Confira o especial de aniversário de um dos maiores ídolos da história alviverde

Confira o especial de aniversário de um dos maiores ídolos da história alviverde

Matéria escrita por Rafael Serra, que trabalhou no portal Terceiro Tempo até o começo de 2016

O ex-goleiro Marcos completa 43 anos nesta quinta-feira e, como não poderia deixar de ser, nós do portal Terceiro Tempo não deixamos a data passar em branco. Confira um especial com 12 grandes momentos da carreira deste que é um dos grandes ídolos da história do Palmeiras e do futebol brasileiro.

Menção honrosa - Jogo de despedida (Palmeiras 99 2 x 2 Brasil 2002)

O último jogo de São Marcos com a camisa do Palmeiras não entra no top 12, afinal, não foi uma partida oficial. No entanto, está na relação, até porque não é qualquer jogador que se despede de um clube recebendo uma festa tão bonita e com convidados tão especiais. Além disso, Marcos foi escalado para bater, e converteu um pênalti, fato que deixou a partida ainda mais especial.

  

12 - Palmeiras 4 x 0 The Strongest (Libertadores 2000)

 O momento número 12 não retrata a genialidade de Marcos como jogador, mas ajuda a mostrar a sua tão famosa simplicidade, que acabou por fazê-lo respeitado até entre os rivais mais ferrenhos. 

Durante a tranquila vitória do Palmeiras sobre o The Strongest (Bolívia), válida pela primeira fase da Libertadores de 2000, Marcos tomou um cafézinho dentro do gramado. A atitude foi vista por muitos como um exemplo da inocência do goleiro, mas o adversário não entendeu desta forma. No jogo de volta, na Bolívia, o Palmeiras foi derrotado por 4 a 2. A cada gol da equipe boliviana, os jogadores simulavam tomar café.

 

11 - Palmeiras 0 (12) x (13) 0 Inter de Limeira (Paulistão 2001)

O inovador regulamento do Campeonato Paulista de 2001 previa disputa de pênaltis em partidas que terminassem empatadas. Marcos não queria, mas após vinte cobranças, não teve escolha. Apesar de sua falta de habilidade com os pés, converteu seu pênalti sem maiores dificuldades.

Aquela foi a única fez que o goleiro balançou as redes durante a carreira, ainda que o gol não conte para as estatísticas (não são considerados gols marcados em decisões por pênaltis). No entanto, a contribuição de Marcos não foi o suficiente. Tuta desperdiçou duas cobranças e o Palmeiras foi derrotado pela Inter de Limeira por 13 a 12.

 


10 - Palmeiras x Corinthians (2005)

Em 2005, o goleiro já era considerado um dos maiores ídolos da história do clube. Porém, as constantes lesões sofridas na temporada anterior e a crise financeira vivida pelo Palmeiras faziam com que a diretoria do clube não descartassem negociar o principal jogador da equipe, até por conta da presença de dois ótimos reservas (Sérgio e Diego Cavalieri). Marcos preferiu não aceitar a bolada oferecida pela MSI, pois não achava que teria condições de superar a desconfiança da torcida corintiana e também não estava disposto a ter sua história questionada como ídolo palestrino.

 

9 - Palmeiras 2 x 7 Vitória (Copa do Brasil 2003)

Mal sabia o goleiro que menos de um ano após conhecer o alto do olimpo da bola com a seleção brasileira, o calvário do rebaixamento bateria à porta alviverde. Ainda que o elenco não fosse brilhante, poucos imaginavam que o Palmeiras pudesse ser rebaixado em 2002. Porém, contrariando as estatísticas do início do campeonato, o improvável aconteceu no último jogo da primeira fase do campeonato, em uma derrota por 4 a 3 diante do Vitória, no Barradão.
Poucos meses depois, em abril, o Palmeiras recebeu o mesmo Vitória ainda juntando os cacos da queda. Como nem só de glórias vive um ídolo, esta é uma das poucas atuações de Marcos que o torcedor palmeirense deseja esquecer. Foram nada menos que 7 gols para o Vitória e apenas dois para o Palmeiras, incluindo um frangaço do goleiro santo.

 

8 - Atlético Goianiense 1 (2) x (1) 0 Palmeiras (Copa do Brasil 2010)

Um reflexo dos últimos anos de Marcos no Palmeiras. A extrema qualidade demonstrada pelo goleiro era insuficiente para compensar a falta de qualidade do elenco e também a desorganização política que prejudicava o clube fora do campo. 
Durante as quartas de final da Copa do Brasil de 2010, após uma vitória simples de cada lado, a classificação teria que ser decidida nas cobranças de pênaltis. 
Marcos defendeu três cobranças. Isso mesmo, três cobranças. Ainda assim, o Palmeiras foi eliminado por 2 a 1.

 

7 - Sport 1 (1) x (3) 0 Palmeiras (Libertadores 2009)

Já longe do auge de sua carreira, Marcos estava longe de suas condições físicas ideais quando o Palmeiras enfrentou o Sport pelas oitavas de final da Libertadores de 2009. Uma atuação impecável fez com que o Alviverde segurasse a derrota em apenas 1 a 0, ou seja, que venha a disputa de pênaltis mais uma vez. Como de praxe, três defesas de Marcos asseguraram a sobrevivência do Palmeiras. Uma atuação que justificava a alcunha de santo.

 

6 - Manchester United 1 x 0 Palmeiras (Copa Europeia/Sul-Americana 1999)

Após ter se consagrado durante a disputa da Libertadores, Marcos experimentou o gosto amargo de ser considerado vilão. Enfrentando o campeão europeu Manchester United em Tóquio, o Palmeiras dominou quase toda a partida. Mas em um cruzamento despretencioso do também ídolo Ryan Giggs, Marcos caçou borboleta e viu a redonda terminar nos pés do “marrento” Roy Keane.

 

5 - Corinthians 2 (2) x (4) 0 Palmeiras (Libertadores 1999)

Muitos consideravam o clássico entre Palmeiras e Corinthians pelas quartas de final da Libertadores de 1999, o maior da história dos dois clubes. E as partidas corresponderam às expectativas. 
Após vencer o Corinthians por 2 a 0 no jogo de ida, a equipe alviverde tomou o troco no segundo jogo, fazendo com que a partida fossse decidida nos pênaltis. Marcos defendeu a cobrança de Vampeta, enquanto Dinei isolou sua oportunidade. Festa alviverde. Após 31 anos, o Palmeiras estava de volta a uma semifinal continental.

 

4 - Palmeiras 2 (4) x (3) 1 Deportivo Cali (Libertadores 1999)

Duas partidas separavam o Palmeiras de seu primeiro título da Libertadores. No entanto, uma derrota na primeira partida contra o Deportivo Cali, na Colômbia, dificultou as coisas para a equipe comandada por Luiz Felipe Scolari. Evair e Oséas ajudaram o alviverde a vencer a partida de volta por 2 a 1 e levar o jogo para mais uma disputa de pênaltis. 
Marcos novamente brilhou e colocou de vez seu nome na história do Alviverde Imponente.

 

3 - Copa do Mundo 2002

A seleção brasileira comandada por Felipão chegou à Coreia do Sul desacreditada, cheia de incertezas. Nenhuma dúvida pairava na cabeça do técnico quando o assunto era o gol. Mesmo com a companhia de Dida e Rogério Ceni, Marcos era o titular absoluto. E apesar da magia mostrada pelos inúmeros craques do elenco durante a campanha do penta, poucos questionam a enorme importância de São Marcos naquela seleção. Afinal, quem não se lembra da defesa do goleiro no chute do alemão Oliver Neuville, quando o jogo ainda estava 0 a 0?

 

2 - Palmeiras x Arsenal (2003)

Após ter sido peça chave do elenco campeão do mundo em 2002, os convites estrangeiros não demoraram a chegar. Em janeiro de 2003, Arsène Wenger mandou representantes do Arsenal à São Paulo para sondar o jogador. Poucos dias depois, Marcos chegou a viajar para Londres, mas acabou decidindo continuar no Palmeiras para ajudar na reconstrução da equipe que havia sido rebaixada recentemente no Campeonato Brasileiro. Se ainda faltava algo para carimbar o atestado de ídolo do goleiro, agora já não faltava mais.

 

1 - Corinthians 2 (4) x (5) 3 Palmeiras (Libertadores 2000)

Palmeiras e Corinthians se reecontraram pela Libertadores novamente em 2000. Desta vez, pelas semifinais. E assim como na temporada anterior, as duas partidas foram cheias de gols e emoção. O Corinthians venceu o primeiro duelo por 4 a 3, mas na segunda partida, permitiu a virada palmeirense após estar vencendo por 2 a 1. O destino reservava novamente os penais para duas das melhores equipes da história de ambos os rivais. Após nenhum erro em oito cobranças, Marcelinho Carioca, um dos maiores ídolos da história do Corinthians, parou na muralha chamada Marcos. A cobrança é considerada por muitos, uma das mais significativas da história do futebol.

Foto: Placar

Últimas do seu time