Governador afirma que, apesar disso, espaço estará apto para receber competições esportivas durante os Jogos Olímpicos

Governador afirma que, apesar disso, espaço estará apto para receber competições esportivas durante os Jogos Olímpicos

Pouco mais de um ano antes do início dos Jogos Olímpicos Rio-2016, o governo carioca admitiram a real situação da Baía de Guanabara, assumiu erros cometidos na tentativa de limpar o espaço e abandonou a meta de despoluir a área para a Olimpíada. Um novo plano de despoluição foi apresentado pelo governador Luis Fernando Pezão, o qual prevê no mínimo R$12 bilhões de investimento e um prazo de 20 anos para conclusão.

Em 2009, quando o Rio de Janeiro apresentou sua candidatura para sediar os Jogos Olímpicos, a despoluição das águas era considerada o principal legado da competição. O Estado se comprometeu a tratar 80% do esgoto que chega à Baía de Guanabara. Hoje, este número chega a 50%. Para o secretário estadual do Ambiente, André Corrêa, a divulgação de uma meta foi um erro e um novo número só será divulgado após uma série de estudos.

"Erramos. Agora, não podemos seguir errando", ratificou o governador Luiz Fernando Pezão. "Só vamos divulgar uma meta depois que tivermos os estudos necessários."

Apesar da proximidade dos Jogos Olímpicos, Pezão afirma que o novo plano fará com que a Baía esteja apta a receber competições do evento.

Foto: UOL

Últimas do seu time