publicidade
Evento acontece em 3 de dezembro, no campus da USP, na Capital. Inscrições serão abertas na segunda, dia 25

Evento acontece em 3 de dezembro, no campus da USP, na Capital. Inscrições serão abertas na segunda, dia 25

Com o tema Todos em Movimento contra o Câncer, o A.C.Camargo Cancer Center anuncia a realização da 7ª Corrida e Caminhada Saúde e Prevenção, que acontecerá na manhã do dia 3 de dezembro de 2017 (domingo), no campus da USP, na Capital, com largada às 7 horas. Com circuitos reduzidos em relação aos anos anteriores – 3km (Caminhada) e 8km (Corrida), a proposta dos organizadores é atrair não apenas os atletas habituadas em competir em provas de rua, como também o público em geral, incluindo crianças e adolescentes e pacientes que já passaram pelo tratamento do câncer. A largada será às 7 horas, no campus da USP, na Capital. As inscrições foram abertas nesta segunda, dia 25, e poderão ser feitas pelo site: corridaaccamargo.ativo.com

O local contará com uma série de serviços, dispostos em diferentes tendas, todas com foco na saúde, bem-estar e conforto dos participantes. Haverá o Espaço Massagem, com quick massage e quiropraxia; Espaço Zen, um lounge ambientado com puffs e áreas de descanso e convivência; Espaço Saúde, uma área que oferecerá avaliação de bioimpedância, pesagem e IMC, além de um bicicletário e um serviço de fotografia e interação digital, no qual cada participante ou grupo de amigos poderá tirar as suas fotos em frente aos backdrops e painéis disponíveis e recebê-las impressas para ter como recordação e poder compartilhá-las com a hashtag e a marca do evento aplicada na moldura.

NO PÓDIO DAS CAUSAS DE CÂNCER – Posicionada logo após o consumo de tabaco, infecções e baixa ingestão de vegetais, a inatividade física é a quarta principal causa atribuída ao desenvolvimento de câncer entre todos os fatores de risco para desenvolver a doença sobre os quais a humanidade tem uma participação direta. Os dados são de estudo multicêntrico que estimou em quanto o estilo de vida, infecções, fatores ocupacionais e agentes ambientais poderão influenciar na ocorrência de câncer em 2020. O estudo reúne pesquisadores do IARC, braço de pesquisas do câncer da OMS; da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), dos Ministérios da Saúde do Brasil e dos Estados Unidos, dentre outras instituições dos dois países, incluindo o A.C.Camargo. A pesquisa foi publicada em 2016 na revista científica Plos One e está disponível em http://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0148761.

De acordo com os autores, a inatividade física está associada com o desenvolvimento de câncer colorretal, pâncreas, mama, corpo do útero, próstata e rim. Outra forte associação com câncer demonstrada no estudo é relacionada com sobrepeso e obesidade, condição que favorece a ocorrência de tumores de esôfago, vesícula biliar, colorretal, mama (na pós-menopausa), corpo do útero e rim.

A obesidade desregula múltiplas vias hormonais tanto em homens quanto em mulheres, estando associada a altos níveis de insulina, baixos níveis de adiponectina (hormônio protéico que modula vários processos metabólicos), baixos níveis de testosterona, altos níveis de estrógeno, altos níveis de citocinas inflamatórias (que afetam a resposta imune) e cada um destes fatores podem ser determinantes para a progressão do câncer.

“Conforme a ciência evidencia, portanto, a adoção de um estilo de vida saudável é uma importante medida para prevenção de câncer. Toda medida que estimula a prática de atividade física, controle do peso e dieta equilibrada é fundamental”, explica o cirurgião oncologista e diretor do Departamento de Urologia do A.C.Camargo, Gustavo Cardoso Guimarães.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 54% dos brasileiros em idade adulta são classificados na condição de suficientemente ativos. O nível recomendado de atividade física no lazer é de, pelo menos, 150 minutos semanais de atividade física de intensidade leve ou moderada ou de, pelo menos, 75 minutos de atividade física de intensidade vigorosa. Como exemplos de atividades físicas de intensidade vigorosa há a corrida, os esportes coletivos no geral, ginástica aeróbica, entre outras atividades que aumentem a frequência cardíaca muito além dos níveis de repouso.

Conforme explica Gustavo Guimarães, a prática de atividade física, além de ajudar na prevenção do câncer, reduz também o risco de doenças do coração, derrame e também melhora a capacidade pulmonar. E, acrescenta o médico, quanto mais cedo essa prática for incentiva, maior será o benefício ao longo da vida. “A diminuição do percurso torna a participação factível para todos, incluindo as crianças e adolescentes . Queremos que essa prova seja, para muitas famílias, a porta de entrada para a prática de atividade física”, almeja Gustavo Guimarães.

A gerente de Marketing e Comunicação do A.C.Camargo, Vanessa Flora Armellini, reforça que a 7ª edição da Corrida e Caminhada tem com objetivo mostrar que a prevenção do câncer é uma causa da humanidade.. “A nossa estratégia é encorajar os não atletas a virem se movimentar conosco por esta causa tão importante que é a da prevenção do câncer”, explica.

DICAS AOS PARTICIPANTES

 - No dia da prova, alimente-se bem, porém coma coisas leves e de fácil digestão. Dê preferência para o consumo de alimentos ricos em carboidrato como pão, barras de cereais, granola, cereais matinais, sucos, frutas, legumes, geléia e mel

- Escolha tênis e roupas adequados para corrida ou caminhada

- Faça um bom aquecimento antes do início da prova

- Beba água ou hidrotônico durante o percurso, pois isso é muito importante para sua hidratação

- Respeite os limites de seu corpo

- Após a prova, faça uma alimentação reforçada, dando preferência aos alimentos ricos em carboidrato

SERVIÇO 7ª Corrida e Caminhada A.C.Camargo Cancer Center – Saúde e Prevenção
Todos em Movimento contra o Câncer
Data:
 03/12/2017 (domingo)
Local: USP - Cidade Universitária de São Paulo
Distâncias: 3km e 8km
Abertura da Arena: 05h00
Largada para Atletas com Deficiência: 06h55
Largada Geral: 07h00
Informações: corridaaccamargo.ativo.com
Inscrições: até  29/11 ou até encerrar os lotes

Sobre o A.C.Camargo Cancer Center

Referência internacional em oncologia, o A.C.Camargo Cancer Center é um dos mais importantes centros especializados e integrados de diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa do câncer. A instituição provê assistência integrada, de alta complexidade, humanizada e centrada nas necessidades e segurança dos pacientes, em todas as etapas, desde o diagnóstico até a reabilitação.

No A.C.Camargo, médicos e cientistas atuam em conjunto no desenvolvimento de pesquisas que serão aplicadas no futuro da oncologia, resultando nas melhores alternativas terapêuticas e, consequentemente, no aumento dos índices de cura e de sobrevida do paciente. No Ensino, é a principal Instituição formadora de especialistas, residentes, mestres e doutores em oncologia do país, aptos a compartilhar o conhecimento e atuar no combate ao câncer em benefício de toda a sociedade.

Facebook: http://www.facebook.com/accamargocancercenter
Twitter: http://www.twitter.com/haccamargo
Google+: https://plus.google.com/+ACCamargoCancerCenter
YouTube: http://www.youtube.com/accamargovideos
LinkedIn: http://www.linkedin.com/company/accamargo
Instagram: https://instagram.com/accamargocancercenter/

MAIS INFORMAÇÕES À IMPRENSA - A.C.Camargo Cancer Center:
.Comunique
Moura Leite Netto - Mtb 44.949 - moura@comunique.srv.br 
Fones: 55 11 99733-5588 (vivo) / 98469-0088 (tim) / 2189-5000 r.2136

Compartilhe:
Imagem Nuvem de Notificações

Você também vai gostar

Últimas do seu time

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2017

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Cor
    72
  • 2 Pal
    63
  • 3 San
    63
  • 4 Grê
    62
  • 5 Cru
    57
  • Veja tabela completa