Holandês Max Verstappen será o mais jovem piloto da história na categoria

Holandês Max Verstappen será o mais jovem piloto da história na categoria

A Toro Rosso, equipe satélite da Red Bull, anunciou que o holandês Max Verstappen, filho do ex-piloto Jos Verstappen, será seu piloto titular a partir da próxima temporada, na vaga do francês Jean-Éric Vergne.

As equipes trocam de pilotos, às vezes até com campeonatos em curso, portanto essa não é a questão mais importante, senão o fato de Max ter atualmente 16 anos e 17 quando alinhar na abertura do campeonato, tornando-se o mais jovem a participar de uma corrida desde os primórdios da F1, em 1950.

O menino, sim, Max é um menino, vem sendo forjado no programa da Red Bull e atualmente compete na F3 Europeia. Vai dar um salto e tanto, sem passar, por exemplo, por GP2 ou World Series, as duas categorias que normalmente alçam pilotos à elite do automobilismo.

Meu filho tem 16 anos, faz 17 em dois meses. É um menino, em que pese já ter responsabilidades que julgo importantes, dentre elas cuidar bem de sua namorada, arrumar sua cama e preparar um omelete de queijo melhor que o meu, embora eu ganhe de goleada dele em todos os outros pratos.

Mas não censuro a iniciativa da Toro Rosso em eleger o menino como seu piloto no próximo ano. Outros esportes tem atletas cujos médicos são pediatras.

O próprio futebol é exemplo clássico disso, sem contar a ginástica olímpica, com suas russinhas, romeninhas e polonesinhas.

Ah, mas um menino de 17 anos guiando um carro a mais de 300 km/h é diferente de um jogador batendo um escanteio ou uma garotinha entrelaçada em barras assimétircas...

Pode ser.

Certamente uma bobagem na Eau Rouge pode trazer consequências bem mais desastrosas que as vaias da torcida após um pênalti perdido por um imberbe de pernas finas, ou uma aterrissagem desafortunada da acróbata infantil no gran finale de um duplo twist carpado...

Porém, acho que atitudes imaturas independem da data de nascimento.

Senna tinha 30 anos quando jogou sua McLaren em cima da Ferrari de Alain Prost em alta velocidade na primeira curva do GP do Japão de 1990.

Mas o brasileiro foi absolvido pela maioria pacheca, afinal o francês o havia bloqueado um ano antes, também no GP do Japão...

Vingança também já foi comum em supostos super-heróis nas manhãs de domingo...

Schumacher era ainda mais velho que Senna quando espremeu Barrichello em 2010, contra o muro da reta principal de Hungaroring. O alemão tinha 41 anos.

Ao holandesinho Max Verstappen, se confirmar o talento propalado, será um grande mérito começar respeitando os adversários.

O resto vem com o tempo.

Foto: UOL

CLIQUE NO LOGO ABAIXO PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

SOBRE O COLUNISTA

Editor de automobilismo do Portal Terceiro Tempo, começou no site de Milton Neves em 10 de março de 2009. Também atua como repórter, redator geral, colunista e fotógrafo. Em novembro de 2010 criou o Bella Macchina, programa em vídeo sobre esporte a motor que já contou com as presenças de Felipe Massa, Cacá Bueno, Bruno Senna, Bia Figueiredo, Ingo Hoffmann e Roberto Moreno, entre outros.

Arquivos