Quatro eliminações nas oitavas de final de 2011, incluindo a do Grêmio, que tinha e tem Douglas

Quatro eliminações nas oitavas de final de 2011, incluindo a do Grêmio, que tinha e tem Douglas

"Noite do Terror" talvez seja a melhor definição para 4 de maio de 2011 aos times brasileiros na Libertadores da América.

Há exatos cinco anos, Grêmio, Cruzeiro, Fluminennse e Internacional deixaram o torneio sul-americano, restando apenas o Santos como representante brasileiro, aliás, equipe que acabou tornando-se campeã.

Naquele ano, o surpreendente Tolima, da Colômbia, havia eliminado o Corinthians na chamada "pré-Libertadores".

O Grêmio perdeu por 1 a 0 para o Universidade Católica, em Santiago (Chile), após também ter sido derrotado em Porto Alegre por 2 a 1. Renato Gaúcho era o treinador gremista na época.

O Cruzeiro foi outra vítima da fatídica noite de 4 de maio de 2011. Após ganhar do Once Caldas (Colômbia) na casa do adversário por 2 a 1, o time celeste, comandado pelo técnico Cuca sofreu o revés em Sete Lagoas, na Arena do Jacaré, perdendo por 2 a 0. Na ocasião, Juan Carlos Osorio, ex-São Paulo, atualmente na seleção mexicana, treinava o Once Caldas.

O Fluminense, comandado por Enderson Moreira, também deu adeus à Libertadores na "noite do terror" dos brasileiros em 2011. Após bela vitória por 3 a 1 no Engenhão diante do Libertad (Paraguai), os cariocas tiveram uma noite apática no Defensores del Chaco, em Assunção, e perderam por 3 a 0.

Por fim, o Inter. Campeão do ano anterior na Libertadores, o Colorado também caiu na noite de 4 de maio de 2011. Após um bom empate diante do Peñarol no Uruguai, a equipe gaúcha, então comandada por Paulo Roberto Falcão, precisava apenas de um empate sem gols para avançar às quartas de final, mas perdeu em pleno Beira-Rio por 2 a 0.

Novamente quatro brasileiros buscam avançar às quartas de final da Libertadores em 2016.

Três deles entram em campo neste 4 de maio de 2016.

O São Paulo tem a missão mais tranquila, após vencer os mexicanos do Toluca no Morumbi em 4 a 0.

O Corinthians, que empatou no Uruguai em 0 a 0 diante do Nacional, decide seu futuro em Itaquera.

O Atlético-MG, que empatou por 0 a 0 na Argentina contra o Racing, a exemplo do Corinthians, joga em seus domínios para definir sua situação.

Por fim, o  Grêmio que, tenta sua sorte contra o Rosario, na Argentina, nesta quinta-feira (5). A missão mais difícil entre os brasileiros, após derrota por 1 a 0.

Últimas do seu time