• Giro Rápido: Mercedes impressiona e remete a um desenho animado

    - Por Marcos Júnior / há 1 ano

    GIRO RÁPIDO é um espaço dentro da home de automobilismo do Portal Terceiro Tempo.

    Nele, os fatos mais recentes do esporte a motor, de maneira direta, sobre os principais campeonatos, pilotos, equipes, eventos, bastidores e boatos.

    Os três temas desta semana: o começo impressionante da Mercedes na pré-temporada da Fórmula 1 com sua elevada quilometragem acumulada na primeira semana de testes em Barcelona; as coadjuvantes, com destaque para a estreante Haas, que certamente não veio para fazer gracejos, e mais um Anuário AutoMotor Esporte do ótimo e querido Reginaldo Leme.

    Imagem/Giro Rápido: Lucas Micheletti

    A MERCEDES, COMO PEPE LE GAMBÁ...

    A Mercedes não liderou nenhum treino na primeira rodada de testes da pré-temporada da Fórmula 1. Foram a Ferrari, em três dias, e a Force India, em um, as mais rápidas em Barcelona. Para isso, fizeram uso dos pneus mais moles da Pirelli. Grudam tanto no asfalto que parece que os carros com eles voltaram a fazer uso do efeito-solo...

    Em compensação, o time prateado goleou no quesito quilometragem. Entre terça (23) e sexta (26), Hamilton e Rosberg totalizaram 3.142 quilômetros.

    Até Hamilton ficou impressionado com o ritmo do novo W07. Se usarem os pneus ultramacios na próxima semana, segunda e derradeira antes do início da temporada, em 6 de março na Austrália, serão eles que estarão no topo da tabela de tempos.

    A Mercedes começa a temporada como um dos meus personagens favoritos dos desenhos animados: Pepe Le Gambá, aquele teimoso saltitante que mesmo "largando atrás", sempre alcançava sua amada, a gatinha lépida que tentava escapar dele, desesperadamente... Imagem: Reprodução/UOL

    HAAS SEM CHISTE

    Como os carros e seus respectivos motores não mudaram radicalmente da temporada passada para esta, era de se esperar que não houvesse mesmo nenhuma grande surpresa.

    E não houve mesmo. A citada Ferrari vai ser a primeira das coadjuvantes - e a Williams, que perdeu fôlego durante o ano passado -, vai lutar para tentar superar a Red Bull. E ainda vai precisar ficar esperta com a Force India e a Renault.

    A Mclaren-Honda começou melhor do que em 2015, o que não é nada além da obrigação. Não parece estar a uma distância tão abissal em relação ao pelotão intermediário. Mas foi aquela que mais apresentou problemas, a ponto de Fernando Alonso sequer ter registrado tempos no último dia de trabalhos na semana.

    Até a estreante Haas foi mais consistente. O time norte-americano não entrou no circo para fazer palhaçada. Em três ou quatro GPs saberemos quem levará o troféu "Torresmo & Pururuca". Foto: Haas F1 Team/Divulgação

    ESPECIAL O REGINALDO

    Na última terça-feira (23) fiz minha sétima cobertura de lançamento do Anuário AutoMotor Esporte, 24ª edição da publicação impecável regida pelo maestro Reginaldo Leme e sua equipe afinadíssima.

    Entre todos os trabalhos que faço aqui no Portal Terceiro Tempo, ao lado do meu "Bella Macchina", do "Giro Rápido" e do "Notas do Carsughi", a cobertura do "Anuário do Regi", como a gente fala entre amigos do meio automobílistico, é uma daquelas que mais me dá prazer.

    Reginaldo Leme, Claudio Carsughi (hoje meu companheiro de programa aqui no site) e Flavio Gomes, são minhas referências mais importantes em termos de automobilismo, aqueles com os quais mais aprendi e aprendo.

    Para quem nunca viu o Reginaldo Leme de perto, nunca trocou uma ou duas palavras com ele, só posso dizer que se trata de uma das pessoas mais educadas e humildes que conheci até hoje.

    E fico todo "pimpão" quando o encontro e ele sempre vem com um sorriso como o da foto que fiz acima, e me chama de "Marcão".

    Ele sempre me agradece pela cobertura que faço no lançamento do seu Anuário.

    Não precisa, Regi! Eu é que fico agradecido! Tudo o que eu fizer por você será pouco, nunca conseguirei retribuir tudo aquilo que recebi de você, tantas reportagens maravilhosas, tantos treinos da Fórmula 1, o memorável "Sinal Verde" e tudo o mais que você ainda tem para fazer! CLIQUE AQUI E VEJA COMO FOI O LANÇAMENTO DO ANUÁRIO, COM AMPLA GALERIA DE FOTOS.

    Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

    CLIQUE NO LOGO ABAIXO PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

    Compartilhe:
    Imagem Nuvem de Notificações 9999
  • Giro Rápido: Williams apresenta novo carro no clima da música "Somos todos iguais nesta noite"

    - Por Marcos Júnior / há 1 ano

    GIRO RÁPIDO é um espaço dentro da home de automobilismo do Portal Terceiro Tempo.

    Nele, os fatos mais recentes do esporte a motor, de maneira direta, sobre os principais campeonatos, pilotos, equipes, eventos, bastidores e boatos.

    Os quatro temas do Giro Rápido desta semana: o carro da Williams para a temporada deste ano, o FW38, que visualmente difere pouco em relação ao modelo de 2015, a nova Ferrari, que mostrou um novo bico e um pouco de branco em meio ao vermelho, a primeira impresão de Nico Rosberg sobre a Mercedes W07 e as duplas da Red Bull Racing para a primeira etapa da temporada da Stock Car, a terceira edição da Corrida de Duplas, em Curitiba. Seus dois pilotos competirão ao lado de brasileiros.

    Imagem/Giro Rápido: Lucas Micheletti

    SOMOS TODOS IGUAIS NESTA NOITE...

    A Williams, através de seu site oficial, apresentou o FW38, carro com o qual disputa a temporada de 2016 da Fórmula 1, que começa no dia 20 de março, em Melbourne, na Austrália.

    No comparativo entre o FW37, do ano passado, e o atual, é quase impossível apontar alguma diferença substanical na aparência. Dê uma olhada nas duas fotos abaixo, dos dois modelos lado a lado. Lembrei daquela música do Ivan Lins, "Somos todos iguais nesta noite". Aliás, pelo andar da carruagem, esta será a tônica dos "novos carros". Mais do mesmo...

    É óbvio que um carro, seja ele de competição ou de passeio, não se resume à "carcaça". A Brawn GP, bicho papão de 2009, por exemplo, teve como um dos principais trunfos o difusor traseiro. Só ele  já garantia cerca de meio segundo por volta... Ok, o belo motor Mercedes V8 empurrava bem...

    A Williams também conta com o portentoso motor Mercedes, mas não deve ter trazido nenhuma solução mirabolante comparável ao carro de Button e Barrichello que assombrou em 2009...

    A principal dificuldade do carro de Frank Williams em 2015, o desempenho ruim em baixas velocidades, parece ter sido a maior preocupação de Pat Symonds, diretor técnico do time inglês.

    "Não é segredo que o desempenho do FW37 em baixa velocidade do FW37 não correspondia ao seu desempenho em alta velocidade, assim, esperamos melhorar esta situação", reconhece Symonds.

    A lamentar, as apresentações dos carros de F1 perderam o glamour. Nem os pilotos aparecem mais... Um espetáculo mudo, sem o rufar dos tambores...

    Similaridade dos carros da Williams, o de 2015 e o de 2016, remete aos versos de uma das músicas mais famosas de Ivan Lins: "Somos todos iguais nesta noite (...), onde estão os atores (...) e o rufar dos tambores...". Falando sério, só consigo diferenciar as aletas que ficam junto às entradas de ar laterais. Fotos: Divulgação/Williams

    ATÉ QUE NEM TANTO ESCARLATE ASSIM...

    A Ferrari até que foi mais original.

    Exibiu em seu site a SF16-H com um bico diferente, muito semelhante ao das duas últimas Williams. Porém, como já era esperado, o branco voltou à carenagem do carro de Maranello, na parte que cobre o motor, incluindo a tomada de ar o envoltório removível do cockpit.

    Simone Resta, do departamento técnico do time escarlate, disse que o modelo é mais apertado e estreito em relação à SF15-T.  Assim, que Vettel e Raikkonen não abusem muito da macarronada neste ano... Foto: Divulgação/Ferrari

    NICO FELIZ

    Aproveitando a permissão do engessado e enfadonho regulamento da FIA, a Mercedes colocou seu W07 em Silverstone para filmagens promocionais.

    Nico Rosberg, que terminou a temporada passada em alta, mostrou cara de apetite a bordo do novo carro.

    "Emocionante! Primeira volta com nossa nova flecha de prata", escreveu o alemão em seu Twitter. Foto: Reprodução

     

    RED BULL 100% BRASILEIRA

    Na Stock Car, a Red Bull anunciou os parceiros de seus pilotos titulares para a Corrida de Duplas, no dia 6 de março, etapa de abertura da temporada. Cacá Bueno, que nas duas últimas edições da prova dividiu seu carro com Pato Silva e Pechito Lopez, ambos argentinos, desta vez correrá com o brasileiro Ricardo Sperafico, experiente piloto com três poles na categoria.

    Daniel Serra conduzirá o #29 do time de Andreas Mattheis ao lado de Danilo Dirani, um dos grandes nomes do kart brasileiro nos últimos anos, com passagens por Fórmula 3 Sul-Americana (onde foi campeão), Fórmula Truck e, que no ano passado, esteve no Brasileiro de Turismo, fechando a temporada em oitavo lugar. Será a estreia de Dirani na Stock.

    Assim como Cacá Bueno, Daniel Serra não repetirá seu parceiro. Em 2014 correu ao lado do italiano Alessandro Pier Guidi, e em 2015 formou dueto com seu pai, Chico Serra, tricampeão consecutivo da Stock Car (1999, 2000 e 2001). Fotos: Marcos Júnior/Portal TT

    Cacá Bueno e Ricardo Sperafico dividirão o carro #0 da Red Bull em Curitiba. Foto: Divulgação/Red Bull Racing

    Danilo Dirani fará sua estreia pela Stock Car, ao lado do titular Daniel Serra. Foto: Divulgação/Red Bull Racing

    CLIQUE NO LOGO ABAIXO PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

    Compartilhe:
    Imagem Nuvem de Notificações 9999
  • Giro Rápido: duplas na Stock; nova Ferrari e Schumacher

    - Por Marcos Júnior / há 1 ano

    GIRO RÁPIDO é um espaço dentro da home de automobilismo do Portal Terceiro Tempo.

    Nele, os fatos mais recentes do esporte a motor, de maneira direta, sobre os principais campeonatos, pilotos, equipes, eventos, bastidores e boatos.

    Os três temas do Giro Rápido desta semana: a Corrida de Duplas da Stock no adeus ao autódromo de Curitiba; o possível visual rosso & bianco da nova Ferrari e a triste situação de Michael Schumacher.

    Imagem/Giro Rápido: Lucas Micheletti

    DUPLAS NO PARANÁ

    A Corrida de Duplas abre a temporada da Stock no dia 6 de março, em Curitiba, aliás, última prova da categoria no autódromo que fica, na verdade, em Pinhais. Será desativado, uma pena.

    Bom, mas falando sobre a Corrida de Duplas, nos últimos dias vários pilotos anunciaram seus parceiros para a prova:.

    Allam Khodair terá o português Antônio Félix da Costa dividindo o carro da Texaxo Full Time.

    Felipe Fraga, que logo será destaque no Bella Macchina, após a entrevista que gravei com ele, vai reeditar a dobradinha vitoriosa em sua estreia na Stock, com Rodrigo Sperafico na campeã Voxx Racing.

    Júlio Campos, agora na Axalta C2 Team, corre com Alan Helmmeister.

    Na Ipiranga RCM, Galid Osman terá como parceiro o argentino Damian Fineschi, enquanto Thiago Camilo, mais uma vez, formará duo com Lucas di Grassi.

    A rivalidade da Fórmula E também estará presente na Stock em Curitiba. Nelsinho Piquet, assim como em 2015, é o convidado de Átila Abreu, agora na Shell Racing.

    Seria interessante uma disputa pelas primeiras posições entre Di Grassi e Nelsinho em Curitiba... Na F-E o embate foi eletrizante na temporada de 2014/2015. Na Stock, nesta única prova, pode ser inflamável... Foto: Marcos Júnior Micheletti

    ROSSA E BIANCA

    A Ferrari, pela boataria generalizada, vai colocar um pouco de branco no vermelho de sua carenagem, a exemplo do que já utilizou em outros modelos, alguns espetaculares, como as 312 e 312 T2 de 1975 e 1976, respectivamente. Outra, pífia, foi a F93, que além de não andar (com Alesi e Berger), era feia demais, e foi defenestrada pelos tiffosi.

    Com as equipes ainda trabalhando em suas fábricas para aprontarem os carros para a pré-temporada (tardia, diga-se, pois há alguns anos no final de janeiro os times já estavam prontos0, resta às escuderias a perfumaria das cores.

    Vettel, que costuma dar nome aos seus carros, já deve estar pensando em uma alcunha para sua máquina. oficialmente batizada de 248 F1. Foto: Divulgação

    OUTROS TEMPOS

    Segundo a imprensa britânica noticiou no último dia 11, o tratamento médico ao qual Michael Schumacher é submetio custa 191 mil euros por semana, ou 10,2 milhões de euros por ano.

    A real situação do alemão, sete vezes campeão na F1, segue relativamente misteriosa.

    Declarações recentes, de pessoas que estiveram com ele, como Luca di Montezemolo (foto), seu ex-chefe na Ferrari, apontam para uma situação crítica.

    Todo o dinheiro amealhado por Schumacher ao longo de sua vitoriosa carreira na F1 não é suficiente para devolvê-lo com dignidade a uma vida normal. Foto: Divulgação

     

    CLIQUE NO LOGO ABAIXO PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

    Compartilhe:
    Imagem Nuvem de Notificações 9999
  • Giro Rápido: jornada tripla para Bruno Senna; Pipo no topo e Burti renovado na Stock

    - Por Marcos Júnior / há 1 ano

    GIRO RÁPIDO é um espaço dentro da home de automobilismo do Portal Terceiro Tempo.

    Nele, os fatos mais recentes do esporte a motor, de maneira direta, sobre os principais campeonatos, pilotos, equipes, eventos, bastidores e boatos.

    Os três temas do Giro Rápido desta semana: o anúncio da contratação de Bruno Senna para disputar o WEC (Campeonato Mundial de Endurance) na categoria LMP2; a bela vitória de Pipo Derani nas 24 Horas de Daytona e a renovação de contrato de Luciano Burti na Stock.

    Imagem/Giro Rápido: Lucas Micheletti

    JORNADA TRIPLA

    Bruno Senna está de volta ao WEC, o Campeonato Mundial de Endurance. Depois de disputar pela classe GTE Pro com o Aston Martin Vantage V8 (com três vitórias e cinco poles), o brasileiro de 32 anos agora estará na LMP2, com o Ligier JS P2-Nissan da equipe RGR Sport by Morand. Aqui, os detalhes.

    Assim, serão três categorias em que estará guiando em 2016: além do WEC, também na Fórmula E e na Blancpain Sprint Series, por Mahindra e McLaren, respectivamente.

    Bruno, como outros pilotos, conseguiu manter o prazer pelo automobilismo mesmo não estando mais na F1. Piloto qualificado, que anda bem em monopostos e carros de turismo e protótipos, deverá aparecer no pódio constantemente ao longo do ano. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

    PIPO NO TOPO

    Em agosto de 2012 recebi o piloto Pipo Derani no meu Bella Macchina (foto ao lado). Então com 18 anos, na F3 Inglesa, o piloto falou de sua carreira e planos, sonhando, como a maioria, chegar à F1. (Aqui está o vídeo).

    Já acompanhava sua trajetória antes de sua vinda ao Portal Terceiro Tempo, e continuei informando sobre seus passos, até o primeiro teste com um protótipo da Le Mans Series em 2014 (veja aqui). Sua adaptação a esse tipo de carro foi impressionante. Não é muito comum um piloto jovem pegar logo a tocada. Mal comparando, é como imaginar um atleta jovem correndo bem uma maratona...

    Fez uma temporada excelente no WEC (Mundial de Endurance) em 2015, pela LMP2.

    Avançando a fita... No último final de semana, com uma atuação impecável, Pipo Derani conduziu seu Ligier JS P2 Honda no stint final das 24 Horas de Daytona, vencendo a prova em parceria com  Ed Brown, Johannes van Overbeek e Scott Sharp. Aqui, a matéria.

    Entra para mais uma ano no WEC com enorme possibilCoidade de conquistar o título. Para muitos, Pipo foi uma surpresa. Para que o viu no Bella Macchina em 2012, certamente não. Lá, já demonstrava uma maturidade atípica, um talento confirmadíssimo agora. Foto: Kennedy Andrés/Portal TT

    BURTI SEGUE

    Com duas vitórias na Stock (Tarumã/2009 e Campo Grande/2011), Luciano Burti seguirá mais um ano pela equipe RZ Motorsport, agora de novo patrocinador máster, a Klar.

    Falando sobre suas vitórias na Stock, estive presente na de Campo Grande, segunda cobertura fora de São Paulo "in loco" do Portal Terceiro Tempo no automobilismo. Na ocasião, Burti reclamou bastante do asfalto do traçado sul-matogrossense, infelizmente uma realidade dos nossos autódromos até hoje...

    Foi um belo triunfo do paulista, hoje com 40 anos, na época das corridas únicas, sem grid invertido.

    Partindo do segundo lugar, superou Allam Khodair na largada e fez uma corrida impecável, resultado que o colocou na disputa pelo título, quando a categoria contemplava os dez primeiros colocados no playoff das quatro etapas restantes. Acabou fechando a temporada em nono lugar.

    Sua experiência é importante para a Stock. Um pouco de sua trajetória está na página que escrevi sobre ele, no Portal Terceiro Tempo. Clique aqui para conferir! Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

    CLIQUE NO LOGO ABAIXO PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

    Compartilhe:
    Imagem Nuvem de Notificações 9999
  • Giro Rápido: fonte secando para Pastor Maldonado e Alonso ainda valorizado

    - Por Marcos Júnior / há 1 ano

    GIRO RÁPIDO é um espaço dentro da home de automobilismo do Portal Terceiro Tempo.

    Nele, os fatos mais recentes do esporte a motor, de maneira direta, sobre os principais campeonatos, pilotos, equipes, eventos, bastidores e boatos.

    Os três temas do Giro Rápido desta semana: a "sinuca de bico" do venezuelano Pastor Maldonado; Fernando Alonso e seu alto salário e a discussão de proteção no cockpit dos carros da F1.

    Imagem/Giro Rápido: Lucas Micheletti

    SENHOR PASTOR, ALGO LHE FALTARÁ...

    A PDVSA, empresa petrolífera venezuelana, não deverá bancar mais uma temporada de seu pupilo, Pastor Maldonado, agora na Renault, ex-Lotus.

    A fonte secou. Com a derrocada nos preços do barril de petróleo não haveria justificativa para que continuasse a despejar os caminhões de dólares para financiá-lo ao lado da Renault.

    A se confirmar, Maldonado teria uma única opção: a Manor, que neste ano terá motores Mercedes. Vencedor de um GP na F1, quando corria pela Williams, em 2012, Pastor é um exemplo categórico do piloto que vive única e exclusivamente às custas de quem lhe banca. Exceto por uma meia dúzia (bem) assalariada, temos muitos outros "Maldonados" no grid.

    A Renault, por sua vez, deve contar com Kevin Magnussen para aquela que seria a vaga de Pastor Maldonado. Jolyon Palmer é o outro que deverá ser anunciado na próxima quarta-feira, dia da apresentação ofical da equipe "nova". Há males que vem para o bem, no caso, para a Renault, as despesas com aerofólios, asas e chassis, entre outros, deve ser bem menor... Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

    VALE QUANTO PESA

    De acordo com o site italiano Omnicorse, Fernando Alonso vai embolsar € 36,5 milhões em 2016, algo em torno de R$ 162 milhões.

    Com esse montante, encabeça a lista de salários da F1, superando Lewis Hamilton e Sebstian Vettel, estes com € 28,5 milhões (R$ 126,6 milhões) e € 27,5 mi (R$ 122 milhões), respectivamente.

    Em termos de resultados nas pistas, o espanhol comeu o pão que o diabo amassou com a McLaren-Honda em 2015. E, mesmo que continue figurando no final do pelotão, o fato de liderar o ranking de salários da categoria ainda lhe dá um conforto. O conforto por saber que continua tão bom quanto os melhores da F1, mesmo que para muitos aparente estar no ocaso de sua carreira. Foto: UOL

    PARA QUEM SERVE A CARAPUÇA?

    A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) está disposta a discutir com diretores-técnicos das equipes uma proposta para uma maior proteção aos pilotos, no cockpit.

    Muitas alternativas surgiram ultimamente, sobretudo após as mortes de Jules Bianchi (na F1) e Justin Wilson (na Indy). 

    Pilotos, na ativa ou não, andam cobrando uma solução. E, se for para proteger os pilotos, que não seja essa alternativa bolada pela Mercedes, o chamado "Halo" (foto ao lado). 

    Esta estrutura, além de atrapalhar o campo visual do piloto (que já não é nenhuma maravilha), não evita diversos tipos de acidentes. Uma roda pode atingir o topo da cabeça do piloto, bem como um objeto externo, como a mola que quase matou Felipe Massa em 2009, ou a pedra que fez Helmut Marko perder um olho em 1972. Imagem: Mercedes/Divulgação

    CLIQUE NO LOGO ABAIXO PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

    Compartilhe:
    Imagem Nuvem de Notificações 9999
Exibindo 5 de 300 Notícias

SOBRE O COLUNISTA

No 2º ano do primário, sua professora, a dona Mitsy, escolheu sua redação para que ele a lesse para toda a sala. Depois, as professoras de todas as outras séries do primário o convocaram para a mesma tarefa.

Após essa "maratona?, dona Mitsy lhe disse uma única frase, que ficou ressoando em sua cabeça por todos os anos que seguiram:

"Marcos, nunca deixe de escrever!?

Durante o 2º grau, um... Saiba Mais