Galo tem aproveitamento de 77% em 99 partidas no reconstruído Estádio Independência

Galo tem aproveitamento de 77% em 99 partidas no reconstruído Estádio Independência

Caiu no Horto tá Morto. Grito da torcida do Atlético-MG que ficou famoso em 2012 e dura até hoje. Atuando no Estádio Independência desde maio daquele ano, o time alvinegro vai completar 100 jogos na reformulada arena neste sábado, contra o Cruzeiro. Com quase 80% de aproveitamento, a equipe atleticana foi derrotada somente seis vezes no local.

E olha que o primeiro revés demorou para acontecer. Foi somente no último dia de julho de 2013, quando ainda estava com ressaca pela conquista da Copa Libertadores, que aconteceu uma semana antes, e perdeu por 2 a 1 para o Atlético-PR. Em 99 partidas, como mandante ou visitante, são 69 triunfos. Qual a razão de tanto sucesso?

O UOL Esporte levantou alguns pontos que explicam a razão de tanto sucesso do Atlético atuando no estádio do América-MG.  Afinal de contas, já que o atleticano almeja tanto o título do Brasileirão, manter o bom rendimento como mandante é determinante para o time se manter entre os primeiros colocados.

Sensação de casa própria

Reconstruído pelo governo de Minas Gerais, o Independência foi repassado para a BWA. Em iniciativa arriscada, o Atlético se tornou sócio na exploração comercial do estádio. O acordo assinado pelo ex-presidente Alexandre Kalil revoltou os torcedores do Cruzeiro e do América, o dono do estádio, e passou aos atleticanos uma sensação de casa própria. A torcida do Atlético se sente bem no Horto.

Estilo de jogo

Desde 2012 o Atlético adotou uma postura ofensiva em campo. Sempre a equipe alvinegra atua com pelo menos quatro jogadores de frente, além de laterais que apoiam constantemente. O jogo intenso e de pressão tem dado retorno dentro de casa. Entre as seis derrotas, duas foram logo após as conquistas da Copa Libertadores e a Copa do Brasil, e outra com o time reserva, no clássico com o América-MG.

Casa cheia, cofre cheio

Manter um elenco qualificado não é barato. Por isso o preço médio do ingresso para os jogos do Atlético subiu desde 2012, quando a equipe passou a jogar no Estádio Independência. Mesmo assim a taxa de ocupação é acima de 70%, número elevado para o padrão do futebol brasileiro. É verdade que a capacidade do estádio está limitada a pouco mais de 20 mil lugares, mas o suficiente para o Atlético ter uma renda média de R$ 500 mil por jogo, além do faturamento com o programa de sócio-torcedor.

Palácio de Ronaldinho

Foi no Horto que Ronaldinho Gaúcho reencontrou seu grande futebol e voltou a encantar torcedores e admiradores mundo afora. Mais do que show, o R10 foi eficiente diante da torcida alvinegra. Com ele em campo o Atlético jamais saiu derrotado no Independência. Em 40 partidas no Horto foram 27 vitórias e 13 empates.

Respeito

Com uma equipe forte, uma torcida que empurra e números que impressionam, o jogo com o Atlético no Independência é um dos mais complicados no Campeonato Brasileiro. Conseguir empatar no Horto já é um grande resultado. Os últimos campeões do Brasileiro saíram derrotados nos confrontos com a equipe alvinegra, o Fluminense em 2012 e o Cruzeiro mas duas últimas temporadas.

Contra o Cruzeiro

O rival deste sábado é o time que mais enfrentou o Atlético no Independência. Mandante no primeiro clássico, já que o Mineirão ainda estava em reforma para a Copa do Mundo, a equipe celeste visitou o Atlético em oito oportunidades e ainda não sabe o que é bater o rival no Horto desde a reforma. São cinco vitórias atleticanas e quatro empates.

Foto: UOL

Últimas do seu time