Derrubaram preconceitos, reviram conceitos e venceram. Essa é a trajetória da Alemanha até o tetracampeonato

Derrubaram preconceitos, reviram conceitos e venceram. Essa é a trajetória da Alemanha até o tetracampeonato

O maior jogador de basquete de todos os tempos afirmou após o seu sexto título da NBA: errei mais de 9.000 cestas e perdi quase 300 jogos. Em 26 diferentes finais de partidas fui encarregado de jogar a bola que venceria o jogo... e falhei. Eu tenho uma história repleta de falhas e fracassos em minha vida. E é exatamente por isso que sou um sucesso.

Michael Jordan no parágrafo acima explicou a essência da Seleção Alemã, que mudou comportamento, a filosofia e como trabalhar o futebol.

Notoriamente conhecidos pela xenofobia na história e ainda com muitos remanescentes de uma mentalidade cativante da angústia e do preconceito atrapalhava o que era inevitável: a miscigenação do selecionado germânico. Entre os campeões do mundo, simplesmente sete jogadores são descendentes diretos ou naturalizados: Khedira, Ozil, Klose, Boateng, Howedes e Mustafi e Podolski.

Os fracassos nas Copas de 1994 e 1998, quando foram desclassificados na fase de oitavas de final, a final perdida de 2002, e as duas vezes na terceira colocação em 2006 e 2010, fora as humilhantes desclassificações ainda na primeira fase das Euros de 2000 e 2004 e a freguesia para os rivais Espanha e Itália respectivamente em 2008 e 2012 deram o tom de uma nova filosofia. 

Os descendentes dos bárbaros hiper competitivos são orgulhosos, mas são susceptíveis a fracassos e começaram a repensar em vários módulos da palavra mágica: mudança;  inclusive a liberação de "estrangeiros" para o selecionado obter o sucesso novamente.

Para trabalhar uma nova filosofia trouxeram um grande ídolo alemão Jurgen Klismann e o seu assessor era o Joachim Loew, não veio o título em casa, mas o time ganhou o respeito da torcida.

Foi o primeiro passo.

Após a competição de 2006, Klismann zarpou para os Estados Unidos incomodado com a imprensa alemã, Loew assumiu e levou a inúmeros "bronzes".

Mas os alemães não gostam dessa cor e os jornalistas começaram e especular e a criar matérias anedóticas, como a famigerada que o treinador comia "caquinha" de nariz.

Desviando o foco da mídia e dos preconceituosos, pois a medida dos "estrangeiros" já estava encaixada e um novo time, competente, habilidoso e que respeitava as diferenças surgia ali.

Por exemplo, Ozil é muçulmano praticante e fala fluentemente o turco, Klose e sua esposa são poloneses e falam o idioma nativo em casa para os filhos não perderem a identidade, Khedira é filho de tunisiano, Boateng tem o pai ganês, Mustafi, tem os seus pais nascidos na Albania, Podolski é polonês de nascimento e Howedes é descedente direto de noruegueses.

É uma nova etnologia alemã, mais democrática, responsável, pois muitos conheceram e foram tratados com diferenças e sabem a oconheceram a dor dos  excluídos.

Aproveitando o ensejo, o técnico Loew aproveitou as ideias de outro estrangeiro, Guardiola, que comanda o Bayern de Munique  e montou um esquadrão alemão diferente, baseado no toque de bola.

No Brasil, os jogadores abraçaram o país e o ambiente era o melhor possível. Cantaram o hino do Bahia, navegaram em um barco a vela, passearam pelas praias de Santa Cruz da Cabrália e simplesmente não foi um trabalho e sim um divertimento.

O resultado foi o tetracampeonato.

Mas o que mudou não foi o futebol e sim, os homens.

Os alemães pensaram, derrubaram os preconceitos, reviram os erros e se divertiram trabalhando. Foi a fórmula do sucesso que encontraram

 


 Leia mais

#1 - Final da Copa - A bandeira virou a camisa dos "hinchas" e "Fan" no Rio de Janeiro

# 2- Taxi "barato" no Rio deu show em São Paulo 

#3- final da Copa - Mulher carioca enlouquece estrangeiros, brasileiros e até ETs!

#4- final da Copa - Urca, o muro do Paraíso!

#5- final da Copa - Fanfest,a Disneylândia do futebol em Copacabana!

#6- final da Copa - Argentinos perguntavam por Kaká, Ronaldinho e Robinho!

#7 - final da Copa -Saiba onde é feito o maior e mais saboroso lanche da Copa do Mundo!

#8 - final da Copa - Americana: I love World Cup Brazil!

#9 - final da Copa - Torcida argentina apoia, exemplo para o Mundo!

#10 - final da Copa - Na decisão do mundial, um craque faz exposição na cidade!

 #11- A seleção brasileira da imprensa na Copa!

#12- A seleção alemã abriu as fronteiras para ser campeã

# 13 - Viva a América Latina menos a Argentina!

# 14 - final da copa - Futebol brasileiro digno de dó no Rio!

# 15 - A minha seleção da Copa de 2014!

#16 - O fim e os meus erros na Copa do Mundo!

Últimas do seu time