Desde que começou a ganhar forma no Brasil na década de 30, transformou-se no grande amigo dos ouvintes, seja através de notícias, jogos de futebol, novelas e tantas outras variedades.

Desde que começou a ganhar forma no Brasil na década de 30, transformou-se no grande amigo dos ouvintes, seja através de notícias, jogos de futebol, novelas e tantas outras variedades.

O radio é considerado até hoje como o mais informativo meio de comunicação. Desde que começou a ganhar forma no Brasil na década de 30, transformou-se no grande amigo dos ouvintes, seja através de notícias, jogos de futebol, novelas e tantas outras variedades. Para se ter uma ideia da sua força, principalmente no passado, os fatos mais importantes do país e do mundo, as pessoas sabiam através dele, antes mesmo de uma tiragem de jornal ou pela própria televisão, que na época ainda estava engatinhando. O Jornal Repórter Esso fazia parte das bombásticas informações, pois sempre que o seu famoso jingle tocava, todos paravam para ouvir a própria notícia, sabendo que se tratava de algo de sumo importância, desde algum término de conflito como a Segunda Guerra Mundial, morte e renúncia de algum presidente e tantos outros fatos que marcaram a vida dos brasileiros. Até mesmo nas coberturas das Copas do Mundo o radio tinha um destaque maior que a televisão, pois essa chegou ao Brasil em 1950, mas não cobria ao vivo os mundiais, cabendo ao povo brasileiro acompanhar as conquistas das Copas de 1958 e 1962 ouvindo e não assistindo.
Com o tempo, a televisão foi ganhando uma força maior, realizando coberturas via satélite e pouco depois passando a ter imagens coloridas, fazendo com que o radio perdesse o espaço que tinha antes.
Na década de 90 a utilização do computador passou a fazer parte da vida de muitos brasileiros. E no início do século XXI a internet também se tornou acessível a todos, substituindo muitos meios de comunicação do dia a dia. Através dela podem-se assistir filmes, ouvir música, enfim, fazer dela um universo único.
As Web Rádios surgiu graças a esse poder que tem a internet e claro que a imensa torcida corintiana também se usufruiu dela.
O Corinthians, como time de massa, sempre teve os meios de comunicação ao seu lado, como jornais, radio e televisão. Otávio Muniz foi durante muitos anos o grande comunicador da torcida alvinegra através da sua bela voz. Ele tinha um programa na Radio Panamericana (atual Jovem Pan) conhecido como Corinthians em Marcha, onde passava informações da vida do clube. No ano de 2000, seu filho, o Tatá Muniz, tentou reviver o programa na Radio Atual, mas sem o mesmo sucesso e brilho do seu pai.
Da mesma forma que Otávio Muniz, a Web Radio do Corinthians (www.radiocoringao.com.br) tenta informar de maneira prática e direta o dia a dia corintiano. Fundada em 2009 por torcedores do time, ela não pertence exclusivamente ao clube, mas é reconhecida por ele como o seu meio de comunicação. Possui um público cativo que se comunica com ela através do twitter, acompanhando os grandes acontecimentos no Parque São Jorge, além de realizar diversas coberturas de esportes, principalmente o futebol. Ela também pode ser acessada no site do Corinthians, funcionando 24 horas diárias e por estar na internet, pode-se ouvi-la de qualquer parte do mundo. Ginaldo de Vasconcelos, um dos fundadores e responsáveis da Radio, se encarrega, na maioria das vezes, da técnica dos programas.
Na sua grade de programação destacam-se programas como TRINCA CORINTHIANA ? O artista prestigiado, RESENHA ? O programa mais esperado da Radio Coringão, PASSAPORTE CORINTHIANO ? O Mundo é da Fiel, CORINTHIANISMO COM CREDIBILIDADE ? Apresentado por Silvio Romualdo Filho (Sllvinho), APENAS CORINTHIANS e tantos outros que fazem parte da vida de muitos corintianos. Todos os programas são ao vivo, com direito a reprises no dia seguinte. Também tem destaque programas musicais para diversos gostos musicais, como MADRUGADA ALVINEGRA ? Rock?n?Roll, ACORDANDO FIEL ? Samba da melhor qualidade, TARDE CORINTHIANA, DISCORINGÃO ? Apresentado por Fábio Gomes ? Música Disco e NOITE CORINTHIANA ? Rock?n?Roll.
Um dos programas mais cultuados da Radio chama-se 100 Anos, que aparece na grade como "O compromisso de todo corintiano com o Corinthianismo?. Filipe Martins Gonçalves é o responsável pela apresentação do programa. Estão no ar todas as sextas-feiras geralmente no horário das 20h30, podendo variar para as 19h30, 20, 21 e 21h30. Seu objetivo é passar para as novas gerações (e mesmo as antigas) a gloriosa história do Sport Club Corinthians Paulista, contada através de textos e com uma narrativa romântica. Eu, Maurício Sabará, repórter do Blog Futebol de Todos os Tempos ? FTT (http://www.ftt-futeboldetodosostempos.com/), por ser corintiano e entrevistar grandes nomes do clube, fui convidado para participar do conceituado programa no dia 30 de setembro de 2011. Foi uma participação decisiva na minha vida, abrindo-me espaço para poder participar do programa como um dos narradores e comentaristas. Devido à minha experiência na entrevista de grandes baluartes do futebol, usei isso para os 100 Anos, mudando um pouco o estilo do programa, que preservou os textos lidos pelo Filipe, acrescentando, na maioria das vezes, um entrevistado toda a semana. As entrevistas são feitas por telefone (via Skype) ou com o entrevistado estando pessoalmente no programa. Alguns nomes que passaram pelos 100 Anos: Amílcar Barbuy Filho, Antonio Seppe (filho do ex-jogador Joane), Jackson Nascimento, Luiz Morais (o ex-goleiro Cabeção), Batata (filho de Baltazar), jornalista Raul Drewnick, treinador Mario Travaglini, Aldo Malagoli, Wlamir Marques (ex-jogador de Basquete), Flávio Minuano, Sr. Antonio Risaliti (o mais antigo sócio da história do Corinthians), Sr. Antonio de Assis (filho do ex-jogador Julião), Celso Dario Unzelte, Ubiraci Rodrigues da Costa ? Biriba (ex-jogador de tênis de mesa), Dona Tânia (responsável pelo Memorial do clube), Dino Sani, senhores Edélcio Pereira e Pedro Luiz Boscato (moradores da Vila Maria Zélia), Milton Pimentel (ex-jogador do time do Maria Zélia), Luis Carlos Galter, Vaguinho, Zague e entrevista com a família de Cláudio Christovam de Pinho. Muitos outros entrevistados teremos mais pela frente.
Radio Coringão, um compromisso de 24 horas diárias com a torcida corintiana.
Imagem: @CowboySL









Últimas do seu time