Alô, Favella, alô, Itaquera, estamos chegando com a Vila Maria, com a Leandro e com o Dom Bosco: é nóis ao cubo na folia! Aprende, futebol!

Alô, Favella, alô, Itaquera, estamos chegando com a Vila Maria, com a Leandro e com o Dom Bosco: é nóis ao cubo na folia! Aprende, futebol!

O texto "À escola, mundo da bola!" foi publicado, originalmente, na edição deste sábado da coluna Caneladas do Vitão, no AGORA.

Curta a página facebook.com/blogdovitao e acompanhe, diariamente, as atualizações da coluna Caneladas do Vitão, no jornal Agora São Paulo, e também dos posts do Blog do Vitão. É nóis na banca, é nóis na web!

À escola, mundo da bola!

Tem que ter paixão para ser da Vila. Da Vila Maria, da Vila Matilde, também. Como fui feliz naquele fevereiro. Esperança. Amém.

Canto, dança. Umbanda, candomblé. Chegou em forma de afoxé na passarela, os filhos da Leandro de Itaquera, os amigos do Favella, toda a galera. Axé pra quem tem fé. Para quem não tem fé também. São Jorge, saravá, Tatuapé. Padre Rosalvino e Renato têm fé e samba no pé. A serviço da comunidade Dom Bosco. Quem é de sambar é de Itaquera. O pecado está nos olhos de quem enxerga mais do que vê.

Vai-Vai no Bixiga pra ver o samba amanhecer. Alegria. Feitiçaria, devoção na escadaria. Asfalto cobriu o nosso chão. Canalizaram o Saracura. Falta água, sobra garra, brandura.

Em Tom Maior é o canal: sobe o volume, ao vivo. Sentindo o puro ar da Cantareira, no Tucuruvi, meu povo é feliz. Mocidade Alegre.

Na periferia, amor que contagia. Verde, amarelo e azul da cor de anil, Peruche tem as cores do Brasil. Brasilândia, paixão não tem preço. Rosas vale ouro, rica em adereço. Aqui pra você, perfume invade a Freguesia. Ó, dá-lhe, roseira. Tietê, quero um dia beber você. Se Deus quiser! Cadê a vegetação que estava à margem? Treme terra lá na geral. Verde que te quero ver-te, Barra Funda, berço do meu Carnaval.

A Nenê, zona leste somos nós, cresceu. Lutando com galhardia. Balançando a tristeza no balanço do trem. Na passarela, vejo Itaquera sempre em primeiro lugar. Estação terminal.

Segue a viagem rumo à zona norte paulistana. Parada Inglesa, Limão, Casa Verde. Alô, zona sul, grita, Imperador do Ipiranga. Império do povo. Tem princesa, musa, rainha. Monarquia da plebe.

Fantasia dos sonhos. Leve. Ao vivo, colorido. Colorado do Brás, brilha Pérola Negra. Amor inexplicável, criatividade inesgotável. Carnaval não tem zona. É barracão. Tem Barroca Zona Sul. De leste a oeste, a tolerância e o respeito são sempre o norte.

Gaviões, Mancha e Dragões fazem parte da festa. Pavilhão, como bandeira, é para ser respeitado. Em qualquer arena, no Anhembi, no Morumbi.

Para que o futebol brasileiro volte a jogar por música e dê samba, é preciso que as torcidas copiem o espírito dessa gente bamba. Carnaval é escola: matricule-se e aprenda, mundo da bola! 

Favella: Mandela de Itaquera, líder da Vila Maria

O corinthiano Alberto Gomes, Favella, 38 anos, é pai de cinco filhos e líder comunitário da região da Grande Itaquera. No comando dos “Amigos do Favella”, auxilia, participa e patrocina diversas ações beneficentes. Por todo o país. Os “Amigos do Favella” estão presentes em 140 favelas de 27 estados: são 22 abrigos de 0 a 18 anos, 14 clínicas de recuperação, 36 núcleos de terceira idade e 14 asilos.

Favella, que é o “F” do “KFC - Chute Inicial Itaquera” [K é Kléber, ex-lateral esquerdo do próprio Timão e itaquerense e o “C” é do mano Carlão], cairá no samba em rodada dupla.

No sábado, como já é tradicional, estará na sua Unidos de Vila Maria, coordenando a ala de cadeirantes, já que a escola é parceira dos projetos sociais dos Amigos do Favella.

“As pessoas que desfilam com a gente são pessoas com Síndrome de Down, cadeirantes, amputados.... A Ala Amigos do Favella é a ala da superação. É um tapa de pelica da cara da sociedade, especialmente das autoridades, que não dão subsidios para essa rapaziada, que excluem essas pessoas que têm valor, garra e capacidade para participarem do da a dia da sociedade”

E domingo para segunda, vem representando nada menos do que Nelson Mandela, o grande homenageado da Leandro de Itaquera.

“A emoção de ter sido convidado pelo seu Leandro [Martins, presidente da escola] para ser o Mandela é indescritível, cara. O seu Leandro falou: ‘pô, tava com dificuldade de achar o personagem, mas nós temos o Mandela em nossa casa, em nosso quintal, nós temos o Mandela brasileiro’. Fiquei muito feliz de ser lembrado”, comentou, emocionado, o líder comunitário que, como toda a pessoa que tem conhecimento histórico e consciência social, encheu a bola do saudoso líder anti-Apartheid.

“Mandela é um exemplo de vida, de justiça, de luta, estou uma ansiedade para representá-lo”.

Grande, Favella. Estaremos juntos no Anhembi no sábado e no domingo. Para subir com a Leandro e, quem sabe, brigar com a Vai-Vai (que samba espetacular para homenagem Elis), a tricampeã Mocidade e as outras grandes pelo título inédito da Vila no especial.

Quem quer ajudar o próximo encontrará algum lugar, perto da sua casa, da sua cidade, com o qual se identifique e confie, para colaborar. Diversas igrejas católicas, evangélicas, centros espíritas, centros de umbanda, enfim, independentemente da preferência religiosa, ou do ateísmo, há organizações religiosas e laicas que fazem trabalhos sociais sérios. Quem tem fome, sede, frio e necessidades básicas não tem apenas no Natal ou no final do ano. 

Unidos de Vila Maria

Campeã do acesso em 2015, a Vila abre a noite de sábado: curta, venha junto, deixe a Vila lapidar seu coração!. Confira aqui o aúdio e a letra do samba-enredo.

“Deixe a Vila lapidar” seu coração

Refletir em seu olhar a emoção
O amor infinito faz transformar
Basta querer ,acreditar

Surgiu para encantar a humanidade
O brilho na escuridão
Pedra que marcou a eternidade
Fez cobiças e vaidades
Reluz no calor de um vulcão
“Lágrimas dos deuses”
“Faíscas de estrelas no céu”
Tão rara encantou realeza
Inspirou a arte, amores, paixões
Precisa e também preciosa, óh jóia formosa
Na história faz renovações

Aos olhos do Pai, vem se declarar
É a fé que embala, o seu caminhar.
Metamorfose fascinante
Dentro do peito “bate um diamante”

Vitórias e superações
Rompendo barreiras que a vida lhe dá
Escute a “voz da verdade”
Que a felicidade irá encontrar
Em busca de um novo sorriso
No amanhã renascerá
A força e a coragem pra lutar… (lutar)
Um ser precioso e perfeito
Que humildemente se modificou
Um verdadeiro vencedor

Confira o vídeo feito pela competente rapaziada do SRZD na festa do lançamento oficial do Carnaval 2015. 

Leandro de Itaquera

Vitor Guedes com Viviane Santos, a Vivi Brilho, rainha da Leandro de Itaquera

Axé, Madiba, axé! Penúltima escola a desfilar no grupo de acesso, a mais simpática da zona lesta vem com tudo para voltar ao seu lugar, a elite do Carnaval paulistano, homenageando o invencível Nelson Mandela, grande gênio da raça humana.

Vamos, subir, Leandro! 

No site da Leandro, aqui, você encontra a justificativa, a letra e o aúdio do samba-enredo. E, coração vermelho e branco à parte, é um sambaço. À altura do grande Madiba!

A rapaziada do SASP e do SRZD sempre fazem um ótimo trabalho cobrindo as notícias do samba e do carnaval. Confira o vídeo do SRZD da gravação do samba do Leão Guerrero da ZL. Arrebenta, Juninho Branco!

Dom Bosco

Dom Bosco no coração: Padre Rosalvino e Chicão do Santa Marcelina, exemplos de dedicação à comunidade carente da minha querida zona leste

A alegria, o amor, a caridade e a fé não tem ritmo. Nem período. Ela está em todos os lugares. Inclusive no Carnaval.

Pela rádio BandNews FM acompanhei, por três anos, tijolo a tijolo a construção do estádio do Corinthians, trabalho que, além de realização e reconhecimento profissional, acrescentou-me muito pessoalmente. Conheci melhor alguns lugares e fiz novas amizades.

Francisco Bertulino, o Chicão, que trabalha na área de captação de recursos no Hospital Santa Marcelina, apresentou-me a irmã Monique e as outras irmãs (Rosane é a presidente) que trabalham para dar atendimento digno a população da zona leste.

Chicão também é "faz-tudo" na Obra Social Dom Bosco. Tive o prazer de conhecer o lugar, colado no terminal e no shopping Metrô Itaquera (em frente ao estádio, do outro lado da Radial). E de fazer amizade com o padre Rosalvino, um dos fundadores e administradores do lugar.

Quem gosta de trabalho social benfeito e desinteressado, que alia cultura, esporte e educação, precisa conhecer.

Neste ano, em homenagem ao bicentenário de Dom Bosco, o enredo não poderia ser outro: “Dom Bosco: 200 anos de amor ao próximo... um presente para o mundo”.

Fiquei honrado com o convite do Chicão e do padre Rosalvino para participar do desfile da Dom Bosco, que sonha subir para o Grupo de Acesso.

Bati um papo com padre Renato, que é quem, dentro tantas atividades coordenadas pelo Dom Bosco, está mais no dia a dia das coisas relacionadas à escola de samba.

“Estamos levando para a avenida o que vivemos há 20 anos, os ensinamentos salesianos. Vivemos esses valores de Dom Bosco e, com alegria, cantaremos na avenida esse nosso amor”, comentou o padre Renato, que, de forma lúcida e inteligente,

“A gente fazendo algo que a moçada jovem gosta, samba, alegria e festa, sem baixaria e drogas, com respeito, é o pontapé inicial para os jovens conhecerem os nossos valores, identicarem-se e seguirem”.

Quem quiser ajudar, tem várias maneiras: doando parte do imposto de renda, como voluntário, doação, contratando educandos do Dom Bosco... Vale dar uma olhada aqui para conhecer as formas de ajudar e conhecer mais das ações educacionais, culturais, esportivas e profissionalizantes do Dom Bosco

Confira aqui o site do Dom Bosco, aqui a letra e aqui o samba-enredo 2015 da escola itaquerense. Para ajudar, aqui.

“Dom Bosco: 200 anos de Amor ao Próximo... Um presente para o Mundo.”

Divina é a luz que conduz o seu caminhar
O amor materno despertou o dom da fé
Ainda menino, João Bosco vislumbrou
No sonho, a mais linda visão
A divindade lhe mostrou...
A força do bem vencendo o mal
o destino traçado, um ideal
Servir a Deus com devoção
E a caridade estendendo a mão!

Amante da arte, fiel benfeitor,
emana alegria o circo chegou.
no picadeiro o palhaço, só quer diversão
na corda bamba da vida, te pede proteção

Vivendo de tantos ofícios
com alma de artista seguiu a “Missão”!
Visionário, profetizou
um futuro promissor...
Neste solo sagrado
deixou um legado de fé e amor.
Viu a esperança florescer
EM CADA CORAÇÃO
Dom Bosco é Brasil!
É Itaquera a sorrir!
É o povo mais feliz!
Sua obra é imortal
200 anos oLHando por nós!
A gratidão é a emoção da nossa voz.

Se o samba chamar, eu vou...
Minha escola canta com fé, O louvor!
Dom Bosco é inspiração.
A sua vida é uma lição de amor!

Não deixa o espírito do samba morrer na Quarta-Feira

Boa sorte a todas escolas. É clraro que estare torcendo pela minha Leandro subir. E para estar no desfile das campeãs ao lado da Vila Maria. E para que a Dom Bosco e também a Unidos de Guaianases (é ZL, tamos juntos!) subam de seus respectivos grupos. 

Samba é uma expressão popular. Rica em hitória, cultura. É também indústria, emprega. Tem brancos, negros, não segrega gays nem héteros. Ninguém é obrigado a gostar. Mas não faz mais do que a obrigação em respeitar!

O mesmo vale para o rap, para música clássica, ou cultura black. Que o espírito do carnaval, onde a corte é formado pela plebe e a alegria é qualquer nota não morra na Quarta-Feira de Cinzas. 

Carnaval Sou Moleque

Não basta ser pai e levá-lo à ala das crianças da Leandro de Itaquera. É preciso participar. E, desde novo, ensinar o gosto pelas marchinhas e pelo Carnaval. O Basa, que curtiu as matinês no Juventus, em 2014, já pediu... E irá curtir de novo.

Paulistão

Sou radicalmente contrário a rodada em Carnaval, festa (que ocorre uma única vez ao ano!) essencialmente popular como o futebol, mas, como a Federação Paulista de Futebol não entende nada de festa nem de povo, vamos aos palpites.

Palpites

Corinthians 1 x 1 Botafogo

São Paulo 1 x 1 Bragantino

São Bernardo 1 x 2 Santos

São Bento 2 x 2 Palmeiras

FAPSP: é nóis na facu!

Além das Caneladas do Vitão, no jornal Agora São Paulo, e do BLOG DO VITÃO, aqui no portal Terceiro Tempo, 2015 será minha estreia como professor universitário.

Estou animado em interagir com os alunos de comunicação da FAPSP. As aulas começam dia 19, "o primeiro dia útil" do país do Carnaval!

 Vem para FAPSP!: leia mais AQUI.

Vídeo produzido por alunos da FAPSP. Site: www.fapsp.com.br

Acompanhe, diariamente, a coluna Caneladas do Vitão no jornal Agora São Paulo

Em 20 de dezembro de 2014, a coluna homenageou a Leandro de Itaquera: "Alvinegro, coração vermelho" - clique aqui e releia a homenagem.

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL. É tudo nosso! É nóis na web!

Últimas do seu time