Grêmio tem vantagem sobre o Atlético-MG, que luta pelo bicampeonato da competição

Grêmio tem vantagem sobre o Atlético-MG, que luta pelo bicampeonato da competição

O acidente aéreo que envolveu a delegação da Chapecoense ocasionou a paralisação dos torneios brasileiros, mas a Copa do Brasil enfim está de volta. É o primeiro duelo após a tragédia do dia 29 de novembro. E o Atlético-MG vai tentar reverter o resultado negativo contra o Grêmio nesta quarta-feira, 7, às 21h45, na Arena do Grêmio, no jogo de volta da final. No primeiro confronto, os gaúchos saíram na frente e conseguiram uma ótima vantagem em pleno Mineirão, 3 a 1 sobre o rival.

Ao que tudo indica, o título já tem dono e o Tricolor aguarda ansioso o apito final para levantar a sua quinta taça, permanecendo assim, no topo do ranking nacional como o maior campeão da competição.

Entretanto, o Galo possui um histórico de viradas incríveis. E algumas delas na própria Copa do Brasil. Se vai ser fácil como o esperado, muitos acreditam que não. Pois, mesmo sem o seu treinador Marcelo Oliveira, demitido após o último revés em casa, a equipe mineira vai contar com o seu décimo segundo jogador, a torcida.

E foi pensando nessas grandes viradas do Atlético-MG, que resgatei outras oito viradas sensacionais que aconteceram aqui no Brasil.

Abaixo, relembre:

Santos 4 x 5 Flamengo - Brasileirão 2011

Era a 12ª rodada do Campeonato Brasileiro e o duelo não valia lá muita coisa, mas os três pontos sempre são importantes. O embate na Vila Belmiro, era o encontro de Neymar com Ronaldinho Gaúcho. E esses dois craques, protagonizaram um dos maiores espetáculos nunca visto antes. Após estar perdendo por 3 a 0, o Flamengo conseguiu a façanha de virar a partida e sair com uma vitória por 5 a 4.

Grêmio 4 x 3 Santos - Copa do Brasil 2010

Depois de levar um verdadeiro passeio na etapa inicial, descer para o vestiário perdendo de 2 a 0, desperdiçar um pênalti e de quebra, ter um jogador expulso, o Grêmio voltou para o segundo tempo como uma nova postura. O Tricolor Gaúcho marcou quatro gols e deixou a decisão em aberto para a Vila Belmiro, local da partida de volta.

Corinthians 2 x 0 Atlético-PR - Copa do Brasil 2009

2 a 0 parece ser pouco para um resultado expressivo, certo? Mas para o Corinthians, esses dois gols contra o Atlético-PR, no Pacaembu, foi uma conquista que veio após muita dedicação. No primeiro jogo, o Timão chegou a estar perdendo de 3 a 0, porém, conseguiu diminuir o marcador para 3 a 2. Na volta, depois de tanto insistir, o Alvinegro Paulista furou a forte defesa do Furacão e balançou as redes, era a classificação garantida.

Palmeiras 3 x 4 Vasco - Copa Mercosul 2000

Na época, o palco era o Parque Antártica, estádio que recebeu muitos torcedores que presenciaram a “virada das viradas”. O Palmeiras terminou o primeiro tempo com 3 a 0 a seu favor, mas o Vasco da Gama, de Romário e companhia, fizeram quatro gols na segunda etapa e saíram de São Paulo com o título nas mãos.

Palmeiras 4 x 2 Flamengo - Copa do Brasil 1999

O Flamengo havia vencido o Palmeiras por 2 a 1 no Maracanã, na primeira partida das quartas de final da Copa do Brasil. Na volta, as duas equipes empatavam em 2 a 2, resultado que garantia os cariocas na próxima fase, até que, o inspirado Euller, o "Filho do Vento", comandou a reação dando a vitória ao Verdão.

Santos 5 × 2 Fluminense – Brasileirão 1995

O Fluminense havia vencido o jogo de ida das semifinais do Brasileirão de 1995 por 4 a 1 e mesmo assim, o Santos não se deu por vencido. Precisando vencer por no mínimo três gols de diferença, o maestro Giovanni comandou o time da Vila, que optou por jogar no Pacaembu. A atuação brilhante do "camisa 10" do Peixe levou os torcedores a loucura, porque no segundo tempo o cenário para a classificação mudou algumas vezes. Méritos do Santos, que saiu com a vitória por 5 a 2 e a classificação para a final.

Corinthians 4 × 1 Flamengo – Brasileirão 1984

Com uma campanha espetacular, o Flamengo enfrentou o Corinthians no Maracanã para mais uma consagração. Com um time superior, o Rubro-Negro fez logo 2 a 0 e assim, foi tranquilo para São Paulo disputar o segundo duelo. No Morumbi, a história foi outra. Os cariocas acabaram sendo surpreendidos pelo Timão, quando sofreram uma goleada de 4 a 1. O Alvinegro por sua vez, avançou às semifinais.

São Paulo 3 × 2 Botafogo – Brasileirão 1981

Pode-se dizer que o Botafogo era o finalista do campeonato, mas algo saiu errado. Futebol é assim mesmo, "uma caixinha de surpresas". Os cariocas derrotaram o São Paulo no Maracanã por 1 a 0 e, no jogo de volta, no Morumbi, o time da Estrela Solitária fazia 2 a 0. Tudo perfeito? Não! O Tricolor despertou para a realidade conseguiu uma grande virada. A partida terminou em 3 a 2 para os paulistas e a classificação para a grande final garantida.

Foto: Bruno Cantini/Atlético-MG

SOBRE O COLUNISTA

Apaixonado por programas esportivos de rádio e televisão, desde a infância é frequentador desses meios de comunicação. Formou-se em jornalismo e logo em seguida pós-graduou em Comunicação Jornalística, pois visava trabalhar com esportes. Mais tarde, concluiu o MBA de Master em Gerência e Administração para entender o mundo dos negócios.

Arquivos