A culpa da derrota do Bayern de Munique na primeira partida das quartas de final da Liga dos Campeões contra o Porto acabou caindo sobre o departamento médico do clube

A culpa da derrota do Bayern de Munique na primeira partida das quartas de final da Liga dos Campeões contra o Porto acabou caindo sobre o departamento médico do clube

A culpa da derrota do Bayern de Munique na primeira partida das quartas de final da Liga dos Campeões contra o Porto acabou caindo sobre o departamento médico do clube. O médico Hans-Wilhelm Müller-Wohlfahrt se demitiu depois do revés, dando fim a uma história conturbada entre o doutor e o técnico Pep Guardiola, que começa praticamente junto a chegada do comandante ao clube, em 2013.

As quatro décadas de Hans-Wilhelm Müller-Wohlfahrt  como médico do Bayern de Munique, ser o médico da seleção alemã e ter grandes atletas de alto nível, como Usain Bolt em seu currículo não serviram de nada para o doutor cair nas graças de Guardiola. O UOL Esporte separou os principais atritos entre treinador e departamento médico.

1- A primeira grande polêmica:

Pep Guardiola fez questão de levar Thiago Alcântara do Barcelona para o Bayern de Munique quando assumiu o comando da equipe alemã. No entanto, em seu primeiro ano no clube, o brasileiro naturalizado espanhol sofreu com uma lesão no joelho, o que originou um dos maiores atritos do treinador com o departamento médico.

Pep Guardiola quis que Thiago Alcântara tratasse a lesão no joelho em Barcelona e não com o médico do clube, o que gerou mal-estar, já que Hans-Wilhelm Müller-Wohlfahrt  não estava de acordo com o caso.

Na questão de Thiago Alcântara o médico acabou levando a melhor, já que o tratamento fora da Alemanha não deu certo e o jogador não se recuperou, ficando até mesmo fora da Copa do Mundo. Na época, Pep Guardiola admitiu que cometeu um erro.

2 - Atendimento na sede do clube:

Quando chegou ao Bayern de Munique, em 2013, uma das primeiras coisas que Guardiola quis mudar no clube foi justamente relacionada ao departamento médico. O treinador fez com que o doutor Hans-Wilhelm Müller-Wohlfahrt  passasse atender os jogadores na sede do clube e não mais em sua clínica particular, como sempre havia ocorrido.

3 - Astros lesionados:

A lista de astros no Bayern de Munique é grande, o time é um dos melhores do mundo. Mas as lesões de ídolos como Argen Robben, Franck Ribéry e Bastian Schweinsteiger enfraqueceram ainda mais a relação de Guardiola com Hans-Wilhelm Müller-Wohlfahrt. O treinador chegou a dizer que precisava mudar o jeito de jogar sem os seus principais nomes do elenco. "Sem Robben e Ribéry somos um time diferente. Claro que temos grandes problemas, pois não temos jogadores para lances individuais. Temos outros atletas e precisamos adaptar nosso jogo a eles", observou Guardiola sobre o caso.

A crise em relação a lesões no Bayern de Munique é tão grande que na partida contra o Eintracht Frankfurt, no dia 11 de abril, dias antes do jogo contra o Porto na Liga dos Campeões, Guardiola tinha apenas quatro jogadores no banco de reservas.

4 - Aplausos para o médico:

Umas das cenas mais polêmicas da última semana envolvendo o médico Hans-Wilhelm Müller-Wohlfahrt e Pep Guardiola foi a que se segue à lesão de Benatia, na partida do Bayern de Munique contra o Bayer Leverkusen, na Copa da Alemanha. O treinador aplaude o médico ironicamente após o jogador se lesionar e o doutor acaba deixando o banco de reservas.

5 - A derrota contra o Porto

A polêmica que colocou fim ao ciclo de quatro décadas de Hans-Wilhelm Müller-Wohlfahrt como médico do Bayern de Munique foi a derrota contra o Porto por 3 a 1 nas quartas de final da Liga dos Campeões.

Guardiola teria culpado a comissão médica do clube pela derrota e um dia depois do jogo, Hans-Wilhelm Müller-Wohlfahrt pediu demissão do clube em uma carta, na qual afirma ter sido injusto culpar o departamento médico pela derrota. 

Foto: UOL

Últimas do seu time