O aproveitamento de Fred no seu retorno ao Fluminense é bastante discreto

O aproveitamento de Fred no seu retorno ao Fluminense é bastante discreto

Os primeiros jogos de Fred no Fluminense após a Copa do Mundo e a confirmação da má fase demonstrada na competição têm dividido as opiniões de torcedores do Tricolor. O camisa 9 chegou a ser defendido com unhas e dentes por adeptos do clube das Laranjeiras em sua volta do Mundial, mas as coisas tem mudado com o futebol apresentado em campo.

Com o pênalti perdido diante do Botafogo no último domingo, o nome do camisa 9 voltou à mira dos torcedores. Uma pichação feita na madrugada entre domingo e segunda-feira pedia a saída do atacante do Fluminense. Após uma fase de turbulência no começo do ano, o jogador vinha sendo poupado das críticas desde a Copa do Mundo.

O aproveitamento de Fred no seu retorno ao Fluminense é bastante discreto: o atacante marcou um gol em quatro jogos, tendo inclusive que ficar no banco contra Goiás e Coritiba, já que o técnico Cristóvão Borges o julgava ainda abaixo do ritmo dos demais por ter tirado dez dias de folga antes de se reapresentar ao Tricolor.

No total, a má fase de Fred é inquestionável: nos últimos dois meses, o atacante balançou as redes apenas cinco vezes em 16 jogos (6 pela seleção brasileira), sendo dois deles contra o modesto Tupi-MG, pela segunda fase da Copa do Brasil. Os outros tentos foram marcados na vitória do Brasil por 4 a 1 sobre Camarões no Mundial, e nas partidas do Tricolor contra Flamengo (vitória por 2 a 0) e América-RN (derrota por 5 a 2).

Mesmo com o desempenho há quem defenda Fred no Fluminense. O ex-diretor de futebol do clube, Alexandre Faria, classificou o pedido de saída do atacante da equipe como movimento político das torcidas organizadas do Tricolor, alvos de uma campanha do camisa 9 no primeiro semestre deste ano. O dirigente foi um dos responsáveis pela chegada do jogador às Laranjeiras, em 2009.

"Eu tenho uma forma muito objetiva de encarar essas coisas. O Fred foi veemente nas críticas dele em relação ao comportamento das torcidas organizadas. Acho que temos que separar muito que são as torcidas do Fluminense com grupos que utilizam desse momento para fazer política e se posicionar. Tenho certeza que não é o desejo da maioria da torcida do Fluminense. Fred adora o Fluminense, aprendeu a amar. Comentou comigo alguns detalhes, disse que a volta do Conca foi espetacular e entende que o time vai brigar pelo título", disse Alexandre Faria à Rádio Brasil.

O próprio Fred procurou se reaproximar da torcida do Fluminense após o fiasco na Copa do Mundo. Em postagens em suas redes sociais, o atacante ressaltou seu amor ao Tricolor, embora meses antes tenha dito que não descartaria deixar o clube após o Mundial.

No Fluminense, o apoio é total ao centroavante. O jogador foi blindado pela diretoria e comissão técnica, e ainda recebeu o apoio do departamento de marketing tricolor, que organizou uma recepção para Fred após a Copa. Até aqui, o clube fala em renovar o contrato do camisa 9, que se encerra no fim de 2015.

Foto: UOL

Últimas do seu time