAMENGO, EM 03 DE DEZEMBRO DE 1978.

Atualmente Rondinelli se divide entre Cabo Frio-RJ e São José do Rio Pardo-SP, sua cidade natal, onde possui uma escolinha de futebol e propriedades. CLIQUE AQUI E VEJA SUA PÁGINA NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"

Os amigos Maritaca e Rondinelli em 27 de outubro de 2011, durante visita ao Portal Terceiro Tempo. Foto: Marcos JúniorMicheletti/Portal TT

Emilio Duva, Rondinelli, Milton Neves e sua esposa Lenice Neves.  Eles estão no hall de entrada do Rio Pardo Futebol Clube ,em 2001

Últimas do seu time