Ruy Rey

Ex-centroavante da Ponte Preta e Corinthians
Ruy Rey de Araújo, o Ruy Rey ou Rui Rei, ex-centroavante que entrou para a história do futebol naquela final entre Corinthians e Ponte Preta, no Morumbi, no dia 13 de outubro de 77.
 
Mora em São Paulo, sendo responsável por um projeto social comunitario, o "Repasse de Bosas de Curso de Inglês" para escolinhas de futebol carentes, com 100% de bolsa e R$30,00 de manutenção.
 
Em 1994 fundou a Associação Esportiva Ruy Rey, com fins lucrativos, no bairro do Tatuapé, zona leste de São Paulo, no Clube Social Tatuapé.
 
Advogado, formado na Universidade Suan, em Bonsucesso-RJ,  Ruy Rey é pai de quatro filhos (Zerrei, Tuturei, Teteusrei e Débora, que é modelo).
 
Filho do casal Amennécio Raimundo (italiano, já falecido e que nem  conheceu) e Deuszedina de Araújo, é avô de sete netos (Moana, Mayara, Victor Hugo, Pedro Caio, Saulo, Marcela e Vitória).
 
Foi revelado por Dominguinhos, ex-atacante do Flamengo, na Usina de Talentos, na Comunidade da Cruzada de São Sebastião, no Rio, entre Ipanema e Leblon.
 
Naquela favela de cimento armado, também foram revelados outros craques, como Adílio, Antunes, Ernani,  Júlio César Urigueller e Paulinho Pereira. Todos costumavam jogar bola também na Praia do Pinto.
 
Rápido e oportunista, Ruy Rey começou a carreira no Flamengo, em 1974, onde jogou 19 partidas (8 vitórias, 8 empates, 3 derrotas) e anotou sete gols. Mas foi na Ponte Preta, ao lado de Dicá, Lúcio, Marco Aurélio, Tuta, Oscar, Carlos, Jair Picerni e companhia, que ele fez mais sucesso.
 
Em 1977, na grande final do Paulistão, Ruy Rey foi expulso pelo árbitro Dulcídio Wanderley Boschilla logo no começo da partida. A expulsão foi cercada de polêmicas, principalmente após alguns dias, já que Ruy Rey desembarcou no Parque São Jorge como novo reforço do alvinegro para a temporada de 1978. Ele jogou no Corinthians em 1978, 1979 e 1981. Fez 77 jogos (30 vitórias, 28 empates, 19 derrotas) e marcou 21 gols com a camisa do Timão.
 
Além de Flamengo, Ponte e Corinthians, o centroavante defendeu a Portuguesa, por empréstimo (76), América do Rio (79), Botafogo (80), Deportes Tolima, da Colômbia (82), São Cristóvão/RJ (83), Portuguesa/RJ (83 a 86), Cestal Bilbao, da Espanha (86 a 88) e Nova Cidade/RJ (89), onde encerrou a carreira.
 
Aliás, Ruy Rey foi o primeiro brasileiro a jogar no País Basco, região entre a Espanha e a França, com cultura distinta em relação aos dois países e que pleiteia sua independência.
 
Os principais títulos de Ruy Rey como jogador foram: campeão carioca pelo Flamengo em 1974 e campeão paulista pelo Corinthians em 1979.

No dia 30 de abril de 2017, Ruy Rey contou detalhes da final do Paulistão de 1977 no “Domingo Esportivo”:

ABAIXO, ENTREVISTA DE RUY REY AO UOL, EM MAIO DE 2020, FALANDO SOBRE A FINAL DO CAMPEONATO PAULISTA E A SEQUÊNCIA DE SUA CARREIRA. ENTREVISTA FEITA POR BERNARDO GENTILE E VANDERLEI LIMA. IMAGENS E EDIÇÃO DE TAÍS VILELA

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES