E mais: para sobreviver, clubes têm de matar federações! E os palpites da rodada "decisiva" do Paulistão!

E mais: para sobreviver, clubes têm de matar federações! E os palpites da rodada "decisiva" do Paulistão!

É hoje! É dia de clássico! É dia de Juvenal, Juventus x Nacional, o Dérbi tradicional e charmoso dos pequenos de São Paulo. E não é um Juvenal qualquer. É o Juvenal de número 69.

Detesto fazer analogia de futebol com sexo, mas, em nome do didatismo, rendo-me: em posição confortável, por cima na tabela (ah, que visão), o Moleque não precisa nem penetrar para chegar ao orgasmo no Juvenal-69...Como dizem os moderninhos, o lance é “encaixar” um contra-ataque, pegar a equipe rival de calça curta...

Mas, com todo respeito ao Naça, era jogo para a Javari. E, sem tanto respeito assim pela armagedônica FPF de Marco Polo del Nero, o Richard Gere brasileiro (é impressionante como o mulherio mais novo baba no tiozão da cartola, né?), era jogo para domingo!

Seja como for, às 15h, na Barra Funda, o globalizado planeta bola, o mundo em que torcedores babam pelo Chelsea pelo Twitter do outro lado do continente, vai dar uma pausa e se entregar ao futebol real, tradicional, romântico! Boleiros do sofá da geração Tinder, é dia de tête-à-tête com a história! Pay-per-view é para os fracos! Juvenal é pra quem tem pegada!

O ex-corinthiano Gil, a grande estrela juventina, agora atuando como centroavante (“referência”, como o próprio me disse, é fronhice-moderninha!), bateu um papo com o BLOG DO VITÃO ontem na Javari sobre o palpite. Com um histórico muito bom em Dérbis e Majestosos, o canhota bota fé que vai brilhar também no Juvenal.

“Escreve aí, meu palpite: 2 a 0 para nós. Tem uns amigos meus lá no Nacional e quero muito ganhar deles. E tem mais, o Nacional tem jogadores que pertencem ao São Paulo e isso sempre é uma motivação a mais”, brincou o ex-corinthiano Gil, que, para Antonio Roque Citadini e parcela considerável dos 30 milhões de loucos, é melhor do que Kaká.

Depois do papo com o ex-10 corinthiano (agora o “Legislador” grená veste a 9), conversei com o técnico juventino Rodrigo Santana. Nos encontramos, por acaso na Esfiha Juventus, coladinho ali na Javari, onde o grupo joga e se concentra. “E aí, Vitão, vai cornetar? Estamos em primeiro”, brincou.

Como sou polido e tímido, não cornetei. Mas, como torcedor-observador (vi uma meia dúzia de jogos da campanha-2015 como torcedor e um igual número no ano passado), já tinha a melhor das impressões do técnico. E gostei ainda mais de ver ele animado com a campanha, otimista em relação ao acesso, mas sem marra, fronhice nem os pés fora do chão.

Aliás, desde o ano passado, quando, coitado, comandava um time horroroso que não poderia sonhar com nada além da permanência. Agora, contando com a experiência de Adiel e Gil do meio para frente e com alguns bons valores ofensivos, como Nathan e Daniel Costa, o treinador armou uma linha defensiva compacta que chama atenção de quem gosta de ver futebol com olhar tático.

Ferro, o capitão, só sabe na boa pela direita, é uma espécie de lateral-zagueiro pela direita, uma espécie de, observando apenas a questão tática, Mário Fernandes quando surgiu no Grêmio. Já Orinho, pela esquerda, é um lateral à brasileira. Quase ponta, habilidoso, bom cobrador de falta e é mais um ponta esquerda do que um lateral-lateral. Léo e o canhoto Victor Salinas, fortes no jogo aéreo ofensivo, têm características complementarem que formam uma boa dupla. Não é a Hungria-1954 nem a Holanda-1974, mas, para a A-3, é um time que justifica a liderança folgada! Que tem um goleiro muito bom: André Dias! Ao contrário dos companheiros de linha, em que a análise é mais complicada pelo nível ruim dos adversários, goleiro dá para ter uma ideia do potencial, independentemente do certame. E André, além de bom goleiro, tem uma sorte (como tenho classe, jamais diria “rabo”) para Carla Peres nenhuma botar defeito!

O jogo de hoje, em relação à tabela, significa pouco para o Juventus, já classificado. Mas vale pela história. Como o Juventus subirá (aqui, além da torcida confessa, é análise: o time está azeitadinho) e o Naça não, sabe-se lá quando teremos outro Juvenal!

E, da série "Mooca é Mooca, o resto é bairro", o leitor sabe que aqui no Blog do Vitão, o Juventus é e sempre será notícia. Em qualquer divisão. Mas, saravá São Jorge em corrente com San Gennaro, será na A-2 em 2015.
 
 
Vale quase tudo... Momento de descontração na véspera do Juvenal: a Javari, que já viou de tudo, do gol mais bonito de Pelé à gravação da antolgócia cena de "Boleiros" com o juiz larápio vivido por Otávio Augusto, presenciou um debate de altíssimo nível entre o jornalista Vitor Guedes, que tem um nome a zelar (e zelar, claro, vem de ZL), e Gil, o legislador, o homem da Lei de Gil, muito mais conhecida nos estádios, registre-se, do que a Lei Pelé... Valeu quase tudo no papo impublicável sobre as fronhices do futebol moderno da geração "hat-trick". Pena que o papo não foi gravado... Ah, Glorinha Kalil e Ronnie Von aprenderiam muito sobre requinte, elegância e etiqueta se tivessem acesso à gravação 
 
Juvenal-69: histórico e palpite  
 
Classificado à próxima fase da Série A-3 e candidato ao acesso à A-2, o Juventus visita o Nacional, na Barra Funda, no tradicional “Juvenal”. Ao longo dos 68 jogos da história, o Moleque é soberano: os números são do historiador palestrino-juventino Fernando Galuppo (35 vitórias do Juventus, 16 vitórias do Nacional e 17 empates). Palpite, dá Moleque: Nacional 0 x 1 Juventus!
 
Não perco o Juvenal-69 por nada... Mas, se você não podera estar na rua Comendador Souza, a Web Rádio Mooca transmite o Juvenal com Renato Corona, Raony Pacheco e Marden Soares! Clique no logo da rádio ou na imagem e curta!
 
Domingo é casa cheia: ingressos à venda no clube
 
Se hoje é na Barra Funda, domingo, às 10h, o líder se reencontra com a sua torcida. A direção do Juventus aposta em casa cheia e, por isso, solicitou a carga máxima de 4.000 ingressos para o jogo contra a Inter de Limeira. Até por isso, começou já na terça a venda antecipada na secretaria do clube, na sede social (Rua Comendador Roberto Ugolini, 20). A comercialização continua hoje e continuará durante a semana, das 8 às 20h, ou até esgotar as entradas.
 
Para sobreviverem, clubes têm de matar federações!
 
Você comigo não combina, não adianta nem tentar, não vejo mais razão nenhuma para continuar... Alô, povão, agora é fé! Com os times grandes classificados há 818 séculos e com três dos quatro confrontos do mata únicos das quartas de final definidos (Timão x Ponte, Verdão x Bota, Tricolor x Red Bull), a dúvida é se o Peixe encara XV ou Penapolense, o dia da “rodada decisiva” da fase de classificação do Paulista é um ótimo momento para se discutir a inutilidade das federações estaduais! Inclusive das paulista e fluminense, “responsáveis” por “organizar” os dois principais estaduais do país do 7 a 1.
 
Aqui, em São Paulo, Del Nero, o Richard Gere brasileiro, limitou cretinamente o número de atletas inscritos, prejudicando o aproveitamento dos garotos da base e, indiretamente, diminuindo o valor da Copa São Paulo, outra competição “organizada” pela FPF. Copinha que, registre-se, ficou mundialmente conhecida em 2012, quando as 
imagens de Marin embolsando a medalha de campeão rodaram o mundo...
 
No Rio, além da patética lei da mordaça que conseguiu a façanha de transformar W(V)anderley(i) Luxemburgo em mártir, os merrrrrmãos não conseguem sequer definir qual lado da arquibancada cada torcida ocupará em clássicos no Maracanã...
 
Sempre me posicionei contrário à extinção dos estaduais (o que não significa, óbvio, concordar com o gigantismo e com as fórmulas esdrúxulas), mas, no momento, a discussão tem de ser outra. Que a dupla Fla-Flu inspire outros, e que os clubes (inclusive os pequenos) se unam contra a existência das federações, meras tomadoras de taxas que não prestam para nada! Sem elas, até o Paulistão e o Carioca podem voltar a ser interessantes!
 
Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL. É tudo nosso! É nóis na banca! É nóis na web! É nóis na facu!
 
 
Paulistão  
 
É triste, mas, infelizmente, não choca mais ninguém: a Lusa, ou o que resta dela, irá disputar à Série A-2 em 2016.
 
Palpites
 
São Paulo 1 x 0 Portuguesa
 
Ituano 1 x 1 Palmeiras
 
Mogi Mirim 1 x 1 Botafogo
 
São Bernardo 2 x 0 Marília
 
Red Bull 2 x 1 Linense
 
Santos 2 x 0 Rio Claro
 
Penapolense 2 x 0 São Bento
 
XV de Piracicaba 0 x 1 Corinthians
 
Capivariano 1 x 0 Ponte Preta
 
Bragantino 0 x 1 Audax
 
Resultados da Libertadores
 
Palestino 4 x 0 Zamora
 
Atlas 1 x 3 Colo Colo
 
San José 1 x 1 Juan Aurich
 
Guaraní 2 x 0 Racing
 
"Aline Bernardes fez um ensaio sensual para comemorar 100 mil seguidores no Instagram", informa o release de sua assessoria. Eu, como sou brasileiro e não tenho nádegas com isso, escolhi a pose que mais me deixou com carinha de moleque travesso... Dito isso, curtam a página do Blog do Vitão, sigam-me no Twitter, no Instagram... Sigam sem medo. Eu prometo, palavra de ZL, que nunca divulgarei um ensaio nessas poses se duplicar meus seguidores nas diversas redes sociais. (Allure Studio / MF Models Assessoria-Divulgação)
 
 

 

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL. É tudo nosso! É nóis na web! É nóis na banca! É nóis na facu (FAPSP)!
 

Últimas do seu time