Felipe Fraga e Rubens Barrichello são os dois primeiros colocados, restando quatro etapas

Felipe Fraga e Rubens Barrichello são os dois primeiros colocados, restando quatro etapas

Restando quatro etapas para o término da temporada da Stock Car, sendo três em rodada dupla (Curitiba, Goiânia e Curvelo) e uma em única prova, em São Paulo, a categoria caminha para uma decisão das mais interessantes.

Felipe Fraga e Rubens Barrichello ocupam as duas primeiras posições (196 a 157 pontos), mas ainda há outros postulantes, casos de Valdeno Brito, Marcos Gomes e Max Wilson.

E, embora a diferença entre o líder e o vice-líder seja grande, a corrida final, bateria única em Interlagos, valerá pontos em dobro, o que pode colocar os demais na briga, ainda que estejam mais distantes.

Curiosa a situação de Fraga. O jovem, maior revelação da Stock nos últimos anos, não será titular de sua atual equipe, a Cimed Racing, que optou por continuar com o atual campeão (Marcos Gomes) e buscou o maior campeão em atividade, o pentacampeão Cacá Bueno, que precisou pela primeira vez encotrar uma vaga após a saída da Red Bull como patrocinadora master da equipe de Andreas Mattheis, onde chegou em 2009.

É bem possível que a situação de Fraga na Stock esteja resolvida antes do final do campeonato, seja ele o campeão ou não. O próprio Andreas Mattheis, que deverá contar com novo aporte financeiro para bancar seu time, pode ser o destino do jovem.

O CAMPEONATO

A corrida derradeira, em Interlagos, valerá 60 pontos ao vencedor, diferença atual entre Fraga e o quinto colocado, Max Wilson. A pontuação dobrada é injusta, esportivamente falando. Um piloto regular o ano inteiro pode ser superado se tiver um dia desastroso na corrida final. A justificativa para o sistema é a fim de evitar que alguém chegue já campeão no último duelo, algo que mobiliza mais atenção da mídia, mais espectadores no autódromo, mais audiência na tevê.

E, caso a disputa realmente esteja concentrada entre Fraga e Barrichello na última prova, a exemplo do que aconteceu no embate da Corrida do Milhão, vencida por Fraga com Barrichello em segundo, outros personagens poderão contribuir para os protagonistas.

Rubens contará, claro, com um forte companheiro de equipe, Allam Khodair. E, em tese, ainda pode contar com outro companheiro, Lucas Foresti, que competi pela Full Time ProGP, satélite de seu time.

Fraga, em tese, terá uma vantagem ainda maior. Caso Marcos Gomes esteja fora da disputa, além dele, o próprio Cacá Bueno, espécie de padrinho de Fraga e futuro piloto da Cimed Racing, é outro que pode ajudá-lo a conquistar seu primeiro título.

Em resumo: tanto Fraga quanto Barrichello poderão ter dois "ajudantes" cada, digamos.

Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

CLIQUE NO LOGO ABAIXO PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

SOBRE O COLUNISTA

Editor de automobilismo do Portal Terceiro Tempo, começou no site de Milton Neves em 10 de março de 2009. Também atua como repórter, redator geral, colunista e fotógrafo. Em novembro de 2010 criou o Bella Macchina, programa em vídeo sobre esporte a motor que já contou com as presenças de Felipe Massa, Cacá Bueno, Bruno Senna, Bia Figueiredo, Ingo Hoffmann e Roberto Moreno, entre outros.

Arquivos