Saiba o que Telê Santana disse aos jogadores antes do jogo contra o Barcelona

Saiba o que Telê Santana disse aos jogadores antes do jogo contra o Barcelona

Há exatos 24 anos, no dia 12 de dezembro de 1992, o São Paulo vencia o Barcelona por 2 x 1 (de virada) e conquistava seu 1° título mundial.

Um dos craques daquela geração do São Paulo, Palhinha nos concedeu uma entrevista exclusiva para relembrar aquele momento de glória.

Terceiro Tempo: O que você lembra daquela decisão?

Palhinha: Lembro que já saímos do Brasil convictos que poderíamos realmente vencer o Barcelona. Tínhamos um grande time.

Terceiro Tempo: O que o Telê falou para vocês antes do jogo final?

Palhinha: Que era a hora de fecharmos o nosso ano como os melhores do mundo e que só dependia de nós. Ele acreditava no grupo.

Terceiro Tempo: O São Paulo já estava consagrado, quase venceu o Brasileirão de 1990, levou o de1991 e já havia conquistado a América em 1992, quer dizer, vocês não chegaram totalmente como azarões no Mundial. A confiança era grande ou o que viesse era lucro?

Palhinha: Não tínhamos problemas em jogar contra ninguém, era um time preparado para qualquer situação. Sabíamos que venceríamos pela qualidade do grupo que tínhamos.

Terceiro Tempo: Quando o Stoichkov abriu o placar, vocês temeram perder o título?

Palhinha: Na verdade não, tanto é que se você perceber, ninguém ficou desesperado depois do gol, mas foi aí que passamos a jogar mais. O gol nos motivou ainda mais.

Terceiro Tempo: Como foi a receptividade da torcida no Japão e aqui em São Paulo?

Palhinha: No Japão foi demais, de todas as formas. E na nossa volta foi melhor ainda, não tenho palavras para dizer o que foi aquilo tudo. A torcida nos abraçou.

Ficha técnica do jogo:

São Paulo 2 x 1 Barcelona

Data: 13/12/92

Local: Estádio Nacional de Tóquio

Árbitro: Juan Carlos Lostau (ARG)

Público: 60 mil pagantes

São Paulo: Zetti, Vitor, Adilson, Ronaldão e Ronaldo Luis; Toninho Cerezo (Dinho), Pintado e Raí; Cafu, Palhinha e Muller.

Técnico: Telê Santana

Barcelona: Zubizarreta, Ferrer, Koeman, Guardiola e Euzébio; Bakero (Goicoechéa), Amor, Witschge e Beguiristiain (Nadal); Stoichkov e Laudrup.

Técnico: Johann Cruyff

Gols: Stoichkov aos 11min do primeiro tempo e Raí aos 27min do primeiro e aos 34 minutos do segundo tempo.

Foto: reprodução

Últimas do seu time