Lendário zagueiro búlgaro completa 50 anos hoje

Lendário zagueiro búlgaro completa 50 anos hoje

Há exatamente meia década, nascia Trifon Marinov Ivanov, icônico zagueiro búlgaro, que fez parte da seleção que surpreendeu o mundo e alcançou a quarta colocação da Copa do Mundo de 1994.

Ivanov iniciou a carreira no Etar Veliko Tarnovo, clube de sua cidade natal, em 1983. Cinco anos depois foi contratado pelo CSKA Sofia, principal clube do país. Também teve boas passagens por Real Bétis (Espanha), Neuchâtel Xamax (da Suiça) e Rapid Viena (Áustria). No entanto, o zagueiro de aparência assustadora tornou-se mundialmente conhecido por causa da Copa do Mundo de 1994. Como homenagem ao esforçado jogador, um torneio de futebol amador disputado em São Paulo foi batizado com seu nome.

Pela primeira vez, o Mundial era recebido pela capital do capital econômico mundial. A maré de otimismo pós-Guerra Fria contagiou também o universo do esporte mais famoso do planeta. Enormes audiências e médias de público, somadas aos uniformes chamativos e o surpreendente excesso de zebras, fizeram da Copa de dos Estados Unidos uma fábrica de inesperados popstars.

Relembre algumas dessas inesperadas "figuras" da inesquecível Copa de 1994.

14 - Tony Meola

Acima do peso, Meola não era nada além de um goleiro mediano. No entanto, o amálgama entre gel de cabelo, rabo de cavalo e pinta de gente fina, elevaram o carisma de Meola ao infinito.

Foto: Reprodução

13 - Henrik Larsson

Aos 23 anos, Larsson parecia mais um estudante de Ciências Sociais do que um jogador de futebol. Seus lendários dreadlocks talvez fossem apenas uma camuflagem para distrair os zagueiros, mas mal sabia o sueco que o destino lhe reservava a calvície.

Foto: UOL

12 - Marcelo Balboa

Se algum desprevenido visse pela primeira vez o zagueiro Marcelo Balboa, por certo pensaria que se tratava de um personagem de algum filme de Sylvester Stallone. Poucos sabem, mas o zagueiro assinou seu contrato profissional aos 26 anos, para jogar no León, do México. Balboa também ficou na memória dos torcedores por conta de uma belíssima bicicleta executada no jogo contra a Colômbia, que por capricho do destino, por pouco não estufou as redes.

Foto: Reprodução

11 - Saeed Al-Owairan

Owairan já era conhecido na Arábia Saudita por seu faro de gol, mas foi no Mundial de 1994 que o "Maradona das Arábias" chamou a atenção do mundo todo ao passar por meio time da Bélgica e marcar um dos gols mais bonitos da história das Copas do Mundo. Por conta disso, tornou-se garoto-propaganda da Coca-Cola, da Ford e da Toyota, mas algumas noitadas regadas a bebidas e mulheres, quase o fizeram ser condenado à morte. Proibido pelas autoridades sauditas de deixar o país, Owairan jamais pôde mostrar seu talento nos gramados europeus.

Foto: Reprodução

10 - Yordan Letchkov

Injustamente mais conhecido por sua careca "fransciscana" do que por seu futebol, Letchkov foi o principal responsável pela vitória da Bulgária contra a favorita e atual campeã Alemanha nas quartas de final.

Foto: Repodução

9 - Roger Milla

Milla já havia se destacado no Mundial de 1990, ao marcar quatro gols aos 38 anos de idade. Para surpresa de muitos, o veterano retornou aos gramados em 1994 e fez história ao tornar-se o jogador mais velho a atuar e a marcar um gol em Copas do Mundo, aos 42 anos e 39 dias.

Foto: Placar

8 - Thomas Ravelli

O bom goleiro sueco ganhou os holofotes ao abandonar a tradicional frieza nórdica e comemorar suas defesas e vitórias com caretas e dancinhas.

Foto: Reprodução

7 - Oleg Salenko

O centroavante russo não era tão ruim quanto muitos pensam. Salenko foi o homem gol de algumas boas equipes do continete europeu até ser convocado para o Mundial. Porém, na partida contra a seleção camaronesa, a última da primeira fase, o russo parecia possuído por alguma entidade ligada aos deuses da bola. Cinco gols em uma só partida, um recorde que permanece intacto até os dias atuais.

Foto: Reprodução

6 - Carlos Valderrama

O cabeludo Valderrama chegou aos Estados Unidos como candidato a ser uma das estrelas do Mundial, por conta da excelente campanha colombiana nas Eliminatórias. A trágica campanha do país, no entanto, fez com que suas madeixas áureas fossem mais recordadas do que seu futebol naquele Mundial.

Foto: Stephen Dunn/ALL SPORT

5 - Alexi Lalas

O cavanhaque e o longo cabelo fizeram de Lalas uma das "caras" da Copa do Mundo. O roqueiro só veio a disputar uma partida de clubes profissionais após o torneio, mas é até hoje reverenciado pelos torcedores mais nostálgicos.

Foto: Reprodução

4 - Jorge Campos

Antes visto como um louco, Jorge Campos pode ser considerado um precursor do estilo de jogo participativo executado por Manuel Neuer nos dias atuais. O mexicano também ficou marcado por conta de seus gols de falta e pênalti, sua baixa estatura e suas vestimentas pouco discretas.

Foto: Placar

3 - Rashid Yekini

Maior artilheiro da história da seleção nigeriana, Yekini e Copa do Mundo tornaram-se um sinônimo após a efusiva comemoração do primeiro gol de seu país em Mundiais. A emoção foi tanta, que o jogador mordeu as redes do estádio Cotton Bowl, em Dallas, na vitória por 3 a 0 contra a Bulgária. Yekini morreu em 2012, de causas não divulgadas.

Foto: Placar

2 - Andrés Escobas

Em meio a tantas boas lembranças, uma tragédia. Andrés Escobar foi assassinado com doze tiros em uma discoteca da cidade de Medellín, poucos dias após retornar dos Estados Unidos, após a precoce eliminação da Colômbia ainda na primeira fase. O jogador foi considerado o principal responsável pela eliminação, por conta de um gol contra marcado contra os anfitriões. Especula-se que a morte tenha sido encomendada por apostadores que perderam dinheiro com o resultado.

Foto: UOL

1 - Trifon Ivanov

O primeiro lugar da lista fica com o aniversariante do dia, o "Lobo", o mito, o intimidador, Trifon Ivanov.

Foto: Placar

OK, talvez nem tão intimidador assim...

Foto: Reprodução/Old School Panini

Últimas do seu time