• Giro Rápido: duplas na Stock; nova Ferrari e Schumacher

    - Por Marcos Júnior / há 1 ano

    GIRO RÁPIDO é um espaço dentro da home de automobilismo do Portal Terceiro Tempo.

    Nele, os fatos mais recentes do esporte a motor, de maneira direta, sobre os principais campeonatos, pilotos, equipes, eventos, bastidores e boatos.

    Os três temas do Giro Rápido desta semana: a Corrida de Duplas da Stock no adeus ao autódromo de Curitiba; o possível visual rosso & bianco da nova Ferrari e a triste situação de Michael Schumacher.

    Imagem/Giro Rápido: Lucas Micheletti

    DUPLAS NO PARANÁ

    A Corrida de Duplas abre a temporada da Stock no dia 6 de março, em Curitiba, aliás, última prova da categoria no autódromo que fica, na verdade, em Pinhais. Será desativado, uma pena.

    Bom, mas falando sobre a Corrida de Duplas, nos últimos dias vários pilotos anunciaram seus parceiros para a prova:.

    Allam Khodair terá o português Antônio Félix da Costa dividindo o carro da Texaxo Full Time.

    Felipe Fraga, que logo será destaque no Bella Macchina, após a entrevista que gravei com ele, vai reeditar a dobradinha vitoriosa em sua estreia na Stock, com Rodrigo Sperafico na campeã Voxx Racing.

    Júlio Campos, agora na Axalta C2 Team, corre com Alan Helmmeister.

    Na Ipiranga RCM, Galid Osman terá como parceiro o argentino Damian Fineschi, enquanto Thiago Camilo, mais uma vez, formará duo com Lucas di Grassi.

    A rivalidade da Fórmula E também estará presente na Stock em Curitiba. Nelsinho Piquet, assim como em 2015, é o convidado de Átila Abreu, agora na Shell Racing.

    Seria interessante uma disputa pelas primeiras posições entre Di Grassi e Nelsinho em Curitiba... Na F-E o embate foi eletrizante na temporada de 2014/2015. Na Stock, nesta única prova, pode ser inflamável... Foto: Marcos Júnior Micheletti

    ROSSA E BIANCA

    A Ferrari, pela boataria generalizada, vai colocar um pouco de branco no vermelho de sua carenagem, a exemplo do que já utilizou em outros modelos, alguns espetaculares, como as 312 e 312 T2 de 1975 e 1976, respectivamente. Outra, pífia, foi a F93, que além de não andar (com Alesi e Berger), era feia demais, e foi defenestrada pelos tiffosi.

    Com as equipes ainda trabalhando em suas fábricas para aprontarem os carros para a pré-temporada (tardia, diga-se, pois há alguns anos no final de janeiro os times já estavam prontos0, resta às escuderias a perfumaria das cores.

    Vettel, que costuma dar nome aos seus carros, já deve estar pensando em uma alcunha para sua máquina. oficialmente batizada de 248 F1. Foto: Divulgação

    OUTROS TEMPOS

    Segundo a imprensa britânica noticiou no último dia 11, o tratamento médico ao qual Michael Schumacher é submetio custa 191 mil euros por semana, ou 10,2 milhões de euros por ano.

    A real situação do alemão, sete vezes campeão na F1, segue relativamente misteriosa.

    Declarações recentes, de pessoas que estiveram com ele, como Luca di Montezemolo (foto), seu ex-chefe na Ferrari, apontam para uma situação crítica.

    Todo o dinheiro amealhado por Schumacher ao longo de sua vitoriosa carreira na F1 não é suficiente para devolvê-lo com dignidade a uma vida normal. Foto: Divulgação

     

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  • Giro Rápido: jornada tripla para Bruno Senna; Pipo no topo e Burti renovado na Stock

    - Por Marcos Júnior / há 1 ano

    GIRO RÁPIDO é um espaço dentro da home de automobilismo do Portal Terceiro Tempo.

    Nele, os fatos mais recentes do esporte a motor, de maneira direta, sobre os principais campeonatos, pilotos, equipes, eventos, bastidores e boatos.

    Os três temas do Giro Rápido desta semana: o anúncio da contratação de Bruno Senna para disputar o WEC (Campeonato Mundial de Endurance) na categoria LMP2; a bela vitória de Pipo Derani nas 24 Horas de Daytona e a renovação de contrato de Luciano Burti na Stock.

    Imagem/Giro Rápido: Lucas Micheletti

    JORNADA TRIPLA

    Bruno Senna está de volta ao WEC, o Campeonato Mundial de Endurance. Depois de disputar pela classe GTE Pro com o Aston Martin Vantage V8 (com três vitórias e cinco poles), o brasileiro de 32 anos agora estará na LMP2, com o Ligier JS P2-Nissan da equipe RGR Sport by Morand. Aqui, os detalhes.

    Assim, serão três categorias em que estará guiando em 2016: além do WEC, também na Fórmula E e na Blancpain Sprint Series, por Mahindra e McLaren, respectivamente.

    Bruno, como outros pilotos, conseguiu manter o prazer pelo automobilismo mesmo não estando mais na F1. Piloto qualificado, que anda bem em monopostos e carros de turismo e protótipos, deverá aparecer no pódio constantemente ao longo do ano. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

    PIPO NO TOPO

    Em agosto de 2012 recebi o piloto Pipo Derani no meu Bella Macchina (foto ao lado). Então com 18 anos, na F3 Inglesa, o piloto falou de sua carreira e planos, sonhando, como a maioria, chegar à F1. (Aqui está o vídeo).

    Já acompanhava sua trajetória antes de sua vinda ao Portal Terceiro Tempo, e continuei informando sobre seus passos, até o primeiro teste com um protótipo da Le Mans Series em 2014 (veja aqui). Sua adaptação a esse tipo de carro foi impressionante. Não é muito comum um piloto jovem pegar logo a tocada. Mal comparando, é como imaginar um atleta jovem correndo bem uma maratona...

    Fez uma temporada excelente no WEC (Mundial de Endurance) em 2015, pela LMP2.

    Avançando a fita... No último final de semana, com uma atuação impecável, Pipo Derani conduziu seu Ligier JS P2 Honda no stint final das 24 Horas de Daytona, vencendo a prova em parceria com  Ed Brown, Johannes van Overbeek e Scott Sharp. Aqui, a matéria.

    Entra para mais uma ano no WEC com enorme possibilCoidade de conquistar o título. Para muitos, Pipo foi uma surpresa. Para que o viu no Bella Macchina em 2012, certamente não. Lá, já demonstrava uma maturidade atípica, um talento confirmadíssimo agora. Foto: Kennedy Andrés/Portal TT

    BURTI SEGUE

    Com duas vitórias na Stock (Tarumã/2009 e Campo Grande/2011), Luciano Burti seguirá mais um ano pela equipe RZ Motorsport, agora de novo patrocinador máster, a Klar.

    Falando sobre suas vitórias na Stock, estive presente na de Campo Grande, segunda cobertura fora de São Paulo "in loco" do Portal Terceiro Tempo no automobilismo. Na ocasião, Burti reclamou bastante do asfalto do traçado sul-matogrossense, infelizmente uma realidade dos nossos autódromos até hoje...

    Foi um belo triunfo do paulista, hoje com 40 anos, na época das corridas únicas, sem grid invertido.

    Partindo do segundo lugar, superou Allam Khodair na largada e fez uma corrida impecável, resultado que o colocou na disputa pelo título, quando a categoria contemplava os dez primeiros colocados no playoff das quatro etapas restantes. Acabou fechando a temporada em nono lugar.

    Sua experiência é importante para a Stock. Um pouco de sua trajetória está na página que escrevi sobre ele, no Portal Terceiro Tempo. Clique aqui para conferir! Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

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  • Giro Rápido: fonte secando para Pastor Maldonado e Alonso ainda valorizado

    - Por Marcos Júnior / há 1 ano

    GIRO RÁPIDO é um espaço dentro da home de automobilismo do Portal Terceiro Tempo.

    Nele, os fatos mais recentes do esporte a motor, de maneira direta, sobre os principais campeonatos, pilotos, equipes, eventos, bastidores e boatos.

    Os três temas do Giro Rápido desta semana: a "sinuca de bico" do venezuelano Pastor Maldonado; Fernando Alonso e seu alto salário e a discussão de proteção no cockpit dos carros da F1.

    Imagem/Giro Rápido: Lucas Micheletti

    SENHOR PASTOR, ALGO LHE FALTARÁ...

    A PDVSA, empresa petrolífera venezuelana, não deverá bancar mais uma temporada de seu pupilo, Pastor Maldonado, agora na Renault, ex-Lotus.

    A fonte secou. Com a derrocada nos preços do barril de petróleo não haveria justificativa para que continuasse a despejar os caminhões de dólares para financiá-lo ao lado da Renault.

    A se confirmar, Maldonado teria uma única opção: a Manor, que neste ano terá motores Mercedes. Vencedor de um GP na F1, quando corria pela Williams, em 2012, Pastor é um exemplo categórico do piloto que vive única e exclusivamente às custas de quem lhe banca. Exceto por uma meia dúzia (bem) assalariada, temos muitos outros "Maldonados" no grid.

    A Renault, por sua vez, deve contar com Kevin Magnussen para aquela que seria a vaga de Pastor Maldonado. Jolyon Palmer é o outro que deverá ser anunciado na próxima quarta-feira, dia da apresentação ofical da equipe "nova". Há males que vem para o bem, no caso, para a Renault, as despesas com aerofólios, asas e chassis, entre outros, deve ser bem menor... Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

    VALE QUANTO PESA

    De acordo com o site italiano Omnicorse, Fernando Alonso vai embolsar € 36,5 milhões em 2016, algo em torno de R$ 162 milhões.

    Com esse montante, encabeça a lista de salários da F1, superando Lewis Hamilton e Sebstian Vettel, estes com € 28,5 milhões (R$ 126,6 milhões) e € 27,5 mi (R$ 122 milhões), respectivamente.

    Em termos de resultados nas pistas, o espanhol comeu o pão que o diabo amassou com a McLaren-Honda em 2015. E, mesmo que continue figurando no final do pelotão, o fato de liderar o ranking de salários da categoria ainda lhe dá um conforto. O conforto por saber que continua tão bom quanto os melhores da F1, mesmo que para muitos aparente estar no ocaso de sua carreira. Foto: UOL

    PARA QUEM SERVE A CARAPUÇA?

    A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) está disposta a discutir com diretores-técnicos das equipes uma proposta para uma maior proteção aos pilotos, no cockpit.

    Muitas alternativas surgiram ultimamente, sobretudo após as mortes de Jules Bianchi (na F1) e Justin Wilson (na Indy). 

    Pilotos, na ativa ou não, andam cobrando uma solução. E, se for para proteger os pilotos, que não seja essa alternativa bolada pela Mercedes, o chamado "Halo" (foto ao lado). 

    Esta estrutura, além de atrapalhar o campo visual do piloto (que já não é nenhuma maravilha), não evita diversos tipos de acidentes. Uma roda pode atingir o topo da cabeça do piloto, bem como um objeto externo, como a mola que quase matou Felipe Massa em 2009, ou a pedra que fez Helmut Marko perder um olho em 1972. Imagem: Mercedes/Divulgação

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  • Giro Rápido: Jacques Villeneuve e a hora do desapego; aplausos para a Red Bull e poeira em Barretos

    - Por Marcos Júnior / há 1 ano

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    Nele, os fatos mais recentes do esporte a motor, de maneira direta, sobre os principais campeonatos, pilotos, equipes, eventos, bastidores e boatos.

    Os três temas do Giro Rápido desta semana: Jacques Villeneuve, que após três etapas na F-E anunciou sua saída da categoria dos carros elétricos; a declaração de Daniel Ricciardo, sobre o veto da Red Bull à participação dele nas 24 Horas de Le Mans no ano passado e, por fim, o Rally Barretos, que acontece em março.

    Imagem/Giro Rápido: Lucas Micheletti

    JACQUES VILLENEUVE: HORA DE DESAPEGAR

    Escrevi sobre Jacques Villeneuve quando foi anunciada sua volta aos monopostos, pela Fórmula E, em agosto do ano passado. O título: "Esperar o quê de Jacques Villeneuve na F-E?" Sem bola de cristal, cartas de tarô ou astrologia védica, supus que a empreitada do canadense não seria fácil. E, não é que após três etapas, ele já está de saída? O motivo é tão convincente quanto as "forças ocultas" justificadas pelo renunciante Jânio Quadros: "discordância sobre o futuro", no caso, em relação à equipe Venturi.

    Seu currículo na F-E é para ser esquecido. Fo 14º na primeira corrida, 11º na segunda e não largou na terceira, após bater seu carro, que não conseguiu ser recuperado a tempo.

    Fato é, que fazendo corridas ocasionais, como as da Stock aqui no Brasil em 2011 (Corrida do Milhão em Interlagos) e 2015 (Corrida de Duplas em Goiânia), Jacques precisaria estar em grande forma para enfrentar pilotos que em sua maioria são 15 ou 20 anos mais novos. O tempo passou para o bom Jacques e seria bom ele desapegar de vez. Carros de turismo? Sim, neles o filho de Gilles ainda pode queimar gasolina. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

    PALMAS PARA A RED BULL

    Em entrevista à uma revista de seu país (a Auto Action), o australiano Daniel Ricciardo disse que a Red Bull vetou sua participação nas 24 Horas de Le Mans em 2015. Eu, no lugar de qualquer chefe de equipe de F1, impediria contratualmente a participação de pilotos meus em qualquer prova fora do calendário da F1. O investimento que um time faz em um piloto é muito alto para que se corra algum risco. Robert Kubika seria o exemplo que eu daria, caso eu tivesse que detalhar o motivo... Foto: Red Bull/Divulgação

     

    ALÉM DOS RODEIOS

    Se tem algo que não gosto são os rodeios. Acho uma aberração o que se faz com os animais em uma arena. Só não são piores que as touradas, embora os animais dos rodeios talvez sofram por mais tempo, um martírio.

    De qualquer forma, entrei no assunto apenas para dizer que Barretos, no interior de São Paulo, terá a 10ª edição de seu rali, em março. Motos, quadriciclos, UTVs e carros enfrentarão 300 quilômetros de percurso. Os pilotos saem cansados, os veículos podem sofrer alguns danos, mas nada de esporas ou chicotadas... Foto: Marcelo Machado/Fotop

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  • Giro Rápido: F-E em São Paulo, terrão na Bahia e o futuro de Massa

    - Por Marcos Júnior / há 1 ano

    GIRO RÁPIDO é um espaço dentro da home de automobilismo do Portal Terceiro Tempo.

    Nele, os fatos mais recentes do esporte a motor, de maneira direta, sobre os principais campeonatos, pilotos, equipes, eventos, bastidores e boatos.

    Neste Giro Rápido, três temas: Fórmula E, pista na Bahia e Felipe Massa.

    O piloto Lucas di Grassi sugeriu um traçado para a F-E no Parque do Ibirapuera. A CBA divulgou a inauguração de um autódromo na Bahia que, de fato, ainda não é um autódromo. E, por fim, o futuro de Felipe Massa, que ao final de 2016 terá seu contrato encerrado com a Williams.

    Imagem/Giro Rápido: Lucas Micheletti

    ELÉTRICOS NO PARQUE?

    Lucas di Grassi desenhou um traçado novo para a Fórmula E, no Parque do Ibirapuera, em seus arredores e parte da área interna. Pouco mais de dois quilômetros (2.105, para ser preciso), em sentido anti-horário.

    A filosofia da categoria, que prima por energia sustentável e o mínimo impacto de poluição, explica a escolha por áreas urbanas.

    Nesse sentido, o Ibirapuera seria o palco ideal. O único (e grande) inconveniente recai sobre o transtorno que isso provocará, uma vez que a região tem um trânsito dos mais intensos, ligando o eixo norte-sul, incluindo nisso a proximidade ao aeroporto de Congonhas. O evento se resume a dois dias (sexta e sábado), mas obras serão necessárias com antecedência.

    Em resumo: para quem achou a Indy no Anhembi um caos para a cidade, a F-E no Ibirapuera pode ser bem pior... Assim, fico com a sugestão do amigo Du Cardim, para um traçado na Cidade Universitária, sobretudo se a data coincidir com férias na USP. Foto: Divulgação/F-E

    AUTÓDROMO NOVO?

    A CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) divulgou a inauguração de uma novo autódromo no Brasil, em São Francisco do Conde, na Bahia, distante 67 quilômetros de Salvador. Reproduzo trecho do release:

    "A pista de Velocidade na Terra tem 1.700 metros de extensão com 14 metros de largura. O projeto conta também com uma pista de kart de 1.780 metros, pista de motocross e outra exclusiva para arrancada, com 800 metros de comprimento".

    Portanto, ainda não é um autódromo, certo?

    Óbvio, se essa estrutura for a base para algo maior, o termo "autódromo" poderá se encaixar. Por enquanto, pela foto, ainda não... Foto: Will Recarey (Divulgação).

    FUTURO DE FELIPE MASSA. RENAULT EM 2017?

    O brasileiro, que terá seu vínculo com a Williams encerrado no término da temporada deste ano, não descarta aposentar-se da F1. Ao que parece, só terá o desejo de permanecer se tiver um carro competitivo em 2017, ano em que os carros, com o novo regulamento, serão mais "manhosos", e exigirão mais maturidade dos pilotos, segundo ele mesmo disse, em entrevista ao canal britânico BT Sport 1.

    Hoje, se eu fosse apostar em um destino para Felipe Massa em 2017, cravaria Renault. Com a experiência acumulada na F1, Massa ainda teria a seu favor o fato da montadora francesa ter uma fatia importante no mercado automobilístico brasileiro. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

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SOBRE O COLUNISTA

No 2º ano do primário, sua professora, a dona Mitsy, escolheu sua redação para que ele a lesse para toda a sala. Depois, as professoras de todas as outras séries do primário o convocaram para a mesma tarefa.

Após essa "maratona?, dona Mitsy lhe disse uma única frase, que ficou ressoando em sua cabeça por todos os anos que seguiram:

"Marcos, nunca deixe de escrever!?

Durante o 2º grau, um... Saiba Mais