É tradição, e o samba continua! Tirando em primeiro, segundo, ou em qualquer lugar! Aqui é preto e branco! Zona Leste somos nós!

É tradição, e o samba continua! Tirando em primeiro, segundo, ou em qualquer lugar! Aqui é preto e branco! Zona Leste somos nós!

Ano termina, ano começa, mas a alma do brasileiro não muda: somos um povo que, graças a Deus, amamos futebol e samba. Pelo menos a parcela formada por bons sujeitos, bons da cabeça e sãos dos pés.

E, com todo respeito a (re)posse da Dilma (depois de Kátia Abreu e Gilberto Kassab, presidente, a senhora não merece uma linha: isso para não falar na esdrúxula e decepcionante indicação para a pasta do esporte!), dia primeiro do ano é o dia marcado por duas coisas que merecem muito mais aplausos e parabéns: os aniversários da Vai-Vai (85 anos) e da Nenê de Vila Matilde (66 anos), escolas gigantes e tradicionalíssimas do Carnaval paulistano.

Com a imparcialidade de quem desfilou por Gaviões, Unidos de Vila Maria (alô, amigos do Favella, Geisa, presidente Adilson e toda a rapaziada gente finíssima da ZN) e, na companhia do meu Basílio, na Leandro de Itaquera (espero repetir a dose na Leão Guerreiro da ZL em 2015: na base do axé, Madiba, axé, vamos subir!), não dá para não reconhecer o peso tanto da alvinegra do Bixiga quando da azul e branco da minha amada zona leste!

Por inacreditável coincidência, os meus sambas-enredos prediletos tanto da Saracura quanto da Nenê são de 1988, ano que a agremiação do Bixiga, recordista de títulos em São Paulo, levou o caneco. Fiquem com os sambas.

Sim, sou saudosista! E, embora não seja Vai-Vai nem Nenê, sou alvinegro e ZL de todo o meu coração! E, sem média nem fronhice nem hipocrisia, tenho um grande carinho pelas duas escolas. Que também são responsáveis pelo meu grande amor pelo samba e pelo Carnaval. Aproveitem e curtam o samba-enredo 2015 das duas. Sou fã de Elis Regina, e o da Vai-Vai, que ouvi com a Pegada de Macaco dando show em ensaio da minha Leandro, é de emocionar. Alô, Paulo Valentim, a Vila Maria vem forte... Mas a sua Vai-Vai, sei não, vem pra beliscar...

Preto e branco: Vitor Guedes e seu ídolo no samba, o são-paulino Paulo Valentim

Falei do Paulo Valentim, presidente da Velha Guarda, porque é embaixador, cidadão-samba e, claro, porque Seu Paulo não é BO lá em casa... Porque se fosse falar das musas da Vai-Vai... É uma mais linda do que a outra, né, gatíssima, carismática e itaquerense Ivi Mesquita... E a Nenê de Byanca Souza também não é fraca, não!

Ivi Mesquita: beleza, charme, garra e samba no pé à altura da Vai-Vai! Isso que é Bela Vista, bacana...

É tradição, e o samba continua! Tirando em primeiro, segundo, ou em qualquer lugar! Aqui é preto e branco! Zona Leste somos nós! Uma palinha do que vem aí em 2015 com as escolas do Bixiga e da Vila Matilde.

Estou em férias no jornal Agora São Paulo. A coluna Caneladas do Vitão voltará a ser publicada em 3 de fevereiro. Até lá, vocês curtem os meus pitacos aqui no BLOG DO VITÃO!

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL. É tudo nosso! É nóis na web!

Últimas do seu time